domingo, 14 de fevereiro de 2016

Com Cristo vencemos as tentações deste mundo (14/02/2016)

   Neste primeiro domingo da quaresma, somos convidados a nos retirar com Jesus no deserto e com ele aprendemos a resistir às seduções do pecado, sabemos que a nossa vida é dom gratuito que recebemos de Deus e a ele devemos agradecer com que temos de melhor, a palavra de Deus nos fortalece para vencer todo o mal que encontramos no caminho, ela está em nossa boca e em nosso coração, Jesus conta conosco para levar a sua palavra a quem mais necessita.
   Na primeira leitura (Dt 26, 4-10.) vemos Moisés instruindo o povo: “Assim Moisés falou ao povo: ‘O sacerdote receberá de tuas mãos a cesta e a colocará diante do altar do Senhor teu Deus. Dirás, então, na presença do Senhor teu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente e ali viveu como estrangeiro. Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso. Os egípcios nos maltrataram e oprimiram, impondo-nos uma dura escravidão. Clamamos, então, ao Senhor, o Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e a nossa angústia. E o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, no meio de grande pavor, com sinais e prodígios. E conduziu-nos a este lugar e nos deu esta terra, onde corre leite e mel. Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor’. Depois de colocados os frutos diante do Senhor teu Deus, tu te inclinarás em adoração diante dele’.”
   O gesto de ofertar a Deus os primeiros frutos da terra, mostra que não somos merecedores de nada, tudo é dom gratuito de Deus para nossa vida, durante longos séculos o povo ficou oprimido pela escravidão imposta pelo faraó e o Senhor, libertando-os, os conduziu para a terra prometida, é assim que ele ainda faz conosco, nos libertando de tudo o que nos oprime neste mundo, Deus nos dá vida nova longe do pecado, a ele devemos oferecer o que há de melhor em nós.
   Em sua carta aos Romanos (Rm 10, 8-13.) o apóstolo Paulo nos diz: “Irmãos: O que diz a Escritura? ‘A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração’. Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos. Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Pois a Escritura diz: ‘Todo aquele que nele crer não ficará confundido’. Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.”
   A palavra de Deus não está longe de nós, ao contrário, ela está dentro de cada um, devemos ser mensageiros desta palavra, mostrando que Jesus é o Senhor da nossa vida e que ele nos libertou com sua entrega na cruz, ele não fez distinção de ninguém, com o seu santo sangue redimiu o pecado de todos independente da sua origem, e o que devemos fazer é com a nossa boca anunciar em alta voz revelando ao mundo inteiro que de todo o coração acreditamos que Jesus é o Senhor da nossa vida, e que Deus o fez vencer a morte para também nós vencêssemos o pecado, somos as testemunhas do seu amor misericordioso.
   No evangelho (Lc 4,1-13.) Lucas no mostra Jesus no deserto vencendo as tentações: “Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: ‘Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão’. Jesus respondeu: ‘A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’ O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: ‘Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu’. Jesus respondeu: ‘A Escritura diz: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’. Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: ‘Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado! E mais ainda: Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’. Jesus, porém, respondeu: ‘A Escritura diz: Não tentarás o Senhor teu Deus’. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.”
   No deserto e sem comer a quarenta dias, Jesus sente o seu corpo fragilizado e o diabo aproveitando-se disso tenta o seduzir pela fome, pela ganancia e por colocar Deus a prova, Jesus mostra que apesar das suas condições físicas, o seu espirito encontrava-se fortalecido, e nos mostrou que mesmo em situações adversas é possível vencer as tentações deste mundo, por diversas vezes nos deixamos seduzir pelos prazeres do mundo, agimos de forma impensada passando por cima dos outros com a ganancia de ter mais e também exigimos de Deus respostas imediatas sobre as mais diversas situações, muitas vezes o diabo consegue fazer conosco aquilo que não conseguiu com Jesus, mas, Cristo nos mostra o caminho vencer as armadilhas do mundo, o seu amor ao próximo, a sua entrega total na cruz e a sua obediência a vontade de Deus, nos serve como um farol em meio à escuridão da nossa jornada.
   Neste ano a Campanha da Fraternidade Ecumênica, a luz do livro do profeta Amós, nos alerta de como estamos cuidando da nossa casa comum, o planeta Terra. Como imaginar que em meio a tantos avanços tecnológicos que presenciamos nos dias atuais, possa se admitir o sofrimento de muitos com a falta de saneamento básico e com a falta de água tratada? A ganancia dos seres humanos está transformando o paraíso que Deus nos confiou em um lugar deplorável e sem condições de se habitar, desmatamentos, falta de tratamento de esgoto, as poluições dos carros e das indústrias, está acabando com a vida na terra, Deus criou o paraíso e nos deu de presente, o homem criou as cercas e os muros, e está destruindo tudo o que Deus fez, a bíblia nos mostra que todos temos direito ao lugar digno para se viver, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.”(Am 5,24.) somos responsáveis em cuidar para que as gerações futuras possam viver em um mundo melhor.
   Que neste domingo possamos aprender com Jesus a estar fortalecidos contra as investidas que o diabo faz contra a nossa vida, com ele somos mais fortes e conseguiremos colocar a nossa confiança em Deus, que nos deu o dom da vida, livrando-nos das amarras do pecado, devemos agradecer ao Senhor com o que temos de melhor, somos responsáveis pelo anuncio das maravilhas que Deus tem realizado em nossa vida, como bons cristãos devemos também denunciar tudo o que há de ruim neste mundo, unidos podemos transformar este mundo em lugar livre da violência, do ódio, da ganancia, da corrupção, da poluição e do desmatamento, Deus criou o paraíso sem cercas e sem poluição para que seus filhos habitassem, e nós devemos garantir este direito a todos, ele conta conosco para esta missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário