sábado, 22 de setembro de 2018

“Quem é o Maior?” (23/09/2018)


25º Domingo do Tempo Comum - Ano B
O Senhor nos reúne com amor para revelar seu amor, e mostra para cada um de nós o caminho que gera a vida nova do seu Reino.  Acima de tudo, Ele espera de nós um engajamento corajoso na promoção da santificação e da salvação de todos seus filhos.

Primeira Leitura (Sb 2,12.17-20)
Leitura do livro da Sabedoria: Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo a morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”. ­– Palavra do Senhor. – Graças à Deus

O texto do livro da Sabedoria que nos propõe a 1ª leitura, reflete o destino dos justos e dos ímpios. Nos apresenta o pensamento dos que se identificam com a lógica incoerente dos ímpios, e suas manifestações de desprezo para com os justos. As atitudes dos ímpios nos mostram que suas condutas corruptas e imorais se manifestam numa vida fundamentada na autossuficiência, no egoísmo, em valores que primam o ter, colocando em primeiro lugar a ambição e o poder. Enfim mostra para nós que não há sentido na conduta dos ímpios, pois suas atitudes geram violência, divisão, conflitos, infelicidades, enfim morte, enquanto que nossa vida é fundamentada na justiça e nos faz pensar que vale muito ser justo e manter fiel aos valores da fé até o fim de nossas vidas.

Salmo 53(54)
É o Senhor quem sustenta minha vida!
Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!
Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida: não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida!
Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome, que é bom!

A certeza de que é o Senhor quem sustenta a nossa vida, é o que nos dá forças para continuar perseguindo a justiça. Nunca poderemos desistir de sermos fiéis ao Pai, porque confiamos no Seu auxilio. O salmista nos convida a clamar aos Céus, através da oração, do louvor para sermos justos e continuarmos firmes a nossa peregrinação rumo a Pátria prometida.

Segunda Leitura (Tg 3,16-4,3)
Leitura da carta de são Tiago: Caríssimos, 16onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Tiago nos garante que “o fruto da justiça é semeado na paz”. Todos nós somos chamados a ser promotores da paz. Por isso, diante dos acontecimentos do mundo percebemos que tudo o que é disputado com sentimentos de inveja e de rivalidade, acaba levando à derrota. As contendas, as guerras, as brigas não nos levam a nada, pelo contrário, nos conduzem sempre a um final infeliz. Se nós, homens e mulheres, compreendêssemos isto, não perderíamos nosso tempo com desavenças e a nossa história seria outra, completamente diferente. A sabedoria de Deus é quem pode nos orientar na hora das nossas ambições, porque ilumina os nossos passos para o bom termo nas nossas exigências. As nossas ações de conciliação, de misericórdia, sem fingimento são sinais de sabedoria. Se queremos ser justos e perseguir a santidade precisamos mudar o nosso espírito de julgamento e de discórdia e abolir do nosso meio as paixões desordenadas pelos interesses pequenos e mesquinhos que cultivamos dentro de nós e nos tiram a paz. Na maioria das vezes não somos atendidos nos nossos pedidos porque não sabemos pedir o que nos convêm, mas o que nos dá prazer. Antes de tudo, devemos pedir ao Senhor que nos preencha com o Seu Espírito Santo e nos dê sabedoria para fazer sempre a Sua vontade que consiste em que a paz esteja sempre à frente das nossas ações.

Evangelho (Mc 9,30-37)
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”. – Palavra da salvação. – Glória a vós, Senhor.

No Evangelho de hoje, Jesus nos fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus, nos mostra que os discípulos estavam longe de serem pessoas perfeitas, sem nenhum defeito. Eles não estavam entendendo totalmente as explicações de Jesus, além de alimentar uma disputa pelo primeiro colocado, numa suave ambição pelo poder. Jesus não vinha junto com os discípulos, pois os mesmos ficaram um pouco para trás, para poder conversar sem que fossem ouvidos, eles discutiam sobre a importância de cada um, ou seja, cada um deles se julgava o mais poderoso e importante do grupo.

Ao chegarem em casa, se aproximando de Jesus, aquele que vê tudo, foram interrogados pelo Mestre, sobre o que eles estavam conversando pelo caminho. Os discípulos com grande vergonha, ficaram sem palavras, sem saber o que falar, se calaram diante do Filho de Deus, pois se lembraram que Jesus tinha todo o poder no Céu e na Terra, e, portanto, já devia ter percebido tudo. Meus irmãos, assim também somos nós muitas vezes, no nosso trabalho, na sociedade, na família, nas festas, nas reuniões, na comunidade, onde quer que estejamos, a nossa preocupação é sempre uma: de ser o mais importante, e melhor de todos ali. Através de posturas, de cabeça levantada, com aquele olhar de cima para baixo, alguns de nós quer se destacar, dar a melhor impressão, a melhor aparência de si mesmo diante dos demais. 

Jesus hoje está nos dizendo que se quisermos ser o mais importante, se quisermos ser os primeiros diante de todos, temos de ser os últimos, os mais humildes, os mais inocentes e simples como uma criança. Para ser o mais importante diante do Reino dos Céus, temos de ser aquele que serve a todos, aquele que não tem o nariz empinado, e que não olha o irmão de cima para baixo com desprezo, e com um ar de quem é melhor e mais importante do que o outro. Ser grande, ser maior, é ser o servo de todos. Por isso, neste domingo, vamos acolher o pedido de humildade e de serviço que nos pede nosso Redentor e Salvador, para que possamos pedir a graça de viver como últimos para sermos os primeiros no Reino dos Céus. Busquemos, pois, transformar a graça de servir em motivo de ação de graças a Deus. Bom domingo e abençoada semana a todos e todas. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Marlene Coelho Resstel


Nenhum comentário:

Postar um comentário