domingo, 25 de junho de 2017

Jesus encoraja os apóstolos: "Não tenhais medo” (25/06/2017)

   Neste décimo segundo Domingo do Tempo Comum, nos chama atenção para não termos medo daqueles que podem nos causar mal ao nosso corpo, dos que ameaçam nossa vida. Jesus no evangelho de hoje nos diz que pior que isso tudo, são aqueles que nos desviam do verdadeiro caminho, que nos levam para uma vida de crimes, pelo mundo que tanto nos enganam, más companhias, falsos amigos que nos arrastam para o pecado, enfim, por tudo que nos conduzem a desviar do Reino de Deus.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias (20,10-13.)
Jeremias disse: 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo.’ Todos os amigos observavam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele.’ 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12O Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa.
13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. – Palavra do Senhor. – Graças à Deus.

   Jeremias nos fala que tem confiança inabalável em Deus, que é para ele um valente guerreiro, vê Deus como seu advogado, a quem entrega sua causa. Deus é um advogado todo poderoso. Está do lado dele, como está sempre do lado do justo, apesar das aparências em contrário. E sabe que seus perseguidores tropeçarão sem nada conseguir.  A grande diferença entre o justo e o pecador é que no sofrimento o justo não perde sua confiança em Deus, nem se afasta dele, ao contrário se aproxima mais em oração e em momento de maior intimidade com seu Senhor. Enfim, tranquilizado por seu desabafo, e reabastecido pela prece confiante, o profeta convida a todos para louvar ao Senhor. Sua confiança é tão profunda que ele coloca já no passado a vitória futura da vida do pobre. Somos capazes de confiar em Deus nos nossos sofrimentos e cantar louvores apesar de nossas dores?

Salmo responsorial 68 “Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!”
O Salmo é o lamento do justo sofredor que busca à Deus, pois Ele ouve o clamor dos cativos e os liberta.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (5,12-15.)
Irmãos, 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, - o qual - era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. – Palavra do Senhor. – Graças à Deus.

   Neste texto da carta aos Romanos, Paulo nos diz que onde abundou o pecado superabundou a graça. Se Adão trouxe a morte, Jesus trouxe a abundância de vida. Adão, o homem velho, trouxe o pecado para o mundo, e com o pecado, a morte. O pecado consiste no orgulho, no egoísmo, na ganância, nas vaidades, que geram uma vida distante de Deus. Consiste na prepotência, no atribuir a si o direito de decidir sobre o bem e o mal. Jesus, o novo Adão, recria o homem novo para a vida. A graça que Deus nos dá em Jesus Cristo é muito maior que o pecado gerado por Adão. Se acreditamos na falta da graça gerada pela falta de um só homem-Adão, maior fé devemos ter na graça trazida por um só homem-Deus. Meus irmãos, nossa opção só pode ser por Jesus Cristo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (10,26-33)
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!
28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. – Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor.

   No evangelho deste domingo, Mateus nos apresenta a frase que comanda o texto de hoje: “Não tenhais medo” que aparece em três momentos. Jesus previne seus discípulos o que eles irão enfrentar. Ele nos envia a proclamar sobre os telhados a Boa Nova, anunciando publicamente a mensagem de esperança enfrentando qualquer desafio. Sua palavra libertadora nos impulsiona a sermos corajosos e confiantes. Jesus recomenda a não ter medo dos malvados, dos perseguidores, dos que exploram os outros, dos que praticam injustiças, dos que não querem ver o Reino acontecer, pois esses podem matar o corpo, mas não podem matar a alma e nem vencê-los. “Tenham medo, sim, daquele que pode fazer a alma e o corpo perecer no inferno”.
   Jesus mostra como Deus cuida de coisas insignificantes, como pardais e o cabelo de nossas cabeças. Pensemos: se Deus cuida assim de coisas pequenas e insignificantes, muito mais cuidado Ele terá com seus discípulos em missão. Sua palavra nos conforta quando Ele diz: “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. Jesus promete fidelidade a seus discípulos: “Se alguém se declarar a meu favor diante dos homens, eu me declararei em favor dele diante de meu Pai que está nos céus”. Jesus promete, Jesus cumpre, Ele é fiel em suas promessas, esse compromisso não será rompido por Jesus. Precisamos nos manter fiéis em Jesus, porque: “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

   Não precisamos ter medo de fazer o que Jesus nos pediu, anunciar a todos os povos o seu AMOR. Devemos sim anunciar, espalhar, propagar para o mundo todo saber que o nosso Deus nos ama e que Jesus deu sua vida por cada um de nós! Nossa missão é espalhar a Palavra, a esperança a todos, principalmente àqueles que vivem situações difíceis, de abandono, exploração e morte. São missões desafiadoras, mas os ensinamentos de Jesus devem ser repetidos de modo que todos ouçam, vejam e vivam. Levemos adiante a nossa missão de evangelizar, Deus nos dará forças para enfrentarmos todos os obstáculos e situações que surjam para impedir que semeemos a semente do Reino nos corações dos irmãos e irmãs. A confiança no amor de Deus é que nos fortalece e nos encoraja a seguir a missão que Jesus confiou aos seus apóstolos.
   Hoje, somos os apóstolos de Jesus, levemos com coragem e fé a mensagem de AMOR do Reino que ele veio estabelecer aqui na terra. Assim a liturgia deste domingo é de reconhecimento e gratidão pela graça de Deus, que se manifesta no dom da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, e que nos leva a professar que Jesus é o nosso Salvador e a testemunhar no nosso dia a dia, a busca diária da justiça e da paz, daquele que venceu a morte e nos anunciou a vida eterna: JESUS CRISTO. Que Nossa Mãe Maria Santíssima, neste ano Mariano, esteja à nossa frente nos protegendo e providenciando todas as coisas, diante de todos e tantos desafios que muitas vezes nos impede de realizar o que Seu Filho nos deixou em missão.
   Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Tenham todos e todas uma feliz e abençoada semana. Paz e bem!
Marlene Coelho Resstel

3 comentários:

  1. O evangelho é sempre atual, mas o de hoje está fenomenal. Não tenhamos medo de sermos apóstolo pois temos a confiança no Senhor. Ele sempre nos ampara com sua graça. Marlene belas palavras. Que a sua missão você está fazendo, cabe a cada um de nós fazermos a nossa. Uma semana abençoada para você também!

    ResponderExcluir
  2. O evangelho é sempre atual, mas o de hoje está fenomenal. Não tenhamos medo de sermos apóstolo pois temos a confiança no Senhor. Ele sempre nos ampara com sua graça. Marlene belas palavras. Que a sua missão você está fazendo, cabe a cada um de nós fazermos a nossa. Uma semana abençoada para você também!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, que o Espírito Santo nos ilumine e nos impulsione nesta caminhada a continuar a missão que Jesus iniciou com os apóstolos e hoje continuada por cada um de nós.

    ResponderExcluir