sábado, 25 de novembro de 2017

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (26/11/2017)

Encerrando o Ano litúrgico proclamamos Jesus Cristo, Senhor e Rei do Universo que vence o anti-Reino deste mundo, fazendo-se servo, entregando sua vida em defesa dos pobres e humilhados e reconciliando a humanidade com Deus. Reunidos como servos e servas do seu Reino, aceitamos fazer unicamente a sua vontade. Deixemos o Senhor reinar sobre nós. A Igreja do Brasil inicia hoje o Ano do laicato que quer celebrar a presença e a organização dos fiéis leigos e leigas no Brasil, com o lema “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO”. Somos chamados a transformar o mundo no reino da verdade e da justiça, de santidade e da graça, do amor e da paz, na Igreja e na sociedade e testemunhar aqui Jesus Cristo e seu Reino.

Primeira Leitura – Ezequiel (34,11-12.15-17)
Leitura da profecia de Ezequiel: 11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. 17Quanto a vós, minhas ovelhas – assim diz o Senhor Deus –, eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes”.Palavra do Senhor. – Graças à Deus

Na primeira leitura, Ezequiel, utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem por um lado, nos traz a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história e, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo. Assim como as ovelhas, nós também, ora estamos dispersas, doentes, perdidas ou gordas e fortes. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferente e adequado segundo as diversas situações nas quais nos encontramos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões, nossas necessidades e nossos anseios. 

Salmo -  22

O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.
Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

Neste salmo sentimos a mão forte do Pai nos protegendo, guiando, indicando o caminho menos perigoso, nos mostrando a melhor decisão, a melhor escolha, cada passo, a cada dia. Façamos isso e nossa vida mudará para melhor, assim sendo, podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que, um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.

 

Segunda Leitura – Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (15,20-26.28)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 20na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. – Palavra do Senhor. – Graças à Deus.

Neste trecho da segunda leitura, Paulo nos apresenta um Rei soberano, vencedor da morte e do pecado, estabelecendo uma realeza universal. Paulo explica o Senhorio de Jesus universal, a sabedoria e a realeza de Cristo Ressuscitado que é a primícia de todos que morreram, nos lembra ainda que o fim de nossa caminhada é a participação nesse Reino de Deus de vida plena, para qual Cristo nos conduz. O Reino de Deus será uma realidade onde o egoísmo, a injustiça, a miséria, o sofrimento, o medo, o pecado, e até a morte, ou seja, todos os inimigos da vida e do homem, estarão definitivamente ausentes, pois terão sido vencidos por Cristo. Nesse Reino definitivo, Deus se manifestará em tudo e atuará como Senhor de todas as coisas (v.28).

Evangelho – Mateus (25,31-46)
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. – Palavra da Salvação. – Glória a vós Senhor.

Hoje é um dia festivo para nós, pois celebramos Cristo Rei. O Único e Verdadeiro Rei. O Rei do universo, Rei das nossas vidas, das nossas famílias e dos nossos corações. Com a festa de Cristo Rei, nós encerramos este ano litúrgico (ano A). Na próxima semana estaremos comemorando o primeiro domingo do Advento, tempo de preparação para a vinda do Menino Deus, tempo de espera e início de mais uma caminhada no novo ano litúrgico, (ano B).

Neste evangelho Mateus encerra o discurso escatológico, ou seja, o final dos tempos e o ministério público de Jesus, enfatizando que o amor solidário abre a porta do Reino de Deus. Jesus Cristo protege os necessitados pois se identifica com eles.  O Senhor nos promete a vida eterna, e para obtê-la é preciso que vivamos a santidade, desde já. Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos. Cada orientação que Jesus nos dá é um ensinamento a fim de que possamos caminhar passo a passo rumo ao céu. Assim sendo, não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho, pois o próprio Jesus nos dá todas as dicas.

O texto nos sugere uma revisão de vida, precisamos reaver os valores sobre os quais, estamos conduzindo a nossa vida. O nosso tempo é curto, precisamos aproveitar bem este espaço sagrado que Deus nos concede, para ajustarmos os nossos passos nos passos de Jesus, construindo a cada dia, a nossa morada no céu. O caminho que nos levará a eternidade, passa pela a prática do amor. O que vai nos colocar à direita do nosso Rei, que é Jesus, não será nossas práticas religiosas, e sim, o amor vivido junto aos irmãos.O amor derramado do nosso coração, através de nossos atos concretos, fica guardado no coração de Deus. O que nos identificará diante de Deus, como filhos da luz, é a marca do amor que deixamos por onde passamos.


O que fazemos ou que deixamos de fazer aos nossos irmãos é a Deus que fazemos. Quem tem a vida pautada no exemplo de Jesus, tem a vida regida o tempo todo pelo o amor, o amor é a motivação de todos os que procuram viver como Jesus viveu.  Quem ama, dá passos ao encontro do outro, quem ama perdoa, acolhe, promove a paz e a justiça, realiza a vontade de Deus, fazendo o que Jesus fazia. "Vinde, benditos de meu Pai! Vós que estais à minha direita, recebei como herança este Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!"(v.34). Ser chamado de bendito é estar no lugar reservado em meio às maravilhas que os olhos humanos jamais viram. Essa é a herança para quem souber partilhar e encontrar no amor uma forma de servir. Estar à direita do Rei significa estar ao lado dos fracos, dos pobres, dos oprimidos e injustiçados. Que o Cristo Rei do universo nos ajude a participar e seguir suas pegadas. Deus seja louvado!
Marlene Coelho Resstel

Nenhum comentário:

Postar um comentário