domingo, 16 de dezembro de 2018

Com João aprendemos a preparar o caminho de Nosso Senhor (16/12/2018)


Neste terceiro domingo do Advento meditamos sobre a missão de João Batista, um homem rustico que vivia no deserto, mas que em sua humildade demonstrava grande sabedoria sendo um grande profeta que teve a importante missão de preparar o caminho de Nosso Senhor, ele em sua pequenez nos convida hoje a abrirmos verdadeiramente o coração para a graça de recebermos Jesus Cristo em nossa vida, sabemos que muito temos que aprender com João, este é o tempo favorável.

Na Leitura da profecia de Sofonias 3,14-18 vemos o Senhor agindo com misericórdia resgatando o seu povo.
Leitura da profecia de Sofonias: 14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos. O rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião; não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Grandes maravilhas fez o Senhor por nós, devemos louvar e bendizer a Deus com todo o nosso ser, permitir que Ele possa reinar em nossa vida e em nossa família, o Senhor é que nos defende e nos libertar para vivermos em paz e segurança nos caminhos da sua justiça, é por amor que Ele realiza tudo isso, mas cabe a cada um de nós decidir pela adesão ou não, ao seu projeto de salvação, está em nossas mãos, Deus como pai nos espera de braços abertos.

No Salmo Is 12 elevamos ao Senhor o nosso canto de louvor e gratidão por Ele nos ama e nos salva.
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.
Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”

Em sua carta aos Filipenses 4,4-7 o apostolo São Paulo nos exorta a colocar a nossa confiança e nos alegrar no Senhor.
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses: Irmãos, 4alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

A nossa alegria deve estar em Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele que entregou a sua vida para nos resgatar do pecado, Ele ouve a nossa oração levando a nossa súplica diante do Senhor, devemos espalhar a sua mensagem de esperança e amor pelo mundo todo, permitir que todos os habitantes da Terra encontrem a sua misericórdia, Jesus Cristo conta conosco para evangelizar o mundo, e essa missão começa em nossa família para depois se difundir por todo o planeta.

No evangelho segundo São Lucas 3,10-18 aprendemos com João como nos preparar para acolher Jesus Cristo em nossa vida.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” 11João respondia: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha, ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos João anunciava ao povo a boa-nova. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Ouvindo as palavras de João, vemos que não há diferença entre a mensagem dele e a de Nosso Senhor, ele pregava a partilha e o amor ao próximo, denunciava a corrupção e toda a forma de injustiça, mesmo sendo um profeta com uma missão tão importante, se colocou como mais um humilde servo na construção do reino de Deus, ele soube se esvaziar de si para deixar que Deus agisse em todo o seu ser, sem dúvida nenhuma sabemos o quanto foi importante o legado de João, após ser batizado por ele, Jesus Cristo deu início a sua caminhada para a salvação do mundo.

Temos muito que aprender com este profeta, devemos também hoje ser esta voz que clama para o mundo todo, sabemos que como João, somos pequenas pedras na construção do Reino de Deus, e com humildade devemos saber o quanto somos errantes neste mundo, mas, em Nosso Senhor conseguimos transformar nossas limitações em uma voz forte e firme para denunciar sem medos tudo o que está errado neste mundo, e anunciar a mensagem de fé e esperança para um povo que vive oprimido por um sistema que só acumula e não distribui.

Que neste domingo, saibamos o quanto Nosso Senhor Jesus Cristo conta conosco para levar vida em meio a tantas situações de morte, isso faz parte da nossa preparação para a chegada do Menino Jesus, o tempo advento é para nós um convite à meditação, à reconciliação e ao comprometimento com a causa do mais sofridos, é preciso fazer a voz de Nosso Senhor ecoar em todos os cantos do mundo, dizendo, “Eu vim para que todos tenham vida em abundância”, e somos nós que levaremos a voz de Jesus em nossa voz, o sorriso de Jesus em nosso sorriso e a mão de Jesus em nossa mão, acredito que era assim que João agia e é assim de devemos também agir. Que Nossa Senhora oriente nossos passos em nossa missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário