quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal, o nascimento da paz e do amor para o mundo (24/12/2014)

   Nesta quarta-feira celebramos a noite de Natal, um momento muito especial para todo o cristianismo, pois, recebemos nesta noite o menino que mudou os rumos da história, Jesus Cristo o Salvador do mundo que nasce em uma manjedoura. Mas, que contraditório esta vinda de alguém tão importante em um lugar tão simples entre os animais? É assim que Deus se manifesta e nos ensina, não somos nada neste mundo e muitas vezes achamos que os melhores lugares tem ser nossos, nesta noite de Natal aprendemos com o Cristo menino a essência da humildade.
   Na primeira leitura vemos que resplandeceu a luz sobre a escuridão, “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.”(Is 9,1-6.) O profeta Isaías anuncia a vinda do novo rei, não aquele rei opressor, e sim um rei que assumindo o trono de Davi governará com justiça e santidade, em todo o seu reino a paz prevalecerá e o amor será o meio pelo qual todas esta coisas serão realizadas, este rei menino que vem trazer esta luz e esperança para este povo tão oprimido.
   Na segunda leitura São Paulo nos fala que é preciso uma mudança de vinda para encontrar a salvação, “Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.”(Tt 2,11-14.) Ao recebemos esta graça tão magnifica, não podemos ser do mesmo jeito, é preciso uma transformação de vida, para isso se faz necessário o abandono de práticas que estão na contramão dos ensinamentos de Jesus, Cristo não nos impõe nada, mas, o caminho para a felicidade requer de nós um cristão renovado e autentico, não um rotulo ou uma fachada, Jesus nos chama, a resposta somente nós podemos dar.
   No evangelho, São Lucas nos apresenta uma das mais lindas passagens bíblicas, “Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.”(Lc 2,1-7.) Deus se faz valer da vontade do Imperador para o cumprimento da profecia, o Salvador do mundo nasce na pequena cidade de Belém, em uma manjedoura, pois não havia lugar dentro da casa. E neste Natal, Cristo está encontrando lugar em nossos lares ou somente estamos preocupados com festas e presentes? Vemos que em muitos lugares ainda hoje ele não encontra abrigo. Não podemos perder a essência deste dia.
   Vemos na sequencia do evangelho que o anuncio é feito primeiro àqueles que nada têm a oferecer, “Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.”(Lc 2,8-14.) Os pastores, confusos, recebem do anjo um anuncio do nascimento do Messias, aquele que irá trazer paz, amor e muita esperança ao povo sofrido, Deus se faz pobre e vem aos pobres se manifestar, acredito que neste momento os pastores experimentaram um misto de medo, confusão e alegria, mas, acreditaram e foram contemplar o nascimento do Salvador do mundo.
   Hoje meditando estas palavras, vemos como o sentido do Natal tem se perdido em meio a tantos anúncios e promoções, Natal virou uma grande oportunidade de negócios, infelizmente o menino Jesus não encontra morada em muitos lares, e quantas mães, como Maria, sofrem ao ver seus filhos sem ter um lugar para ficar abrigado e com um pouco de comida para comer, só de pensar que neste dia muitos esbanjam grandes banquetes enquanto tantos passam fome, precisamos mudar esta realidade, não estou aqui dizendo que não devemos fazer a ceia com a família e trocar presentes, isso também é importante para integração da família, mas, não podemos esquecer que o espírito natalino deve nos acompanhar no decorrer de todo o ano, e nós como cristãos devemos ser promotores da justiça, da paz, do amor e da solidariedade, fora e dentro das nossas famílias.
   O nascimento de Jesus em um local tão simples e humilde, nos mostra que não somos nada neste mundo, e que ao nosso lado muitos sofrem com a violência, drogas, corrupção e prostituição, nós como cristãos temos uma missão, levar as todas as pessoas este Jesus, que se fez menino pobre nascido entre os animais, que nos ensinou muitas lições de amor e solidariedade, e que entregou sua vida por nós, só um grande gesto de amor para realizar tudo isso, e é este que devemos ser anunciadores pelo mundo todo.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário