domingo, 30 de junho de 2019

São Pedro e São Paulo, fortes pilares da Igreja de Nosso Senhor (30/06/2019)

Celebramos neste domingo a Solenidade de São Pedro e São Paulo, vemos nestes dois apóstolos os pilares da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pedro foi a pedra que serviu para alicerce para a igreja construída por Jesus Cristo, e Paulo em suas inúmeras cartas espalhou o evangelho pelo mundo todo, abrindo o caminho da salvação também aos pagãos, temos muito a aprender com a vidas destes apóstolos, eles como nós, humanos e pecadores, também cometeram muitos erros, mas, abriram seus corações à infinita misericórdia de Deus.

Primeira Leitura: Atos 12,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães Ázimos. 4Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo depois da festa da Páscoa. 5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!” 9Pedro acompanhou-o e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!” – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em nossa caminhada de fé nos deparamos com muitos desafios que por diversas vezes nos impede de continuarmos a nossa jornada, aquela comunidade acreditou sendo fiel nas orações a Deus, e eis que a graça foi alcançada, precisamos confiar mais no poder da oração, pois ela é capaz de nos livrar dos cárceres dos nossos medos e comodismo, ela é que pode libertar as nossas mãos das correntes da inveja, da opressão e da omissão, Pedro foi liberto para se colocar a serviço do evangelho, e nós também devemos nos libertar daquilo que nos atrapalha a servir a Deus e aos irmãos de forma plena e desinteressada.

O Salmo 33(34) é uma oração de confiança plena no Senhor, Ele nos livra de todo os temores, Ele nos escuta em nossas aflições e jamais nos deixará desamparado, nEle encontramos um seguro refúgio.
De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Segunda Leitura: 2 Timóteo 4,6-8.17-18
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo: Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Encarcerado e próximo da morte, seria muito fácil de qualquer um questionar, “Onde está Deus?” Mas, Paulo fez diferente, olhando para sua jornada de vida, ele viu que Deus o fez forte para anunciar o evangelho, e que era o momento de entregar a sua vida para que muitas outras fossem resgatadas, meditar sobre a missão de Paulo é encontrar em Nosso Senhor Jesus Cristo sempre uma oportunidade de mudar radicalmente de vida, passar de perseguidor para perseguido por causa do Reino de Deus. E nós que tantas vezes pensamos que os nossos problemas são insuportáveis, será que conseguiríamos passar pelo o ele passou? Precisamos orar e confiar mais no Senhor para assim como Paulo, podermos completar a nossa missão.

Evangelho: Mateus 16,13-19
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Nosso Senhor Jesus Cristo busca saber o que o povo diz a seu respeito e os discípulos responderam, “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”, mas, Jesus Cristo vai mais além, e quer saber daqueles que caminham, comem e convivem com ele, o que pensam a seu respeito, e vem de Simão a resposta mais acertada, “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo isso Jesus afirma que Simão não foi influenciado por ninguém na terra, e que ele foi inspirado por Deus em sua resposta, e lhe dá o nome de Pedro, pedra fundamental para a construção da sua igreja, e que o poder do inferno jamais poderá vencê-la. E para nós que é Jesus Cristo?

Em nosso dia-a-dia queremos moldar Jesus Cristo pela nossa conveniência, hoje vemos que muitas igrejas usam o nome de Nosso Senhor para extorquir os seus fiéis, fazendo do anuncio do evangelho uma forma de obter um lucro certo, fácil e livre de impostos, Pedro reconheceu a divindade de Jesus Cristo e em sua missão levou a quem mais precisava, o Jesus misericordioso que deu a vida para que os outros tivessem vida abundante, jamais usufruiu dos privilégios de ser o apóstolo escolhido por Nosso Senhor para continuar a sua missão, e Jesus Cristo entregou a ele as chaves do Reino dos Céus, “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Que nesta Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, possamos nos inspirar nestes exemplos de vida comprometida com Deus e com o próximo, com eles aprendemos que o Reino de Deus é para todos, e que ninguém tem autoridade de excluir o próximo da graça de Deus, eles que dedicaram até os últimos instantes das suas vidas ao anuncio do evangelho, serviam a Nosso Senhor Jesus Cristo em uma época onde se morria por isso, e nós que somos livres para escolher a nossa fé, não podemos simplesmente nos limitar aos momentos de louvores em nossos templos, Jesus Cristo nos chama a testemunhar o evangelho com nossas vidas justamente aonde os louvores das igrejas não chegam, nas igrejas buscamos a força que nos impulsiona a missão pelo mundo todo e Nosso Senhor Jesus Cristo está conosco assim como acompanhou Pedro e Paulo até o momento da sua partida.

Rubens Corrêa


sábado, 22 de junho de 2019

Seguir a Nosso Senhor nos exige uma vida de renuncias (23/06/2019)


Neste domingo a palavra de Deus nos chama a meditar sobre os obstáculos que encontramos ao percorremos o caminho do Senhor, sabemos que muitas vezes somos tentados a não confiar na sua providencia e buscamos outros caminhos que nos afastam da sua presença, outras vezes somos nós que afastamos os nossos irmãos deste caminho, por eles vivenciarem de forma diferente a sua fé, mas Jesus nos mostra que para ser seu discípulo é preciso renunciar a nós mesmos, tomar sobre os ombros nossa cruz e segui-lo.

Primeira Leitura: Zacarias 12,10-11; 13,1
Leitura da profecia de Zacarias: Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. 11Naquele dia haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon no campo de Magedo. 13,1Naquele dia haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura Zacarias dirige essas palavras ao povo que constantemente colocava em dúvida a fé. Mostra que Deus está preparando grandes graças para Jerusalém, mas que será preciso que o povo volte seu olhar para Ele como único Deus e Senhor, porém entre eles a aqueles que deixando se dominar pelo pecado choraram amargamente por terem se voltado contra Ele. Entretanto há uma esperança para todos que desejam reconciliar-se com Ele, a fonte de todo Amor o sague do seu preciosíssimo Filho capaz de lavar a todos dos seus pecados e devolver a comunhão com o Pai que está no Céu.

No Salmo 62(63) entoamos o nosso louvor ao Senhor, só nEle podemos saciar a nossa sede de vida eterna, que os nossos lábios entoem a todos os cantos da terra a glória de um Deus que nos ama e nos sustenta.
A minha alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja.
Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida, e por isso meus lábios vos louvam.
Quero, pois, vos louvar pela vida e elevar para vós minhas mãos! A minha alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios ao cantar para vós meu louvor!
Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Segunda Leitura: Gálatas 3,26-29
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas: Irmãos, 26vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo em sua carta aos Gálatas nos ajuda a entender que ao sermos batizados recebemos uma graça imensa de receber o perdão de nossos pecados e participa da divindade do Pai, sendo assim verdadeiramente a sua imagem e semelhança, e sendo a sua imagem e semelhança, já não há mais diferenças entre um ou outro no aspecto de espiritual somos amados igualmente por Ele, independente do que já tenhamos passado nesta  vida, porém se somos herdeiros de sua promessa e somos a sua imagem e semelhança devemos nos comprometer a viver essa fé e ajudar nossos irmãos nessa caminhada rumo ao Pai.

Evangelho: Lucas 9,18-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

A liturgia deste domingo é uma preparação completa para a santificação de nossas almas. Na primeira leitura temos as promessas de Deus para seus filhos que simboliza reunificação dos povos pelo sangue de Cristo Jesus, na segunda leitura somos chamados a professar a fé em Nosso Senhor, iniciando nossa vida cristã no batismo tornando-nos herdeiros de sua promessa e no evangelho de São Lucas nos mostra que viver a fidelidade a Deus nos exige reconhecer Jesus como o Messias, Deus que veio a Terra caminhar junto com seu povo, orientando-os nas ações e motivando-os a lutar para que o reino de Deus chegue a todos. A liturgia de hoje nos chama a reconhecer que sem Deus nada somos, mas que junto a Ele somos capazes de grandes realizações.

Se quisermos realizar a vontade de Deus devemos refletir com os olhos da fé a frase: ”Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz de cada dia e siga-me”, pois hoje o mundo nos prega algo contrário: “Sofrer por quê? O importante é ser feliz!” Nossa sociedade se afastou de Deus de tal maneira que o ser humano olha apenas para si, em uma busca constante e desenfreada da felicidade pessoal e que ele nem imagina, mas é ilusória, e não olha a sua volta para ver aqueles que estão sofrendo por seu egoísmo.

Ninguém é feliz a todo o momento. Todos nós devemos passar por cruzes em determinado momento de nossas vidas, pois são nesses momentos nos assemelhamos a Cristo e purificamos nossas almas.

Peçamos a Virgem Santíssima que nos ajude a ser como Ela, a se entregar a vontade do Pai, para que sejamos instrumentos na construção do reino Deus sobre a Terra, mesmo que isso custe a nossa vida. Ela que recebeu o título de Nossa Senhora das Dores, soube tão bem tirar de cada dor uma alegria recebendo assim também o título de Nossa Senhora das Alegrias, nos ajude a ser fiel na dor e aflição, para que possamos no Céu celebrar a Alegria junto a Ela e Santíssima Trindade Deus Pai de Amor, Filho Salvador e Espírito Santo Consolador. 
Salve Maria!
Rosiani Corrêa Meirelles


quinta-feira, 20 de junho de 2019

Solenidade de Corpus Christi, participamos do corpo e sangue do Senhor (20/06/2019)

Celebramos hoje a Solenidade de Corpus Christi, onde somos chamados a participar do grande mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo que se entrega em corpo e sangue, alma e divindade, neste pão e vinho que nos alimenta e nos prepara para a missão. Celebrar o corpo e sangue de Jesus Cristo nos leva a participar da Santa Ceia onde Nosso Senhor se deu em alimento e pediu que os apóstolos também o fizessem em sua memória e nós somos a extensão dos passos dos apóstolos.

Primeira Leitura: Gênesis 14,18-20
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Leitura do livro do Gênesis: Naqueles dias, 18Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O livro do Gênesis mostra o encontro de Abraão, a quem o Senhor prometeu uma descendência numerosa, e Melquisedeque, cujo o nome significa “meu rei é justo”, Melquisedeque oferta pão e vinho reconhecendo a grandeza do Deus de Abraão, ele bendiz ao Senhor por todas as bençãos que tem concedido ao patriarca e sabe somente a este Deus pode ser atribuído as vitórias de Abraão nas batalhas. O Senhor coloca diante de nós os nossos inimigos prostrados, com Ele a vitória é certa.

No Salmo 109(110) bendizemos ao Senhor por inúmeras vitórias que Ele nos permitiu, reconhecemos nEle todo o poder e toda a realeza, Ele é o criador e Senhor de todas as criaturas.
Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedeque!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”
O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos.
Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedeque!”

Segunda Leitura: 1 Coríntios 11,23-26
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 23o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo fala a comunidade de Coríntios a memória da noite que Nosso Senhor Jesus Cristo quis ceiar com seus apóstolos e deu a Si mesmo como verdadeiro alimento no pão e no vinho, Paulo não presenciou este momento, esta graça foi transmitida a ele pelos apóstolos que estiveram com Jesus na Santa Ceia, mas ele fala com a propriedade de quem participou e nos chama a fazer o mesmo, celebrando a memória da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor até o dia que Ele voltar.

Evangelho: Lucas 9,11-17
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 11Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Nas palavras do santo evangelho de hoje vemos que São Lucas nos relata um grande milagre, Nosso Senhor alimente uma grande multidão de mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes, para os apóstolos parecia pouco e tentava convencer a Jesus Cristo para dispersar a multidão para que cada um buscasse a forma de se alimentar, seria a saída mais fácil, mas Nosso Senhor lhes diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, eis o grande desafio, porém é preciso confiar em Jesus Cristo e acreditando eles presenciaram um grande milagre que puderam testemunhar para o mundo inteiro.

Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Nosso Senhor poderia ter feito descer pão do céu ou até mesmo transformado algumas pedra em alimento, mas Ele quis a participação de outros, alguém ofertou uma pequena quantidade de pães e peixes, e Jesus Cristo multiplicou ao ponte de alimentar a todos até estarem saciados e ainda sobrou, é assim que Nosso Senhor quer façamos, que possamos dar um pouco do que temos e um pouco do que somos que Ele tratará de fazer multiplicar.

Que nesta Solenidade de Corpus Christi possamos aprender com Nosso Senhor a confiar em sua providencia e a também dar a nossa contribuição para a obra do Senhor, muitas vezes imaginamos que o pouco que sabemos fazer e o pouco que possuímos em quase nada poderá colaborar com a construção do Reino de Deus, mas Jesus Cristo torna o pouco de cada um em muito e realiza grande obras, seremos sempre instrumentos frágeis e insuficientes nas mãos de um Artesão habilidoso, é Nosso Senhor que faz o milagre da vida acontecer.
Que Nossa Senhora, Sacrário Vivo do Senhor, oriente os nossos passos nesta missão.
Rubens Corrêa

sábado, 15 de junho de 2019

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, louvemos a Santíssima Trindade (16/06/2019)

Neste domingo celebramos a solenidade da Santíssima Trindade meditando o mistério de um Deus uno e trino, que não cessa de nos abençoar com o seu amor de Pai criador, de Filho redentor e de Espirito Santo santificador e inspirador, são três em um único Deus, esta é a fé que professamos em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, amém.

Primeira Leitura: Provérbios 8,22-31
Leitura do livro dos Provérbios: Assim fala a sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícias de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. 26Ele ainda não havia feito as terras e os campos nem os primeiros vestígios de terra do mundo. 27Quando preparava os céus, ali estava eu; quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites – de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas – e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Esta leitura nos diz que desde o princípio a sabedoria de Deus já existia, ela que esteve em todos os momentos da criação, hoje nos é entregue como dom do Espírito Santo, em cada passo da nossa vida devemos usar esta sabedoria que o Pai nos concede. Salomão podendo pedir tudo a Deus, pediu o que mais era essencial para sua vida, ao receber e utilizar a sabedoria concedida por Deus conquistou muito mais do que pediu. Que a sabedoria de Deus oriente os nossos passos rumo ao mundo de paz que devemos construir.

No Salmo 8 elevamos ao Senhor o nosso louvor e gratidão, Ele que com tanto carinho criou com perfeição tudo que existe, grande é o seu nome.
Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”
Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.
As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.


Segunda Leitura: Romanos 5,1-5
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos, 1justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Paulo afirma que é por Nosso Senhor Jesus Cristo que nos mantemos firmes na fé, Ele que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida, também está conosco nos momentos de tribulações transformando-as em constância, virtude e esperança, é o Espírito Santo que nos foi enviado que nos proporciona experimentar este imenso amor de Deus por nós, mas este amor não pode ficar recluso dentro de nós, devemos espalhar este amor pelo mundo todo, somos os mensageiros deste amor sem limites.

Evangelho: João 16,12-15
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Jesus Cristo revela que ao receber o Espírito Santo os apóstolos seriam capazes de compreender muitas coisas que naquele momento não compreendiam, e de fato aconteceu, o Espírito Santo enviado por Nosso Senhor sobre os apóstolos deu-lhes o entendimento e os impulsionou para espalhar a boa nova ao mundo todo. Hoje somos nós que no batismo recebemos a missão de sermos continuadores desta construção do reino de Deus, e Jesus conta conosco para esta nobre tarefa.

Que neste domingo a fé na Santíssima Trindade fortaleça a nossa caminhada, sabemos que somos pequenos e muito erramos, mas a sabedoria de Deus orienta o nosso caminho para que nossos pés não vacilem e não se cansem neste percurso rumo à construção do reino de Deus, e para isso somos chamados a ser mensageiros do grande amor de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Rubens Corrêa



domingo, 9 de junho de 2019

Pentecostes: “O Espírito Santo nos impulsiona para a missão” (09/06/2019)

Celebramos neste domingo a grande Solenidade de Pentecostes relembrando o dia em que os apóstolos receberam os dons do Espirito Santo, este Espirito que é fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus, neste dia peçamos também a Deus que venha infundir em nós o seu Espirito Santo, renovando a nossa vida e sendo força impulsionadora para a missão.

Primeira Leitura: Atos 2,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciar as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Estando reunidos no mesmo lugar os discípulos receberam o Espirito Santo de Deus que posou sobre eles como línguas de fogo, este Santo Espirito transformou-os profundamente impulsionando-os para o mundo, eles que estavam trancados abriram-se para o mundo, partiram em missão levando o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado a todos os pontos da terra. Abrindo a boca, de seus lábios saíram palavras que eram entendidos por todos, independentemente da nacionalidade de cada um, a mensagem do amor de Jesus Cristo era universal e não precisava de tradução. Hoje nos vemos perdidos em meios a tantas bocas que dizem muitas coisas, mas parecem que elas nada anunciam, muitos usam de um suposto dom do Espirito Santo para se promover ganhando destaque no meio religioso, a palavra de Deus nos mostra claramente que a mensagem de Nosso Senhor é perfeitamente entendida por todos, tudo que se necessita de muita interpretação e explicação deve ser analisado com muita cautela.

No Salmo 103(104) elevamos ao Senhor o nosso louvor, Ele que como o seu Santo Espírito renova a face da terra, toda as criaturas o bendizem por suas grandes obras.
Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem, e da terra toda a face renovais.
Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje, seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!

Segunda Leitura: 1 Coríntios 12,3-7.12-13
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Somos muitos e diferentes, mas em Jesus Cristo formamos um só corpo, a cada um Deus concede um dom especial conforme a necessidade do reino de Deus, devemos colocá-lo a disposição sendo força transformadora da sociedade, para isso fomos batizados em um só Espirito. É fácil falar da boca para fora que Jesus Cristo é o Senhor, mas devemos com as nossas ações a cada dia mostrar que Ele é o Senhor da nossa vida, nEle fazemos o bem sem olhar a quem, seguindo os exemplos de Nosso Senhor e dos apóstolos, Jesus Cristo é a cabeça e nós somos os pés que tem a função de leva-lo para bem perto do irmão necessitado, somos também a mão de Jesus Cristo estendida para levantar o irmão caído a margem do caminho, neste corpo chamado igreja de Nosso Senhor não podemos abrir mão de nenhum membro, todos somos fundamentais para o projeto de Deus.

Evangelho: João 20,19-23
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Com medo e trancados, os apóstolos recebem a visita de Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado, e ele vem trazer uma mensagem de paz e de esperança enviando sobre eles o Espirito Santo, concedendo a eles a autoridade de em nome de Deus perdoar os pecados. Ao ressuscitar dos mortos Jesus Cristo não reivindica que os apóstolos vinguem a sua morte, Ele ensina novamente que devemos ser misericordiosos dizendo: ‘A paz esteja convosco’. Hoje vemos que muitos oprimem, perseguem e matam em nome de Deus, isso é como ir na contramão de todo ensinamento de Nosso Senhor, Deus é amor e não opressão, devemos incansavelmente testemunhar isso, recebendo o Espirito Santo do Senhor nos tornamos mensageiros da sua paz e do seu amor, a missão dos apóstolos deve continuar em nós.

Em um mundo onde as divergências religiosas fazem crescer assustadoramente os números de novas e diferentes denominações religiosas, somos neste dia convocados por Jesus Cristo a falar uma só língua, não é falando o que ninguém entende que anunciaremos Nosso Senhor ao próximo,  Jesus Cristo nos chama para aprender com Ele a linguagem do amor e da paz, esta não precisa tradução, é de fácil entendimento para homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, negros, brancos e índios, de todas as nacionalidades, esta é uma linguagem universal, não precisamos inventar nada, Jesus Cristo nos mostra o caminho.

Que neste domingo possamos nos abrir para o Espirito Santo de Deus que renova toda a nossa vida, com Ele entendemos perfeitamente o que Jesus Cristo espera de nós e sabemos que a longa caminhada da nossa missão começa no momento que damos o primeiro passo, a partir daí não é mais possível voltar para trás, pois o Espirito Santo sempre nos impulsionará para frente, caminhando ao encontro do irmão necessitado, assim fez Nosso Senhor e os apóstolos, também assim seremos nós. Que Nossa Senhora do Rosário proteja e oriente os nossos passos nesta missão.

Rubens Corrêa



domingo, 2 de junho de 2019

ASCENSÃO DO SENHOR: Junto do Pai, Cristo é nossa Esperança! (02/06/2019)

Hoje celebramos a ascensão, quando Jesus deixa a terra após concluir sua missão e informa aos apóstolos a tarefa de continuá-la. Esse foi o ponto de partida para o início da Igreja, encerramos hoje o tempo pascal e iniciamos o tempo comum. Celebramos o dia mundial das comunicações e lembramos que o meio digital também é espaço de diálogo com o outro.

Primeira Leitura: Atos 1,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias’”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?” 7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. – Palavra do Senhor.  – Graças a Deus.

Jesus passa as últimas instruções para os apóstolos antes de deixar a vida terrena e anuncia o Espírito Santo.

No Salmo 46(47) louvamos e bendizemos ao Senhor, Ele que dos altos céus nos ama e nos governa com justiça.
Por entre aclamações, Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
Por entre aclamações, Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!
Porque Deus é o grande rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

Segunda Leitura: Efésios 1,17-23
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios: Irmãos, 17o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Paulo anuncia aos Efésios uma mensagem de esperança, a morte não pôde calar o ungido do Senhor, Deus o libertou das garras da morte e o fez sentar a sua direita resplandecendo a sua glória, hoje testemunhas este imenso amor de Deus que fez ressurgir Jesus, que é a cabeça da igreja, para reafirmar a sua aliança com o povo mais sofrido, devemos anunciar incansavelmente a sua mensagem de amor e esperança ao mundo todo.

Evangelho: Lucas 24,46-53
Conclusão do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. 50Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus. – Palavra da salvação. — Glória a vós, Senhor.

Uma criança disse assim: “Deus mandou o filho dele à terra para nos ensinar como fazer as coisas certas.” E hoje, aprendemos que depois de ensinar, Jesus volta para o lado do Pai e deixa para os apóstolos e para todos nós a missão de continuarmos a realizar as obras do projeto de Deus.

Jesus fala aos apóstolos, “recebereis o poder do Espírito Santo..., para serdes minhas testemunhas ...até os confins da terra.” Agora começa a missão dos discípulos de Jesus, testemunhar, levar adiante, fazer frutificar e principalmente viver o Evangelho com alegria.

Resultado de imagem para missoes catolicas no mundoNão dá para ficar parado olhando para o céu, esperando que o Reino aconteça, precisamos agir. E assim como os apóstolos, os discípulos de hoje continuam sendo chamados e enviados para cumprir a tarefa de anunciar, de transpor os desafios próprios do nosso tempo. Talvez por isso, a igreja tenha escolhido essa data para celebrar a dia mundial das comunicações, o Pai mandou comunicar o projeto de salvação. E podemos usar a redes sociais para isso.  

A Ascensão de Jesus nos dá a certeza de que se seguirmos os ensinamentos e levarmos isso ao mundo, estaremos ligados a Ele no Céu. “Formamos com Jesus Cristo um “corpo”, destinados à vida plena, somos o corpo e agimos de acordo com a cabeça. Essa certeza tem de dar-nos a força de enfrentar a história e de avançar, apesar das dificuldades, nesse caminho do amor e da entrega total que Cristo percorreu.”
Carla Matos