quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua CRUZ e me siga".(03/09/2017)

Introdução
A Liturgia convida os seguidores do Senhor a descobrirem a "loucura da CRUZ" e apresenta dois exemplos concretos: JEREMIAS (I leitura) e PEDRO (Evangelho).

Na primeira Leitura, JEREMIAS descreve sua experiência de Cruz.       
7Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objeto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim.8Todas as vezes que falo é para proclamar: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia. 9A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia. (Jr 20,7-9)

"Seduzido" pelo Senhor, Jeremias colocou toda a sua vida a serviço de Deus. Nesse caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu: "Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar"!

O profeta está arrasado por uma profunda crise pessoal, provocada pela ingrata missão que o Senhor lhe confiara. Deverá carregar a cruz da Palavra profética, mas não desanimará, movido por uma grande paixão por Deus. É a experiência de todos os que acolhem a Palavra do Senhor e vivem em coerência com os valores de Deus.

Na segunda Leitura, Paulo convida os cristãos a oferecerem a própria vida a Deus. Esse é o verdadeiro culto que agrada a Deus.  Ser cristão é oferecer inteiramente a vida a Deus, para a vida e para a morte que ele decidir. Ele fala de “Sacrifício perfeito” e agradável a Deus, disposto a tudo sacrificar por amor (Rm 12,1-2)

Evangelho (Mateus 16,21-27): “Renuncie a si mesmo”.
Jesus anuncia aos discípulos que vai dar a própria vida e o fará para que todos tenham vida em plenitude. Os seguidores de Jesus têm, portanto, que estar dispostos a iniciar o caminho da cruz rumo à vida plena.

No final da instrução, Jesus acrescenta TRÊS RAZÕES pelas quais eles devem abraçar a "lógica da cruz": Quem doa a vida não a perde, mas a ganha; A vida desse mundo é passageira; A recompensa final é a única coisa que nos restará.

Como olhamos para a Cruz?  Como um castigo de Deus, ou uma visita de Deus?

Mês da Bíblia – leitura orante da Palavra
ATITUDES PARA LER A PALAVRA DE DEUS
Atitude de ORAÇÃO: Iluminada pelo Espírito Santo
Atitude Humilde de ESCUTA: Seguir o exemplo de Maria e SABER ESCUTAR
Atitude de FÉ: Aceitação total sem interesses pessoais

Atitude de quem pretende VIVER ESSA PALAVRA na sua vida 
Pe Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário