domingo, 20 de julho de 2014

Que tesouros escolhemos manter em nossas vidas? (27/07/2014)

  Irmãos neste 17º Domingo do Tempo Comum, somos questionados onde está o nosso tesouro, sabemos que temos a tendência de priorizar o que são menos importantes e com valores que se perdem com facilidade, mas, Jesus vem nos mostrar o verdadeiro tesouro para as nossas vidas, um tesouro que não perece e dura por toda vida.
   Na primeira leitura vemos que podendo pedir qualquer coisa para Deus, Salomão pede o que é mais importante, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”(1Rs. 3, 7b – 9.) Ele pediu a sabedoria para ser justo no seu julgamento e que governasse o povo da melhor forma possível, se desprendeu de toda a vaidade humana, não pedindo algo para si, mas, pediu algo que favorecesse a todos, esta sabedoria falta a maioria de nossos governantes que colocam o seus objetivos pessoais a frente dos anseios do povo.
   Deus ouve a prece de Salomão, “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti.”(1Rs. 3, 11b – 12.) Deus concede a sabedoria a Salomão, pois ele não buscava glórias pessoais, também nós devemos pedir esta sabedoria a Deus, muitas vezes enchemos nossas vidas de coisas supérfluas que em nada nos torna melhores, e o vazio de nossas vidas é inevitável.
   Vemos na segunda leitura, Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.(Rm. 8, 28 – 29.) São Paulo afirma que somos predestinados a serem imagens de Jesus. E ser imagem de Jesus meche profundamente em como envolvemos as pessoas em nossas vidas. Será que nos aproveitamos da palavra de Deus para manipular o próximo? Será que uso a palavra de Deus para oprimir? Não podemos fazer isso, ser imagem de Jesus nos tornar pessoas melhores, aprendemos ser solidários e a praticar o amor ao próximo, um amor desinteressado, amor somente pelo gesto de amar, amar até mesmo aqueles que nada têm a nos oferecer.
   No evangelho Jesus usa de comparações para que possamos entender a essência do reino de Deus, “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.”(Mt. 13, 44 – 48.) Muitas vezes colocamos maior importância as coisas que se perdem facilmente e depois ficamos entristecidos, pois perdemos algo que julgamos essencial, mas, nos esquecemos de que realmente importa, colocamos a nossa posição na empresa, o carro do ano ou casa linda, como  o centro de nossas vidas, enquanto nossas famílias andam desestruturadas onde ninguém se entende. De que vale tudo isso?
   Jesus nos conta no evangelho que o homem que encontrou o tesouro, abriu mão de tudo o que tinha em prol de obter este tesouro. De que tesouro Jesus estava falando? Jesus falava da vivencia real da fé em Deus, e esta fé passa também em ajudar o próximo a encontrar o caminho, esta passagem bíblica também nos fala que ao lançar as redes encontramos peixes de todos os tipos e que é preciso selecionar bem com quais iremos ficar. A nossa vida é feita de escolhas, entre o bem e mal, Jesus nada nos impõe, nós que escolhemos o caminho a seguir, mas, também recebemos as consequências destas escolhas. No evangelho o homem sábio escolheu vender tudo o que tinha para comprar o campo onde estava o tesouro, e fez isso por acreditou que era o mais certo a fazer.
   E nós o que escolhemos manter em nossas redes? O tesouro que estou escolhendo preenche a minha vida? Devemos aprender com Jesus a identificar o verdadeiro tesouro, rever as nossas relações familiares e também as nossas relações com os amigos. Estou sendo tesouro ou fardo para os outros? Sim, muitas vezes nos preocupamos somente com o que os outros são para nós e não nos importamos com o que somos para os outros, o no egoísmo nos impede de fazer esta meditação e de ter uma ação diferente.
   Neste domingo temos esta missão, além de identificar e saber valorizar as pessoas que são como tesouros duradouros para nós, também somos convidados a ser este tesouro especial para a vida do próximo, que assim como Salomão, que Deus nos conceda sabedoria para saber o que é certo e o que não é, sendo este tesouro duradouro para os nossos irmãos, sendo a imagem viva deste Cristo que se entregou por nós como o maior de todos os tesouros.

Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário