quinta-feira, 29 de junho de 2017

Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos (02/07/2017)

Combateram o bom combate
Somos felizes por festejar os apóstolos Pedro e Paulo, que combateram o bom combate em Cristo, congregaram a única família de Deus e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração. Bendigamos ao Senhor pela fé viva de Pedro e pelo ardor missionário de Paulo. Celebremos em comunhão com a vida e a missão do Papa Francisco, sucessor de Pedro.

I leitura (Atos 12,1-11): foi lançado na prisão
O texto começa com a decisão do rei Herodes de tentar destruir a Igreja, prendendo e matando seus líderes. A prisão de Pedro não é um acontecimento isolado, pois outros são presos e até martirizados. O detalhe da condição da prisão nos aponta para a impossibilidade de alguém conseguir escapar. A igreja reunida em oração é mais forte que todas as amarras da cadeia sob forte guarda e a libertação acontece.
O texto enfatiza que Pedro dormia enquanto esperava o próprio julgamento e condenação. Confiante em Deus fica sem entender o que está acontecendo.

II leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18): terminei minha carreira, guardei a fé
Paulo está preso e espera pela morte quase certa, Confia no Deus da vida pois a ele confiou todo o seu trabalho apostólico. A última palavra não é a morte, mas sim a palavra de Deus dá vida a quem nele confia. A coroação de que o apóstolo fala significa que a última ação é de Deus e não do carrasco.

Evangelho (Mateus 16,13-19): as portas do inferno não vencerão
A profissão de fé de Pedro não é fruto da lógica e do esforço humano, mas é revelação divina, pois quem o revela à comunidade é o próprio Pai, que está no céu.

Pistas de reflexão
I leitura: A testemunha de Jesus incomoda e por isso, a exemplo do Mestre, sofre ameaças. Percebemos na leitura a perseguição que as comunidades primitivas sofriam por parte das autoridades judaicas, talvez porque muitos judeus foram para o lado dos cristãos. Percebemos também a comunidade que reza pelos seus perseguidos.

II leitura: Após reconhecer que concluiu a missão com fidelidade, o cristão encara o fim da vida com serenidade. É o belo exemplo de Paulo, que se mantém firme até ao fim e reconhece que foi fiel ao projeto de Jesus, tendo a certeza de que Deus sempre esteve do seu lado.


Evangelho: O evangelho de Mateus, na primeira parte traz a atividade de Jesus e na segunda orienta para o mistério pascal. Pedro é o representante da comunidade, chamada a viver o amor e o perdão.
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário