domingo, 3 de novembro de 2019

Solenidade de Todos os Santos: “A recompensa será grande no céu.” (03/11/2019)


Neste domingo celebramos a Solenidade de todos os Santos, ouvindo as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo que ao proclamar as bem-aventuranças nos faz um forte chamado a santidade e a santificar este mundo.

Na Leitura do Apocalipse de São João 7,2-4.9-14, ouvimos sobre a vitória do Cordeiro e daqueles que foram imolados por sua causa.
Leitura do livro do Apocalipse de são João: Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses, vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. – Palavra do Senhor. – Graças  a Deus.

O SALMO 23 (24) canta a bem-aventurança do coração puro.
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador”. “É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.”

Na leitura de 1 João 3,1-3, ouvimos sobre o grande amor que Deus tem por nós, nos chamando de filhos de Dele, logo não nos abandonará nem na hora de nossa morte.
Leitura da primeira carta de são João: Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. – Palavra do Senhor. Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 5,1-12, ouviremos o sermão da montanha, onde Jesus diz qual deve ser o comportamento para os que pretendem segui-lo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. – Palavra da salvação. Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. – Palavra da salvação. — Glória a vós, Senhor.

No evangelho de hoje, Jesus nos deixa as bem-aventuranças, esperança para aqueles que se encontram fracos, dependentes, desesperançados, e para aqueles que não colocam sua força e confiança nos bens e no poder das coisas terenas, dá esperança de que o Reino de Deus está próximo e ao alcance de todos que se libertarem do egoísmo e que estejam disponíveis para o Reino e para os outros.

O texto parece ir na contramão do mundo atual que nos diz que o pobre que não tem dinheiro para comprar segurança vai ser infeliz, assim como os mansos que não respondem as ofensas e violência na mesma moeda. Que diz que feliz é quem não tem motivo pra chorar. Diz ainda que feliz é quem não acredita em preconceitos e em um Deus que oriente sua vida, que é livre. Diz ainda que feliz é aquele que não para sua vida comovido pela vida do outro, o que segue seu rumo sem olhar ao redor. Feliz o que mente e engana para conseguir favores e simpatias. E que aquele que é duro e insensível e não tem medo das guerras alcançará o sucesso. O mundo ainda nos diz que é mais feliz aquele que entender que é mais fácil e seguro fazer o jogo dos poderosos, pois assim vai estar sempre ao lado deles e obter poder.

Mas a festa de Todos os Santos nos mostra o contrário do que o mundo nos diz, mostra que aqueles que se preocuparam com o sofrimento do outro, aqueles que olharam por seu irmão, aqueles que tentaram fazer um mundo mais justo, estes sim alcançaram reconhecimento aos olhos de Deus e da Igreja. Se olharmos as biografias dos santos veremos que nenhum deles foi perfeito ou sem fraquezas, mas todos foram corajosos e chegavam a desafiar as leis vigentes para socorrer um irmão necessitado. Provavelmente nenhum deles tinha como primeiro objetivo agradar a Deus, mas sim dar dignidade a um semelhante.

Pensemos nessa semana nas bem-aventuranças que Cristo nos deixou e no exemplo dos santos para levarmos nossa vida buscando alcançar a justiça para todos, pois a recompensa será grande no céu.
Carla Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário