sábado, 17 de fevereiro de 2018

“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo.” Mc 1, 15a (18/02/2018)

Nesta semana iniciamos o período da quaresma e somos convidados a percorrer junto com Jesus o caminho da sua missão, meditemos sobre aliança que Deus fez com Noé após a saída da arca, aliança essa concretizada em Cristo por sua paixão, morte e ressurreição, Ele se entregou por inteiro a nós e é neste período que nos preparamos para a nossa entrega total ao Reino de Deus.

Na leitura do livro do Gênesis 9,8-15, vemos Deus firmando a sua aliança com Noé.
Leitura do livro do Gênesis: 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9“Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras: 13ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Mesmo sendo ridicularizado pelo povo daquela época, Noé ouviu o chamado de Deus para construir a arca, salvando sua família e várias espécies de animais. Com isso Deus fez com ele uma aliança deixando no céu um sinal de sua promessa, um arco que sai da terra passa pelo céu e retorna para terra trazendo as bênçãos de Deus para o seu povo.

O nosso Pai Celeste nos ama e quer que vivamos na alegria como filhos desta aliança, mas infelizmente o povo novamente se perdeu em sua caminhada rumo a morada celeste, hoje vemos muitos conflitos, o povo vive oprimido com a insegurança que assola o nosso mundo e Deus quer contar conosco para a transformação deste mundo, assim como Noé que possamos escutar a voz do Senhor e nos colocar a serviço.

O Salmo 24(25) nos leva a conhecer os caminhos do Senhor, que nos deixemos conduzir pela vossa verdade e vosso amor, é pela sua compaixão que alcançamos a Salvação.
Verdade e amor são os caminhos do Senhor.
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.


Em sua carta 1 São Pedro 3,18-22 nos mostra a entrega de Cristo para nos resgatar das trevas do pecado.
Leitura da primeira carta de são Pedro: Caríssimos, 18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. 19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas – oito – foram salvas por meio da água. 21À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. 22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

As palavras de São Pedro nos fazem meditar: Que amor tão grandioso que faz um justo dar a vida por tantos injustos? Sim Jesus morreu por todos nós e nos deu o exemplo do caminho a seguir, não devemos pedir a Deus que nos livre dos sofrimentos aqui neste mundo, precisamos clamar ao nosso Pai de misericórdia que nos dê a força e o entusiasmo para vencer os sofrimentos desta vida, olhando para Nosso Senhor Jesus Cristo no alta da cruz sabemos que Ele deu a vida por nós, mas que também ressuscitou para que com Ele a nossa esperança ressuscitasse.

O apóstolo faz uma clara ligação entre os que foram salvos pela arca de Noé e os que são chamados a santidade pelo batismo, não se trata de lavar a imundície do corpo pecador, mas é um convite a uma profunda transformação de vida, os que saíram da arca foram chamados a construir um mundo melhor e nós no batismo somos corresponsáveis na construção do Reino de Deus.  

No evangelho segundo São Marcos 1,12-15, ouvimos do Senhor um convite a conversão.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” – Palavra da salvação. – Gloria a Vós Senhor.

O evangelista nos mostra que Jesus foi conduzido ao deserto onde durante quarenta dias jejuou e foi tentado pelo diabo, também nós somos convidados a nos retirar neste período quaresmal para uma reflexão da nossa caminhada quanto Igreja de Cristo, é preciso reconhecer as nossas faltas e nos preparar para trilharmos os caminhos do Senhor, somos uma Igreja feita de humanos pecadores, mas instituída por origem divina, a Igreja fundada por Cristo e entregue a Pedro para ser o continuador da missão de Nosso Senhor.

Ao saber da prisão de João Batista, Jesus foi para a Galileia anunciando o Reino de Deus e convidando a conversão, “O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” Conversão não é um leve ajuste de direção, conversão significa parar a sua trajetória e mudar completamente de direção, esta mensagem de Jesus é muito atual, hoje em meio a tantas violências que este mundo nos impõe somos chamados por Ele diariamente para ser os anunciadores do seu Reino e instrumentos para a conversão do mundo, os apóstolos entenderam a sua mensagem e se entregaram por completo a esta missão. E nós, como estamos respondendo o chamado de Nosso Senhor?

Este ano a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos propõe um tema desafiador para a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e superação da violência” e tendo como lema “Vós sois todos irmãos”, sim meus irmãos neste Ano do Laicato somos chamados a ser fermentos na massa e dar a nossa contribuição como leigos engajados na missão de Jesus, missão essa que hoje nos chama a superação da violência que esta institucionaliza em nossa sociedade.

Vemos o quanto a população sofre com a falta de segurança e muitas vezes como reféns do tráfico e do crime organizado, triste é saber que em nosso país o crime tem fama de organizado enquanto falta uma ordem no enfrentamento destes crimes, uma sociedade em que ver com normalidade más condutas de pequenas expressões, hoje se choca ao se deparar com a corrupção institucionalizada e quem mais sofre são os que nesta sociedade não tem voz nem vez, em nome da manutenção de privilégios da classe dominante, estão delapidando com os direitos trabalhista e previdenciários do povo, Nosso Senhor Jesus Cristo nos chama para transformar esta triste realidade.

Que nesta quaresma possamos, como Noé, ouvir a voz de Deus e fazer o que é correto e o que nosso Pai espera de nós, hoje somos chamados a renovar esta aliança com Deus, Ele nos deu seu Filho Unigênito como vítima expiatória de nossos pecados, sim Nosso Senhor Jesus Cristo se entregou por nós e neste período temos a oportunidade de meditar sobre a sua vida e missão, contemplar a sua paixão, morte e ressurreição, entregando a nossa vida em missão, como fez Nossa Senhora ao dar o sim ao Anjo Gabriel, que também possamos dar este sim ao anuncio do Reino de Deus e sejamos instrumentos do Senhor para a conversão do mundo, mas esta conversão deve começar dentro de nós para que assim possa alcançar a cada irmão e cada irmã.

Em Jesus e Maria.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário