sábado, 13 de julho de 2019

O amor é dom gratuito (14/07/2019)


Neste domingo Nosso Senhor nos convida a meditar o quanto estamos comprometidos com o reino de Deus, muitas vezes colocamos inúmeros obstáculos para servir ao Senhor, esperamos que os outros façam aquilo que devemos fazer, achamos que o entendimento da palavra é algo que está distantes de nós, mas Jesus Cristo nos revela Deus em sua plenitude e quanto ele é misericordioso conosco, devemos acreditar que a palavra de Deus habita em nós e que não podemos omiti-la, neste mundo há muitas pessoas caídas pelo caminho da nossa vida e somos nós que devemos com misericórdia devolver-lhes a dignidade, somos o amor de Deus para este mundo. 

Primeira Leitura: Deuteronômio 30,10-14
Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo, dizendo: 10“Ouve a voz do Senhor teu Deus e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. 11Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais nem está fora do teu alcance. 12Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 13Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 14Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Moisés nos mostra o quanto acessível para nós está à palavra de Deus, não temos nenhuma desculpa ou impedimento para acessá-la e praticá-la, não devemos esperar que os outros nos revele esta palavra, ela está em nossa boca e em nosso coração, somos nós que devemos proclamá-la e anunciá-la com a nossa voz e com a nossa atitude, Deus conta conosco para levar a sua mensagem até os confins da Terra.

No Salmo 68(69) colocamos a nossa confiança no Senhor, Ele no seu infinito amor escuta o nosso clamor, se compadece e nos concede a salvação, estando no amor de Deus o nosso coração nEle reviverá.
Humildes, buscai a Deus e alegrai-vos: o vosso coração reviverá!
Por isso elevo para vós minha oração neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor!
Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando, eu louvarei o vosso nome e, agradecido, exultarei de alegria!
Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de seus cativos.
Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada!

Segunda Leitura: Colossenses 1,15-20
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: 15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas, e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo nos mostra que Deus se revela ao mundo em Jesus Cristo, Ele é a razão de todas as coisas, nEle tudo foi criado e é preciso que deixemos que Ele habite em nós assim como Deus habitou nEle, com isso assumimos um compromisso de anunciar ao mundo sedento de amor e de paz que nEle encontramos a vida, pelo seu sangue derramado na cruz o mundo pode encontrar o caminho da paz que nos leva a uma vida plena.

Evangelho: Lucas 10,25-37
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 25um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Jesus Cristo usa da parábola do bom samaritano para nos ensinar que não basta conhecer a palavra e se alegrar com ela, é preciso praticá-la, torná-la viva no meio de nós, vimos que o homem caído à beira do caminho vítima de assalto poderia ter sido socorrido pelo sacerdote ou pelo levita que passaram antes do samaritano, mas todos passaram a diante sem socorrer aquele que necessitava, nós muitas vezes fazemos o mesmo, seja por medo, por fazer algum juízo errado da pessoa, por estar atrasado para algum compromisso ou até mesmo para chegar logo a igreja, sei que por diversas desculpas deixamos o irmão caído necessitando de ajuda.

Vale lembrar que para os judeus os samaritanos eram considerados indignos, e Nosso Senhor usa desta figura para ilustrar que não há limites para a misericórdia, ao chegar perto do homem caído ele não perguntou se este era de Jerusalém ou da Samaria, ele olhou para a situação que a pessoa estava e teve compaixão, ajudou sem esperar que fosse retribuído ou que fosse reconhecido pela sua bondade, simplesmente fez o que o outro precisava.

Como seria bom que o mundo fosse assim? E nós estamos fazendo a nossa parte? Nosso Senhor nos mostra que a construção de um mundo novo depende de nós, com pequenas ações do dia-a-dia podemos juntos realizar grandes transformações para nossa sociedade, para isso é necessário que deixemos as desculpas de lado e que assumamos a parte que nos cabe desta missão, não é outro que deve fazê-la pois a palavra de Deus está em nossa boca e em nosso coração, acreditando nisso podemos mostrar o amor de Deus para o mundo, Jesus Cristo nos mostra o caminho e nos diz: “Vai e faze a mesma coisa”. Então saia da sua zona de conforto e se coloque a serviço, Ele nos espera na eternidade.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário