Leitura do Livro do Êxodo: Naqueles dias: 1O
Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2”Este
mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai
a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês,
cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa.
4Se a
família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o
vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o
número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.
5O
cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um
cordeiro, como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso
até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o
imolará ao cair da tarde.
7Tomareis
um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em
que o comerem. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao
fogo, com pães ázimos e ervas amargas.
11Assim
devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E
comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor!
12E
naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os
primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra
todos os deuses do Egito, eu, o Senhor.
13O
sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei
adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do
Egito. 14Este
dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de
celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua. - Palavra do Senhor.
No livro do Êxodo encontramos a narrativa
onde o próprio Deus institui o dia páscoa. Páscoa é a passagem do senhor na
terra que garante a libertação dos seus filhos, neste primeiro momento o Senhor
instrui a Moisés como proceder neste dia, em que eles deveriam escolher um
cordeiro macho sem mancha ou defeito, e imolar ao cair da tarde, marcar as
travessas das casas onde iriam comer o cordeiro assado com pães ázimos e ervas
amargas, todo o cordeiro deveria ser comido no mesmo dia então caso a família
não fosse grande o suficiente deveria chamar os vizinhos para comeres.
As casas onde não tivessem a marca de sangue
o senhor iria ferir todos os primogênitos afim de que os opressores fossem
punidos e não adorassem a outros deuses, pois ele é o único Senhor que faz a
aliança com seu povo e garante a salvação aos que obedecem e guardam suas leis
em seu coração.
Segunda Leitura (1Cor 11,23-26)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos
Coríntios: Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor
foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus
tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse:
“Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.
25Do
mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a
nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em
minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que
comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor,
até que ele venha. - Palavra do Senhor.
Na carta de Paulo a comunidade de Coríntios,
encontramos a passagem em que Jesus antes antecipa sua paixão na partilha do
pão e do vinho. Instituindo assim o memorial eucarístico que vivenciamos em
todas as missas. Mas o que Jesus queria, não era que somente repetíssemos um
ato seu e sim nos deixar a mensagem de que através de sua morte todos tivessem
o direito a vida e que através dele mesmo feito pão e vinho nos fortalecêssemos
para a vida de comunidade comungando assim com o sofrimento de nossos irmãos,
vivendo a partilha e a justiça.
Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo +
segundo João: 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que
tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus
que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam
tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão
Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus,
sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e
para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o
manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou
água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a
toalha com que estava cingido.
6Chegou
a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu
Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe
Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar,
não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor,
então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus
respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está
todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus
sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois
de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo.
E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós
me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto,
se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns
dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma
coisa que eu fiz. — Palavra da Salvação.
No evangelho de João temos Jesus que sabendo
que sua hora se aproximava deixa mais um sinal de que perante Deus somos todos
iguais. Mesmo sendo Mestre e Senhor deixou-nos o exemplo da humildade e do
serviço, lavando os pés de seus discípulos. Vemos neste texto que Pedro não
queria deixar Jesus lavar-te os pés porque ainda vivia preso a desigualdade
social, não tinha entendido ainda que Deus não faz distinção entre seus filhos,
mas que presa a igualdade e a fraternidade, Jesus porém lhe diz que para fazer
parte da comunidade cristã é preciso deixar de lado certas formalidades, se
fazer igual e purificar o coração.
Somos convidados na liturgia de hoje nos
colocar a serviço de nossos irmãos, buscando o bem comum, a justiça e vivenciar
todos os dias a fraternidade e a caridade.
Não podemos deixar de mencionar nesta liturgia a campanha da fraternidade deste ano “Casa comum, nossa responsabilidade”. É preciso entender que como cristão somos chamados a cuidar de toda a criação de Deus, que é simplesmente perfeita, mas que sofre com as ações dos homens e que atingi direta ou indiretamente a vida de homens, animais e plantas. Nosso planeta sofre e com ele toda a criação, então irmãos juntos vamos buscar soluções que nos garanta de verdade o bem comum e a vida em plenitude para todos.
Não podemos deixar de mencionar nesta liturgia a campanha da fraternidade deste ano “Casa comum, nossa responsabilidade”. É preciso entender que como cristão somos chamados a cuidar de toda a criação de Deus, que é simplesmente perfeita, mas que sofre com as ações dos homens e que atingi direta ou indiretamente a vida de homens, animais e plantas. Nosso planeta sofre e com ele toda a criação, então irmãos juntos vamos buscar soluções que nos garanta de verdade o bem comum e a vida em plenitude para todos.
Rosiani Corrêa Meirelles |
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