sábado, 1 de setembro de 2018

Viver segundo a Palavra de Deus – ouvir e colocar em pratica (02/09/2018)


XXII domingo do tempo comum, Ano B
Iniciamos o mês de da Bíblia e nos propomos fazer um caminho com a Palavra revelada.
Ouvir a Palavra e coloca-la em prática é um eixo que perpassa toda a sagrada Escritura e aparece logo na primeira leitura (Dt 4,6), assim como na segunda – “sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tiago 1,22) e surge ainda na crítica que Jesus faz aos fariseus citando o profeta Isaías: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mc 7,6).

Recordando a Palavra
Na primeira leitura, depois de fazer memória dos grandes acontecimentos do Êxodo e do monte Horeb, de sua caminhada no deserto, Moisés se volta para o cerne da questão: “Ouvir a lei de Deus para que possa seguir seus caminhos” (Dt 4,1).
A segunda leitura aprofunda a dimensão do dom completo dessa Palavra: ouvir para servir de pauta no seguimento dos critérios de Deus.
O Evangelho enfoca a novidade e a diferença do projeto de Jesus em relação à ideologia dos fariseus (Mc 7,1-23) focada na tradição oral.

Os líderes do povo em vez de se preocuparem com as verdadeiras necessidades do povo, estão eternamente preocupados com a pureza!
O decisivo não é mais a cultura e as tradições por mais puras que sejam, mas o que sai do coração é que torna o homem impuro.
Segundo a tradição profética para saber se o coração está perto de Deus não é o culto, mas a relação fraterna com o próximo (Am 5,21-27; Is 1,10-20).
Só os ídolos se satisfazem com louvores e rituais. A crítica que Jesus faz às lideranças religiosas é a sua hipocrisia, a falsidade, de aparentar ser o que não são, de exigir fardos pesados aos outros, mas eles mesmos driblam as leis para seu benefício.

Mês da Bíblia
A Bíblia, Palavra de Deus, nos é dada e transmitida como puro dom. Ouvi-la e pô-la em pratica é o grande apelo que a Palavra revelado nos faz. Tudo é dom. Tudo o que temos e somos é o mais puro dom.
Luis Filipe Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário