quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

“Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade” (01/02/2015)

    Situando-nos
   O Evangelho de Marcos narra o inicio das atividades de Jesus depois do chamado dos primeiros discípulos do domingo passado (Mc 1,14-20).
   Seu ensinamento ressoa de modo diferenciado aos seus contemporâneos que o reconhecem com admiração e espanto.
   Dom da profecia: O livro do Deuteronômio (Dt 18,15-20) nos apresenta o projeto de uma nova sociedade. Inclui leis referentes à pessoa do rei e também leis que regulamentavam a vida dos levitas.
   Salmo 94 (95) nos convida a louvar a Deus, salvador e grande Rei.
   Paulo na carta aos Coríntios ( 1 Cor 7,32-35) fala do sentido da vida como entrega total a Deus no celibato ou na vida ativa.
   Evangelho Mc 1,21-28: Marcos está preocupado em mostra quem é Jesus. Em dia de sábado, Jesus cura um enfermo, porque sendo o filho de Deus tem poder sobre o sábado.
   O ensinamento de Jesus é novo porque liberta ao mesmo tempo que ensina. Aí se situa a diferença entre o seu ensinamento e o dos doutores da lei.
   Precisamos de nos libertar: da indiferença, do medo, do egoísmo, da violência e da falta de fé!

    Mensagem
   O PROFETISMO foi uma experiência muito forte em toda a Bíblia.  Os Profetas são homens de Deus, que surgem nos grandes momentos de crise e de transição.  Eles sabem ler os sinais dos tempos e, graças à sua sintonia com Deus, podem animar a fé do povo e anunciar novos caminhos para o futuro. O profeta é suscitado por Deus e caminha com o povo para Deus.
   Deus é o ponto de partida e o ponto de chegada. PROFETA é alguém que Deus ESCOLHE, CHAMA e ENVIA para ser a sua "Palavra" viva no meio do Povo.

   Recordando a Palavra de Deus que nos fala
   As leituras bíblicas deste domingo nos falam do carisma profético:
   A primeira leitura anuncia a vinda de um grande PROFETA que falará aos homens em nome de Deus. MOISÉS é apresentado como modelo e exemplo do verdadeiro Profeta: Deus está na origem no centro da sua vocação e a sua mensagem é sempre o que Deus lhe ordena.   Moisés deu a conhecer a vontade divina contida na lei do Sinai. (Dt 18,15-20)
   Moisés é o intérprete da Lei, o intermediário entre Deus e os homens, que vigia e promove sempre a fidelidade à Aliança. Conscientizou o povo da situação de opressão em que vivia, libertou esse povo e caminhou com ele rumo à terra Prometida.
   Duas RESPONSABILIDADES bem distintas: uma da parte do Povo que deve ESCUTAR o profeta: "Eu pedirei contas a quem não escutar"; E da parte do Profeta: Ser fiel ao que Deus mandou FALAR: "Porei minhas palavras em sua boca. Se tiver a ousadia de dizer o que não mandei esse profeta deverá morrer".
   O Salmo nos convida a ouvir a voz do Senhor e a caminhar com alegria ao seu encontro.(Sl 95)
   Na segunda Leitura, Paulo afirma as vantagens do "Celibato", que deixa um estado de vida mais livre, para servir ao Senhor com mais dedicação. (1 Cor 7,32-35.) 
   O Evangelho de Marcos revela que o Profeta esperado é JESUS. Num sábado, Jesus vai à sinagoga de Cafarnaum, com os discípulos que acabara de convocar, e revela-se como o Messias-Libertador. Realiza o primeiro milagre narrado por Marcos e "começa a ensinar".  Não narra o conteúdo, mas o efeito da pregação: "Todos se maravilhavam e perguntavam: O que é isso? Um ensinamento NOVO dado com autoridade e até os espíritos impuros lhes obedecem".
   Jesus não comunica a palavra de Deus como os rabinos. A sua mensagem é "nova", é anunciada "com autoridade". Ele é a Palavra definitiva de Deus. A "autoridade" se revela nas Palavras de Jesus e nas Ações concretas: O homem possuído pelo espírito imundo foi purificado pela sua palavra dita com autoridade. Diante das palavras e dos milagres de Jesus, o povo percebe que Ele é o profeta prometido por Moisés: E a fama de Jesus se espalha logo por toda parte. "Ele falava como quem tem AUTORIDADE". 

    Atualizando a Palavra
   As leituras bíblicas nos recordam duas Verdades: A nossa relação com Jesus é uma relação de "escuta": devemos escutar a palavra de Jesus Profeta e pô-la em prática; Lembra-nos que o cristão também é profeta por vocação e está chamado, com a sua palavra e com suas obras, a revelar os caminhos de Deus e a condenar tudo aquilo que se opõe ao mistério do reino de vida proclamado por Jesus. 
   "Ele falava com autoridade" - Vivemos num mundo de muitas falas: Fala o rádio, a TV, o Sindicato, os políticos, a Escola, fala a Religião, falam tantas seitas. Quantas palavras vazias e sem "sem autoridade" mesmo falando em nome de Jesus! O que há de verdade, por trás de tantas FALAS? Será que elas libertam ou oprimem as pessoas?
   Mas há uma palavra muito mais forte e poderosa do que todas: É a Palavra de Jesus: Ela LIBERTA, TRANSFORMA, e DÁ VIDA! Como falar com autoridade?
   Os padres têm a missão de anunciar a Palavra, com poder de Salvação. Devem falar e ser: Fiéis, Autênticos e Libertadores. Os pais angustiados afirmam: "Digo sempre para o filho, mas, não adianta, pois ele não me escuta".  Será que falam como quem tem AUTORIDADE? 
   Como falar com autoridade um professor, uma autoridade civil, os responsáveis pelos serviços em nossas comunidades? A Autoridade não brota das palavras, não se impõe, mas se conquista com uma autêntica vivência humana e cristã!
Pe. Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário