quinta-feira, 15 de junho de 2017

Corpus Christi: “Este é o pão que desceu do céu” (15/06/2017)


   Nesta quinta-feira celebramos Corpus Christi, que é o corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, para nós cristãos católicos é um momento muito especial da nossa fé, onde contemplamos o Cristo que se fez alimento e se deu por nós, para que pudéssemos ser pessoas livres do pecado.
Tapete de Corpus Christi 2017
Comunidade São Diogo
     O livro do Deuteronômio nos mostra que: “Moisés falou ao povo, dizendo: Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos. Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. Não te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, e te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.”( Dt 8,2-3.14b-16a) Deus sempre caminha a nossa frente e vem provendo tudo o que precisamos, o povo hebreu caminhou no deserto durante quarenta anos rumo a terra prometida, encontrou situações adversas, mas, Deus deu-lhes o maná e fez sair água de uma pedra, protegeu de cobras e escorpiões, ele nunca desampara o seu povo.
   São Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, nos diz: “O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.”(1 Cor. 10, 16 – 17.) Este cálice que partilhamos na missa, que torna todos nós em um só em Jesus Cristo, pois, Cristo é cabeça e nós somos os membros deste corpo, e participar desta comunhão do corpo de Cristo, é se comprometer com o projeto do reino de Deus.
Tapete de Corpus Christi 2017 
Comunidade São Diogo
   No evangelho Jesus nos diz: “’Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo.’ Os judeus discutiam entre si, dizendo: ‘Como é que ele pode dar a sua carne a comer?’”(Jo. 6, 51 – 52.) É ele que desceu do céu, veio direto do Pai, o Pão Vivo descido do Céu, ele que dá a vida eterna, mas, alguns não aceitaram porque o projeto de Jesus meche na posição de muita gente, como hoje também incomoda muita gente, mas, nós cristãos católicos ou protestantes, devemos anunciar incansavelmente este projeto de um mundo melhor para todos.
   Jesus também nos fala: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”(Jo. 6, 53b – 56.) Somos convidados para participar da Ceia do Senhor, com a promessa que ele permanecerá conosco, comungar o Corpo e Sangue do Senhor, nos inquieta, depois que Jesus entra em nossa vida não podemos ser mais os mesmos, temos um novo compromisso, que é anunciar e denunciar, anunciar este Jesus que é vida eterna, amor e paz, denunciar todas as situações de morte que oprime e mata o povo, é papel do cristão que comunga em Cristo não aceitar as situações de injustiça.
Tapete de Corpus Christi 2017 
Comunidade São Diogo
    Na Eucaristia recebemos o próprio Jesus que nos diz: “Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.”(Jo. 6, 57 – 58.) Pois o Cristo Eucarístico é o alimento que nunca perece, ele alimenta a nossa alma e impulsiona o nosso corpo, para que os nossos pés partam para missão, que é colocar-se a disposição do próximo, Jesus fez isso, nada buscou para ele e sim, tudo o que fez foi em favor de quem mais necessitava.
   E nós como cristão, iremos nos omitir enquanto tantos sofrem? Será que estamos assumindo a nossa missão? Em tantas situações de morte vamos ficar calados?
   Todas as vezes que vamos as igrejas estamos nos alimentando da Palavra, do Corpo e do Sangue de Jesus, e isso nos prepara que a missão no mundo, então não devemos omitir este amor tão generoso que Deus entregou a nós, que é este Jesus tão maravilhoso que presenciamos na Eucaristia.
   Sigamos o exemplo de Nossa Senhora, que durante nove meses foi sacrário vivo guardando em seu ventre Nossa Senhor Jesus Cristo e que dedicou toda a sua vida a vontade de Deus, sim, na Eucaristia recebemos o mesmo Jesus que esteve no ventre de Maria e como Ela, também devemos dedicar nossa vida para a construção do Reino de Deus. Cristo sempre estará conosco, Ele alimenta, anima e sustenta nossa caminhada.  
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário