sábado, 27 de outubro de 2018

“Vai, a tua fé te curou” (28/10/2018)


Neste domingo meditamos sobre as cegueiras que nos impede de enxergar a luz que vem de Jesus, não podemos pensar somente na cegueira física, mas, principalmente na cegueira espiritual que não nos deixa visualizar as belezas dos caminhos do Senhor, muitas vezes as coisas do mundo funcionam como vendas para os nossos olhos e nos encontramos em meio as trevas, porém devemos deixar os nossos ouvidos bem abertos para escutar a voz de Jesus e suplicar que nos liberte desta situação, libertos do pecado podemos enxergar mais nítido e longe, pois estamos vendo com os olhos da fé.

Na primeira leitura o profeta Jeremias 31,7-9 nos convida a exultar ao Senhor com alegria, é Ele que conduz a nossa vida.
Leitura do livro do profeta Jeremias: 7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes de água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Vemos que a nossa fortaleza está no Senhor, ele reuni o seu povo e o reconduz por um caminho reto, lá não há excluídos, todos somos igualmente filhos de Deus, é assim que Ele nos quer, como seus filhos e sendo todos irmãos na fé, reconhecendo que Deus sustenta nossos passos não tememos tropeçar no caminho, para juntos em uma só voz louvar e bendizer a Deus Pai misericordioso.

No Salmo 125(126) sentimos a confiança em um Deus Pai Misericordioso que inúmeras maravilhas fez por nós, exultemos de alegria.
Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza, sairão, espalhando suas sementes. Cantando de alegria, voltarão, carregando os seus feixes!

Na carta aos Hebreus 5,1-6 vemos em Nosso Senhor o verdadeiro Sumo Sacerdote, aquele que ofereceu o sacrifício perfeito em expiação de todos os pecados.
Leitura da carta aos Hebreus: 1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedeque”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Muitos homens e mulheres são chamados por Deus do meio do povo para a missão, isso vai além da nossa vontade, é Ele que nos chama e capacita conforme as necessidades do povo, vemos em Nosso Senhor Jesus Cristo o exemplo a ser seguido, sendo o Filho de Deus, não ostentou do que É, Se fez Servo Fiel colocando-se a serviço dos pobres e marginalizados, somos chamados para também nos colocar a serviço de quem mais necessita, e não podemos esperar reconhecimento por isso, a nossa maior alegria está em estender a mão e ajudar o irmão à recuperar a sua dignidade, foi por isso que Nosso Senhor se entregou até o fim.

No Evangelho segundo São Marcos 10,46-52 vemos o Mestre curar o cego Bartimeu, que com tão grande fé nos mostrou o caminho para a cura da nossa cegueira espiritual.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Mesmo sabendo do que o cego precisava, Jesus fez questão de ouvir dele qual era a sua necessidade, e depois deixou claro que ele foi curado pela fé. Como muitas vezes sentimos dificuldade em acreditar no poder se Jesus? Suplicamos e duvidamos, estamos como cegos, não fisicamente e sim espiritualmente, mas, basta uma atitude nossa para que Nosso Senhor possa se manifestar em nossa vida. Nesta mesma passagem bíblica vemos que muitos repreendiam o cego que estava a suplicar por Jesus, e isso não ocorreu somente naquela época, ainda hoje muitos têm suas súplicas silenciadas por aqueles que se acham mais escolhidos, mas Nosso Senhor escuta a cada um de forma particular, ele está sempre ao nosso lado sustentando os nossos passos.

Hoje suplicamos a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos livre da cegueira espiritual e clamamos “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”, precisamos enxergar este mundo com os olhos da fé e nos colocar a serviço dos desvalidos, somos humanos, fracos e cheios de defeitos, vivemos lamentando dos pequenos problemas que nos incomodam, mas, se olharmos ao redor vemos irmãos que tem problemas maiores que os nossos e que louvam incansavelmente a Deus mesmo em meio a tantos sofrimentos, devemos aprender com eles a conviver com as nossas dificuldades e a encontrar em Nosso Senhor a força que sustenta a nossa missão, que é levar a voz de Jesus Cristo para aqueles que vivem em meio a escuridão. Que a luz do Senhor ilumine o nosso caminho.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário