domingo, 2 de dezembro de 2018

“Ficai vigilantes na fé” (03/12/2018)

Iniciamos o ano litúrgico, o ano novo da Igreja, neste 1º domingo do Advento entramos no Ano C. O 1º Domingo do Advento é o momento oportuno para iniciar com mais cuidado o caminho de oração, verificar como está sendo sua caminhada e o que mudar para se preparar para a 2ª vinda de Jesus Cristo.

Neste tempo de espera e esperança, a Igreja convida-nos a aprofundar na liturgia a prática da vigilância cristã, preparando-nos para a vinda do Senhor.

Na leitura do Livro do Profeta Jeremias 33,14-16, ele anuncia que Deus é fiel às suas promessas e que fará brotar da descendência de Davi a semente da justiça.
Leitura do livro do profeta Jeremias: 14“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa justiça’”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL Sl 24,4bc-5ab.8-9.1014 (R.1b)
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!
O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança.

Na leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,12-4,2, Paulo escreve a comunidade para dizer que devemos viver de modo a agradar a Deus.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses: Irmãos, 12o Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 4,1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,25-28.34-36 apresenta-nos Jesus, o Messias filho de Davi, a anunciar a todos os que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Os acontecimentos do dia a dia tornam o homem incrédulo, fica difícil acreditar no Deus da justiça, comprometido com os homens, as vezes somos levados a acreditar que esse Deus nos abandonou. A nossa realidade é marcada por nossas limitações, por egoísmo, pela destruição do planeta em favor de alguns, pela ganancia dos homens, pela miséria, sofrimento, pelo consumismo.

As leituras do 1º Domingo do Advento, início da preparação para a vinda de Cristo, trazem de volta a esperança de que a libertação está próxima, o projeto de Deus se tornará realidade trazendo uma realidade de vida e felicidade para todos.

Na segunda leitura, Paulo nos diz: “o amor entre vós e para com
todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós
”. Ao longo da próxima semana, procuremos ir ao encontro daqueles que não tem força para esperar: esperar um trabalho, esperar uma saúde melhor, esperar uma reconciliação… Que podemos dizer? O Advento é o tempo propício para ajudar a erguer-se de novo, o tempo de voltar a dar gosto à vida que germina e de ter esperanças de que tudo se resolverá.

A construção do mundo de justiça e amor, não se acaba nunca, é um processo sempre em andamento. O cristão é aquele que sente que em cada dia existe um caminho novo a seguir e não se acomoda com o que já foi feito, sabe que sempre tem alguém precisando que faça mais e mesmo não sendo muito, o pouco faz diferença pra muitos. Assim devemos caminhar no advento, esperando sempre a chegada do Messias e trabalhando para que seja feita a vontade de Deus.

Continuemos em missão para a construção desse reino tão sonhado, à exemplo de Maria e dos apóstolos que levaram as palavras de Jesus para todos.
Carla Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário