domingo, 20 de outubro de 2019

A oração insistente nos aproxima do triunfo sobre o mal (20/10/2019)

Neste domingo somos convidados a meditar sobre a importância de perseverar na oração, muitas vezes corremos o risco de pensar que é vão que oramos pois o que pedimos não está sendo atendido, mas é na oração insistente que podemos alcançar as graças que Nosso Senhor Jesus Cristo quer nos dar.

Primeira Leitura: Êxodo 17,8-13
Leitura do livro do Êxodo: Naqueles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até o pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. ­­– Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O livro do Êxodo nos mostra que alto do monte Moisés ora em favor dos combatentes de Israel e esta oração faz com que Josué e seus escolhidos tivesse vantagem sobre seus oponentes, mas os braços de Moisés se cansam e neste momento combatentes de Israel começa a sobre muitas baixas, eis que Aarão e Ur sustenta os braços de Moisés e finalmente a vitória chega ao povo de Israel. É assim que acontece quando oramos, nos sentimos fortes e podemos superar quaisquer adversários, no momento que fraquejamos na nossa fé o inimigo avança sobre as nossas fragilidade parecendo que é impossível vence-lo, se não temos forças para reagir é importante que alguém nos ajude novamente a erguer nossos braços e assim alcançaremos juntos o triunfo sobre o mal que em vão tentou nos vencer.

No Salmo 120(121) colocamos a nossa confiança no Senhor, Ele com sua sombra protetora nos guarda do perigo, com Ele alcançamos a vitória.
Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”
Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh, não, ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!
O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.

Segunda Leitura: 2 Timóteo 3,14-4,2
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo: Caríssimo, 14permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. 4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus

São Paulo escrevendo à Timóteo pede que permaneça firme na fé nas Sagradas Escrituras, nela se encontra tudo que se precisa para perseverar no caminho das virtudes, por inspiração divina ela tem poder de ensinar, argumentar, corrigir e educar para justiça, ela conduz o homem a perfeição, o apóstolo pede para que esta palavra que é mais verbo do que substantivo seja proclamada a todas as nações e hoje somos nós que devemos anuncia-la com fidelidade ao que Nosso Senhor transmitiu, para que esta palavra chegue de forma clara e sem ruídos, não podemos contaminá-la com as nossas fraquezas para que ela seja realmente palavra de Deus, que possamos nos deixar transformar pelas Sagradas Escrituras e assim nos aproximaremos da santidade.

Evangelho: Lucas 18,1-8
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da salvação. – Gloria a Vós Senhor.

Nosso Senhor vem nos ensinar por meio desta parábola a importância de se orar com insistência, durante muitos anos a viúva recorria ao juiz e este sempre negava, poderia ela pensar que vão se submetia a esse injusto juiz, mas ela venceu pela insistência, pedia, pedia, pedia e para que deixasse de ser importunado por ela, o juiz que não temia nada cedeu para se ver livre da importunação.

Jesus Cristo traça um comparativo: Se este juiz que não era bom concedeu àquela viúva o que pedia por causa da insistência, imagine se Deus, que é a Bondade Suprema, não iria ouvir os pedidos dos seus filhos que dia e noite clamam sem cessar? O fato é muitas das vezes oramos pouco ou até mesmo nada, e como pensamos em ser ouvidos por Deus e se nem mesmo falamos com Ele? Peça com muita insistência como aquela viúva, mas lembre que ela pedia ao juiz que fosse feito justiça, ela não pedia coisas ilícitas, também nós devemos fazer este tipo de pedido a Deus e certamente pela perseverança na oração seremos atendidos.

Na última frase do evangelho de hoje Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz um questionamento: “Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” E o que nós podemos responder? Estamos vivendo tempos difíceis onde o mal tenta prevalecer, estão destruindo o mundo que Deus criou com muitas queimadas, óleos nos mares, emissão de muitos gazes tóxicos, etc, governos que se sustentam por meio da corrupção generalizada que tira do pobre o direito a vida digna, a degradação dos valores familiares e o ataque cruel, traiçoeiro e mentiroso a religiosos que tentam a todo custo manter acessa a chama de Jesus Cristo neste mundo onde tenta prevalecer a escuridão, tempos difíceis sim, mas a minha resposta a Nosso Senhor é que sim, quando Ele voltar estaremos aqui juntos guardando a fé e combatendo um bom combate, como fez São Paulo e todos outros santos que nos precederam.

 Que neste domingo Nossa Senhora da Perseverança nos ajude a insistirmos mais e mais na oração, o mundo quer que desistimos, mas jamais podemos fazer, temos que avança sempre mais na fé e assim Deus bem de pressa nos fará justiça, devemos caminhar sempre juntos quando um de nós pensar em desaminar outro virá em socorro, como fez Aarão e Ur, que ajudando a reerguer os braços de Moisés garantiram a grande vitória sobre os adversários. É preciso lembrar o que disse Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”, que assim seja.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário