sábado, 24 de janeiro de 2015

De corações convertidos e prontos para a missão (25/01/2015)

   Neste domingo recebemos de Jesus um chamado para segui-lo, mas, seguir Jesus não é uma tarefa fácil, temos que primeiro passar por um caminho de conversão, abandonar velhas práticas que muitas vezes nos envergonham e acreditar na missão, pois assim conseguiremos coloca-la em prática, somos pessoas frágeis e pecadoras, mas, Deus quer usar de nossas limitações para realizar a obra da salvação do mundo.
   Na primeira leitura vemos a grande obra de conversão que se realiza por meio do profeta Jonas, “A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar. Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída. Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.”(Jn 3,1-5.10.) Muitas vezes o mal está tão evidente, mas, insistimos em não perceber e continuamos a praticar as coisas que nos afasta de Deus, os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas e mudaram radicalmente, também nós precisamos acreditar na misericórdia de Deus, ninguém está perdidos, todos nós temos a chance de desfrutar de amor sem limites que Deus tem por nós.
   Na segunda leitura o apóstolo São Paulo nos diz, “Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.”(1Cor 7,29-31.) Vemos que muitos de nós vivem correndo de um lado para o outro, tentando conseguir mais e mais coisas, mas, se esquecem do principal, o cuidado com o lado espiritual e fazer o bem ao próximo, de nada adianta nesta vida acumular bens se não levamos nada para próxima vida, por outro lado o bem que realizamos nesta vida nos acompanha por toda eternidade, esta vida é muito curta e precisamos aproveitá-la bem, ter bons e verdadeiros amigos, cuidar da família sendo exemplos para os filhos, de fé, de amor, de esperança, de respeito e de honestidade, nossa missão começa em nossa família, com raízes fortes e profundas se espalha para o mundo todo.
   No evangelho segundo São Marcos, contemplamos o momento do chamado dos primeiros apóstolos para a missão, "Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho! E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus."(Mc 1,14-20.) Aquelas pessoas que Jesus chamou para a missão, eram pessoas simples, de pouca ou nenhuma instrução. O que poderia oferecer em favor de uma missão tão grandiosa? Eles tinham tudo o que precisavam ter para seguir Jesus, eles acreditaram na missão que Jesus estava confiando a eles, e deixaram-se seduzir pela palavra de Deus.
   Sabemos que Deus não escolhe os capacitados, mas, capacita os escolhidos, é assim que Deus fez com os apóstolos, preparando-lhes para a missão, e é assim que ele faz com cada um de nós, nos dando os mais variados dons que devemos colocar a serviço do Reino de Deus, só que antes precisamos deixar para trás tudo aquilo que nos impede de seguir este caminho, como Pedro, André, Tiago e João, deixaram para trás as redes, os barcos e a família, nós também temos que avaliar o que precisamos deixar para trás, para cada missão exige-se um tipo de renúncia e devemos estar preparado para fazer estas renúncias, e colocar-se a serviço.
   Esta missão não é fácil, mas, Jesus está sempre conosco e isso torna as coisas melhores, ele nos acompanha em todos os momentos, nele encontramos força para nos converter, renunciando tudo que não presta, devemos nos apegar aos ensinamentos e veremos que as coisas deste mundo pode ser boas, mas, não são o centro da nossa existência, e precisamos ouvir a sua voz que nos convida a largar as nossas redes e se entregar a esse grande amor de Deus, sendo sinais de fé, de esperança, de amor e de justiça para aqueles que mais precisam, lutando por um mundo livre das guerras politicas ou religiosas, livre das drogas, da prostituição, da corrupção e da opressão, transformando o mundo  em um lar feliz para todos os filhos de Deus sem distinção. 
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário