domingo, 15 de dezembro de 2019

Alegre-se! Pois se aproxima a vinda de Nosso Senhor. (15/12/2019)


 Neste terceiro domingo do advento celebramos o domingo da alegria, se aproxima a vinda do Senhor e este deve ser para nós ocasião de muita alegria, mas também devemos examinar como anda a minha vida e as relações com as outras pessoas, diante do Senhor deveremos nos apresentar com o coração e as mãos puras, se não estamos assim ainda há tempo reparar o que precisa ser reparado, perdoar o que precisa ser perdoado, restituir o que precisa ser restituído, celebrar a alegria do Senhor é podermos nos assemelhar a Ele e ter o coração próximo do dEle.

Primeira Leitura: Isaías 35,1-6.10
Leitura do livro do profeta Isaías: 1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

A primeira leitura é um convite para a alegria do Senhor, Isaías com séculos de antecedência revela sinais que Nosso Senhor iria realizar durante a sua missão, os cegos enxergam, os surdos ouvem, os mudos falam, os coxos andar, criai ânimo os deprimidos e fortalecei os enfraquecidos. Hoje também nós devemos nos alegrar pois se aproxima a chegada de Jesus Cristo e com Ele também chegará a justiça divina, nenhum mal realizado aqui ficará sem reparação, assim também todas as boas obras fizemos testemunharão a nosso favor, a vinda do Senhor deverá ser para nós motivos de muitas alegrias, pois se aproxima o dia da nossa salvação.

No Salmo 145(146) entoamos os nosso canta de alegria ao Senhor que vem para salvar o seu povo, Ele é fiel e nos fará justiça.
Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro.
Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará.


Segunda Leitura: Tiago 5,7-10
Leitura da carta de são Tiago: Irmãos, 7ficai firmes até a vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

A carta de São Tiago nos exorta a ficarmos firmes porque a vinda do Senhor está próxima, ele também alerta sobre o tratamento que temos uns com os outros, o juiz está a porta e nos julgará sobre nossa conduta, o apostolo nos mostra os exemplos dos profetas que mesmo sofrendo permaneceram firmes e com alegria anunciaram a mensagem de Deus para seu povo. E nós, estamos cumprindo a nossa missão com alegria? Estamos falando em nome do Senhor ou queremos moldar a religião ao que nos é conveniente? O Senhor se aproxima e nos dará a recompensa que merecemos.

Evangelho: Mateus 11,2-11
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos para lhe perguntarem: 3“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”. – Palavra da salvação. – Gloria a Vós Senhor.

No evangelho vemos que mesmo preso São João Batista envia seus discípulos perguntando a Nosso Senhor se era Ele o messias prometido ou se devia esperar por outro, a resposta de Jesus Cristo vai de encontro com o que profetizou Isaías e mostra os grandes sinais que estava acontecendo, para São João a resposta era suficiente para confirmar a certeza que nutria em seu coração. E nós, precisamos que Jesus Cristo nos responda mais alguma coisa para termos a certeza de que Ele é o nosso Salvador?

Na segunda parte do evangelho Nosso Senhor pergunta para a multidão o que elas foram ver no deserto, São João Batista era um homem simples que viveu no deserto, vestia pelo de camelo e comia mel silvestre, não atraia o povo pela sua aparência, mas pelo que dizia, sobre ele estava escrito na profecia de Isaías, o mensageiro que vem a frente preparando o caminho do Senhor, Jesus Cristo mostra a grandeza da missão deste grande profeta do novo testamento e vem também nos perguntar: O que vão ver nas milhares de igrejas espalhada pelo mundo? Muitos de nós se preocupam exclusivamente com a belezas que adornam os altares se esquecendo que lá nestas igrejas Jesus Eucarístico nos espera transformar a nossa vida, todas as obras artísticas que estão em nossas igrejas devem nos despertar para a riqueza maior que está na palavra de Deus e na Santa Eucaristia.

Que neste domingo possamos verdadeiramente experimentar a alegria da vinda de Nosso Senhor, mas devemos nos preparar para esta tão sublime chegada, mas que preparar nossa casa com efeitos natalinos e uma bela e  deliciosa ceia, devemos primeiro em preparar o nosso coração para estar próximo o coração de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, ao ver Ele chegar não poderemos ter em nosso coração ódios, magoas e rancor, devemos apresentar as nossas mãos limpas e repletas de boas obras, devemos mostrar o quanto impactamos positivamente a vida do próximo e assim poderemos celebrar a alegria da vinda gloriosa de Nosso Senhor. Que nossa Senhora, Mãe das Alegrias nos ajude neste caminho.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário