sábado, 17 de março de 2018

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo” Jo 12, 24b (18/03/2018)

Neste quinto domingo da quaresma, vemos que Jesus já se prepara para a hora da sua entrega total, mesmo tendo a condição divina, Jesus sente-se angustiado, é a sua condição humana que aflora neste momento, mas, ele segue firme na sua missão e a cumpre até o fim, sendo esta semente que gera vida nova e plena. Nós seres humano e limitados, devemos nos espelhar no exemplo de Jesus não permitindo que o medo tome conta de nossa vida impedindo de cumprir a nossa missão, pois Jesus conta com a nossa semente para produzir muitos frutos.

Na primeira leitura o profeta Jeremias 31,31-34 nos fala da aliança definitiva de Deus com o seu povo.
Leitura do livro do profeta Jeremias: 31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles a violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. 33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado.” – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Mesmo depois que Deus manifestou o seu poder libertando o povo da escravidão do Egito, este mesmo povo por diversas vezes se mostra infiel ao amor de Deus, e eis que Jeremias nos fala desta nova e definitiva aliança, e ela deve estar dentro de cada um, não será seguir a lei de Deus temendo que o mal aconteça, mas, sim seguir pelo amor misericordioso de Deus por nós, esta aliança se concretiza na entrega total de Jesus.

No Salmo 50(51) elevamos a Deus o pedido para que Ele nos conceda um coração puro e um espirito decidido, e fazemos este pedido não confiando em nossos méritos e sim na misericórdia infinita de Deus.
Criai em mim um coração que seja puro.
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!.
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

A Carta aos Hebreus 5,7-9 nos fala da obediência de Jesus ao projeto de Deus.
Leitura da carta aos Hebreus: 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Recebemos das sagradas escrituras a grande lição de obediência, Jesus em sua condição divina poderia se livrar do sofrimento que estava para acontecer, mas, seguiu obediente a sua missão para nos dar este grande sinal de fé e esperança, pois mesmo sofrendo com a morte na cruz, ela não prevaleceu e Deus o concedeu vida nova, e sobre esta vida a morte não tem mais poder.

No evangelho segundo São João 12,20-33, Jesus se coloca como a semente que deve morrer para gerar vida.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora, sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” 29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Jesus nos mostra que não podemos nos apegar as coisas deste mundo, este é o momento de sermos sementes, colocando a nossa fé em ação para que os outros também possam ter esta experiência com Deus, Jesus abraçou a sua missão e mesmo nos momentos de maior aflição jamais desaminou, foi uma verdadeira semente do mundo novo, e hoje somos nós que devemos levar em frente à missão de Jesus.

Na sua condição humana, Jesus se coloca igual a qualquer um de nós, que sentimos medo e a angustia toma conta da nossa vida, mas, ele coloca a sua confiança em Deus que sempre estava ao seu lado, e encontra força necessária para seguir em frente. Seguindo a Jesus temos a garantia de que Deus nos honrará e que participaremos da sua glória, mas, seguir Jesus vai além do que imaginamos, seguir a Jesus é comprometer-se com a causa daqueles menos favorecidos, foi por isso que Jesus foi perseguido e morto. E nós estamos prontos para ser com Jesus esta semente da nova aliança?

Vivemos em um mundo onde vemos muitas situações de mortes, mas nós cristão não podemos desistir de anunciar e denunciar, anunciar a vida e esperança que vem do Cristo ressuscitado e encontram-se disponíveis a todos aqueles que queiram transformar suas vidas, e denunciar todas as situações de morte que oprime o povo, não podemos admitir que um país como o Brasil de maioria cristão, que o povo padeça com a fome, violência, drogas, prostituição e corrupção, a transformação do nosso país e do mundo deve começar dentro de cada um de nós nas pequenas coisas, sendo o ponto de partida das grandes transformações que podemos realizar juntos. 

Que neste quinto domingo da quaresma possamos encontrar na palavra de Deus a força necessária para sermos esta semente de vida nova e plena, sabemos que o caminho não é fácil, mas Jesus caminha conosco mostrando que juntos somos mais fortes e que nada devemos temer nesta caminhada rumo a uma nova sociedade, justa e igualitária, onde mesmo nas diferenças todos somos iguais, onde todos somos filhos amados de Deus. Que Nossa Senhora nos ajude nesta missão.
Em Jesus, Maria e José.
Rubens Corrêa



Nenhum comentário:

Postar um comentário