sábado, 14 de julho de 2018

De dois em dois é hora de partir para a missão (15/07/2018)

Neste domingo somos enviados para a missão de evangelizar o mundo todo, assim como os discípulos, Jesus nos envia de dois em dois para anunciar que chegou o tempo da graça de Deus, mas, nos caminhos desta missão encontramos muitos obstáculos e ter ao nosso lado alguém que compartilha da nossa missão, torna a jornada menos difícil e mais possível de ser percorrida, caminhar sozinho é sempre a pior escolha porque precisamos uns dos outros, nesta vida temos muito o que aprender e ensinar, e a convivência com os irmãos nos faz transformados e transformadores, juntos somos mais.

Na leitura da profecia de Amós 7,12-15 vemos como pode ser difícil o cumprimento da missão de profetizar.
Leitura da profecia de Amós: Naqueles dias, 12disse Amasias, sacerdote de Betel, a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”. 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo’”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em nossa missão várias vezes nos deparamos com inúmeras razões para abandonar o nosso ministério, perseguições, mentiras, fofocas e exclusões, enfim são muitas coisas que podem tornar difícil o anuncio do evangelho, mas, Deus nos fortalece colocando pessoas em nossos caminhos, que não permitirão que desanimemos e que abandonemos a missão. Muitos profetas, apóstolos e mártires sofreram coisas terríveis e nunca se esqueceram de que Jesus sempre caminhava ao lado deles, e nós precisamos acreditar nisso e seguir o caminho mesmo em meio a tantas turbulências, ele nunca nos abandonará.

No Salmo 84(85) confirmamos na bondade do Senhor, é Ele que nos concederá a Salvação.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Em sua carta aos Efésios 1,3-14, Paulo nos diz que somos escolhidos para santidade desde antes da criação do mundo.
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios: 3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular, em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu para o louvor da sua glória. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Como reconhecer tudo o que Deus tem realizado em nossas vidas? Devemos em todo o momento de nossas vidas, louvar e bendizer o seu nome. Mas como podemos fazer isso? A melhor louvação a Deus é colocar-se a serviço daquele que necessita, de nada adiante dobrarmos os nossos joelhos, orarmos e cantarmos lindos hinos de louvores, se em nosso dia-a-dia ofendemos, enganamos e oprimimos os nossos irmãos. Paulo entendeu perfeitamente este chamado e entregou a sua vida a serviço do Reino de Deus, e nós somos chamadas a também servir a Deus por meio dos irmãos oprimidos e massacrados pelo sistema que visa exclusivamente o ganho de capital, não podemos nos omitir.

No evangelho segundo Marcos 6,7-13 Jesus envia os seus discípulos de dois em dois para a missão de evangelizar o mundo todo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Enviando os seus discípulos, Jesus concede a eles o poder sobre os espíritos impuros, mas em nenhum momento pede a eles que imponha os seus ensinamentos, todos somos livres para abraçarmos ou não a fé em Jesus, partindo em dois para a missão os discípulos tem na pessoa do outro uma força motivadora e a ligação com Jesus, e isso faz com que não desviem do caminho e dos ensinamentos do mestre.

Hoje vemos que muitos falam em nome de Jesus, mas, usa da religião como forma de oprimir os outros e obter lucro à custa da fé alheia, vemos tantas brigas entre as mais diversas denominações do cristianismo, se seguimos doutrinas diferentes devemos achar aquilo que nos une e respeitar as diversidades, pois cremos no mesmo Deus que é pai de todos. Cristãos de todas as denominações, é hora de parar de brigar entre si e unir forças para lutar contra as injustiças que oprimem o povo.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário