quarta-feira, 16 de julho de 2014

No dia da colheita, serei joio ou serei trigo? (20/07/2014)

   Neste 16º Domingo do Tempo Comum, somos convidados a meditar sobre a parábola do joio e do trigo, em nossas vidas vemos que muitas vezes o joio e o trigo estão constantemente misturados e dificultam a nossa caminhada de fé, mas, em Jesus aprendemos a separar as coisas e coloca-las nos seus devidos lugares.
   Em meio a tantas coisas ruins, Deus se faz presente na vida do povo dando a eles uma razão para seguir o caminho, “Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem devas mostrar que teu julgamento não foi injusto. A tua força é princípio da tua justiça, e o teu domínio sobre todos te faz para com todos indulgente.”(Sb. 12, 13 e 16.) Este Deus é que está cuidando de todos nós, ele julga com justiça e este julgamento vai muito além das aparências.
  Com sua ação no mundo Deus ensina o seu povo, “No entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração; pois, quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder. Assim procedendo, ensinaste ao teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores.”(Sb. 12, 18 – 19.) Ao contrário de que muitos dizem, Deus não é vingativo, ele é misericordioso e também quer que sejamos misericordiosos, ele tem todo o poder, mas, não usa este poder para oprimir e nem se impor, ele perdoa nos nossos pecados e também quer que nós façamos o mesmo para com os nossos irmãos.
   Muitas vezes negamos o perdão ao nosso irmão, enchemos os nossos corações de rancor, ódio e tristeza, e assim não percebemos este dom tão maravilhoso que é o amor de Deus, estamos tão preocupados em alimentar o ódio e a magoa, deixando escapar tão numerosas graças que Deus vem derramando tão abundantemente sobre nós e sobre as nossas famílias. É preciso deixarmos que Deus aja em nossas vidas sendo está presença confortadora que nos encha de esperança de um mundo melhor.
   Em sua carta aos Romanos, o Apóstolo São Paulo, nos diz: “O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.”(Rm. 8, 26 – 27.) Por meio do Espírito Santo, Deus age em nós, ele nos concede aquilo que precisamos, antes mesmo que possamos imaginar que precisamos, este espírito é força para nossa caminhada de fé, ele nos animar e nos impulsiona para a missão. Foi assim com os Apóstolos e é assim também com cada uma de nós, mas, é preciso que deixemos que este Espírito Santo se manifeste em nossas vidas sendo sinais do Cristo ressuscitado  para os irmãos mais necessitados.
   No Evangelho segundo Mateus, Jesus nos apresenta a parábola do joio e do trigo, mas, de que joio e trigo Jesus estava falando? O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?(Mt. 13, 24b - 27)  São lançadas em nossas vidas diferentes tipos de  sementes, muitas sementes são boas que nos permite uma boa colheita, mas, também recebemos sementes de má qualidade que só trazem prejuízos.
   Cabe a cada um de nós escolhermos o que faremos destas sementes, “Os empregados lhe perguntaram: Queres que vamos arrancar o joio? O dono respondeu: Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”(Mt. 13, 28b – 30.) Uma escolha faz toda a diferença, e é preciso que tenhamos sabedoria em lhe dar com situações adversas, no evangelho o dono do campo direcionou as suas preocupações para o trigo, e deixou que crescesse juntos o joio e o trigo. Em nossas vidas às vezes arrancamos tudo e condenamos até aquilo que está bom, é preciso que saibamos o momento certo de separar as coisas.
   “Jesus contou-lhes outra parábola: O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.(Mt. 13, 31 - 32) Muitas vezes nos vemos desacreditado em nossas vidas e não nos demos conta que mesmo fazendo pouco, estamos também construindo aqui na terra o reino de Deus, como aquela pequena semente de mostarda, que ao cair em solo fecundo cresce muito, servindo de abrigos para os pássaros, assim também quando semeamos a palavra de Deus, esta palavra entrando no coração das pessoas se tornam tão grande que abriga muitos outros corações desesperados, é a nossa pequena semente se tornando grande árvore.
   Ao despedir a multidão, Jesus explica a parábola aos discípulos, “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo.”(Mt. 13, 37b – 42.) E nós, somos joio ou somos trigo? Nós é que escolhemos.  
   Jesus semeia boas sementes em nossos corações, mas, o mundo também oferece muitas outras coisas, é muito fácil se perder pelo caminho, vivemos colocando prioridade nas coisas erradas, deixamos de valorizar as nossas famílias e as verdadeiras amizades, vivemos correndo o tempo todo querendo obter mais, pisamos nos outros transformando-os em degrau de escada para subir na vida a qualquer custo, disseminamos a discórdia em nossos ambientes de trabalho tornando a vida dos outros em um inferno. Fazendo isso somos joio ou somos trigo?
   Nas passagens bíblicas Jesus vem nos convidando a sermos diferentes, pois ele conhece o nosso interior, sabe o que se passa em nossa cabeça, sabe quais são os nossos sentimentos, a cada dia vem semeando o amor, a paz e a sabedoria, nós também podemos semear. E vamos escolher semear o que? É preciso enchermos este mundo de trigo e que a colheita seja produtiva, mais do que sermos trigo, devemos fazer com que os nossos irmãos também sejam trigo, por isso devemos semear o amor e a paz nos campos dos nossos irmãos, mas, tudo sem impor, Jesus não se impôs, nos deixou livres para escolhermos o caminho.
   Que no dia colheita, sejamos o trigo que será levado para o celeiro e possamos fazer com que muitos outros também estejam neste celeiro, pois esta é a nossa missão, levar Jesus por toda a parte, sendo este sinal de esperança que conduz para a vida eterna.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário