domingo, 25 de agosto de 2019

“Esforçai-vos para entrar pela porta estreita” (25/08/2019)


Na liturgia somos chamados a alargar o coração para acolher os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo que é a própria Salvação.

Primeira Leitura: Isaías 66,18-21
Leitura do livro do profeta Isaías: Assim diz o Senhor: 18“Eu, que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19Porei no meio deles um sinal e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes e para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória 20e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários – diz o Senhor –, e, como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O Senhor conhece bem a cada um de seus filhos, suas obras e o seu coração. Sabe da dificuldade de se manterem firmes na fé, por isso fala dos seus enviados que serão os guias, aqueles que conduzirão seu povo para verem a gloria de Deus. O anuncio junto ao testemunho de vida de seus enviados é de estrema importância para a conversão de novos filhos.

Segunda Leitura: Hebreus 12,5-7.11-13
Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 5já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Amor, muitas vezes não compreendemos bem o sentido dessa palavra. Achamos que amar é fazer todas as vontades do ser amado, mas a leitura da carta aos Hebreus vemos o verdadeiro sentido dessa palavra. Aquele que é o Amor por excelência permite que seus filhos amados passem por situações difíceis para a preparação da alma e para atingir uma intimidade ainda maior com Ele.

Escolher andar nos caminhos exige renuncias, resignação no sofrimento, confiança e fé, pois ligando sua dor a de Cristo colherás o fruto da justiça e da paz tão almejado por toda a sociedade.

Evangelho: Lucas 13,22-30
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”. – Palavra da salvação. — Glória a Vós, Senhor.

No evangelho de Lucas, Jesus não se preocupa em responder simplesmente uma pergunta, mas traça o caminho a ser seguido para fazer parte da mesa do Senhor.  É preciso manter-se firmes na fé, nos ensinamentos, na amizade com Deus para passar pela porta estreita.

A porta sempre está aberta para aqueles que se entregam ao perdão de Deus, para aqueles que são humildes, para aqueles que buscam diariamente a comunhão com os irmãos e viver as virtudes nos dadas mediantes a graça de Deus.

Jesus acolhe a todos com imenso amor não importa se é do sul, do norte, do oriente e do ocidente. Aqueles, porém, que ficam a margens do caminho e não entram na porta, não podem dizer que foi por falta de amor de Deus, e sim por falta de amor a Deus. “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua força e com toda a sua mente e ao próximo como a si mesmo” (Lucas 10, 27). Esse é o caminho para entrar na porta estreita que nos leva ao coração de Deus.

Vivendo nós em uma sociedade cada vez mais individualista devemos, pois manter-nos vigilantes para não cair nas tentações que nos afastam do caminho da verdade. A vigilância consiste na prática da oração diária, elevação de pensamento e na ajuda aos irmãos mais necessitados.

O cristão deve ser como ovelha que se orienta pela voz do pastor, e não como os carneiros que cheios de si partem para luta física, na sua autossuficiência está mergulhada a sociedade que afrontam e ferem o Sagrado Coração de Jesus mediante aos pecados cometidos. Peçamos assim a Santíssima Virgem modelo de obediência, fidelidade e virtude, Ela que é o caminho mais rápido, fácil e seguro de chegar ao seu Divino Filho, que nos ajude na missão de levar a Jesus em todos os cantos do mundo e na implantação do seu Reino sobre a terra.
Salve Maria!
Rosiani Corrêa Meirelles


Um comentário: