quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Preparai o caminho do Senhor (07/12/2014)

   A liturgia no tempo do Advento
   Este ano B, percorremos o itinerário proposto pelo evangelista Marcos. Ele nos convida a refazer hoje os passos que Jesus fez na busca da vontade do Pai, desde a Galileia até Jerusalém, lugar onde o servo sofredor será perseguido, executado na cruz e ressuscitado dos mortos.
   Os textos bíblicos da liturgia deste domingo são uma convocação clara à mudança de vida.
   Na primeira leitura o povo de Israel faz a experiência da misericórdia de Deus anunciada pelo profeta Isaías, que ó o profeta da esperança.
   No Evangelho de Marcos temos João que anuncia a vinda do Messias. O seu testemunho de vida ajuda nessa preparação da vinda de Jesus: vida simples e desprendida.
   Este tempo em que vivemos se transforma em tempo de salvação (segunda leitura).
Comentários às leituras
   I Leitura
   Consolai, Consolai meu povo (Is 40,1-5.9-11): O Senhor vem ao encontro do seu povo como o pastor em busca de suas ovelhas.
   Esta leitura nos recorda o exílio da Babilônia. O profeta anuncia o retorno, já próximo, ao povo de Israel, desolado pela perda de sua autonomia e pela destruição de sua identidade. O texto traz uma mensagem de alegria que o Senhor pronuncia pelos lábios de Isaías. A citação do profeta é recolhida no Evangelho de Marcos e assumida na aclamação do Evangelho: ”Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas” (Mc 1,2). Aqui temos a chave de leitura do Evangelho deste domingo: tudo nos fala de conversão e mudança de vida.
   Evangelho
   Preparai o caminho do Senhor (Mc 1,1-8): Eis o alegre anúncio do Filho de Deus que vem dar início à nova criação. João é seu precursor que vem preparar o caminho do Messias.
   No Evangelho deste domingo encontramos o prólogo de Marcos: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1,1). Marcos deixa claro que tudo o que vamos encontrar neste livro é apenas o começo. O evangelista diz que percorrer o caminho que leva a Jesus é estar disposto a começar, a reaprender. Depois do convite a vigiar no domingo passado, agora somos convidados a esperar com alegria aquele que vem. João Batista é ícone daqueles que esperam com alegria a vinda do Messias que exige a conversão perante o Dia de Deus.
   II Leitura
   Para que ninguém se perca ( 2 Pd 3,8-14): Testamento dos ensinamentos do apóstolo Pedro. O texto reafirma a volta de Jesus numa nova dimensão de tempo: aqui o tempo é entendido em seu sentido cairológico (kairos) e não apenas o tempo cronológico. Este é o tempo (oportunidade de Deus) para a salvação de todos. Esta carta de Pedro é uma mensagem aos que esperam com anseio a vinda do Dia de Deus. De uma vida reta e não tortuosa. A eles cabe um caminho plano, caminho esse anunciado pelo profeta Isaias.
   Salmo 84 (85) é a oração dos israelitas que voltam do exílio.
   Pistas de reflexão
   Sempre a caminho: Deus se revelou na história do povo de Israel em caminhada pelo deserto. Aos pés de Jesus: João Batista preparou a vinda de Jesus com uma vida simples. Deu testemunho de humildade e serviço. O tempo passa: é preciso saber viver. 
   Testemunho de santidade: Josefina Bakhita – da escravidão para a esperança
   “Uma pérola negra, africana, está incrustada na coroa da glória de Deus. Bakhita é para nós todos o testemunho dos mais doces atributos de Deus: o seu fiel e eterno amor, a sua misericórdia e compaixão, a sua infinita bondade. Ela nos fala da absoluta liberdade de Deus nas suas escolhas, com preferência privilegiada pelos pobres e humildes”.
   (Do Sudão à Itália, esta jovem Sudanesa percorreu os caminhos da santidade na humildade de uma escrava ao serviço dos ricos de seu tempo, acreditando sempre na bondade de Deus que guia os seus passos até a introduzir na vida de um convento onde termina a sua vida com fama de santidade. Hoje a Igreja se honra de a ter nos altares com modelo de vida nova).
Pe. Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário