sábado, 29 de novembro de 2014

Senhor, somos obras de tuas mãos! (30/11/2014)

   Neste domingo iniciamos o tempo de advento, uma preparação para recebermos em nossos lares e nossas vidas a presença do menino Jesus que veio para trazer salvação a todos. Neste tempo litúrgico temos a oportunidade de fazer uma preparação para a festa do Natal, não aquele Natal das grandes ações comerciais e sim aquele Natal de confraternização em família, o Natal de fazer o bem ao próximo, mesmo que este em nada possa retribuir, neste tempo de reflexão somos chamados a acolher o menino Jesus na pessoa daquele mais necessitado.
   O profeta Isaías nos fala que longe de Deus não somos nada, “Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.”(Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7.)
   Quando estamos longe da presença de Deus, estamos perdidos, não encontramos sentindo no que fazemos e não temos vitórias em nossas, lutas, Deus sempre está vindo ao nosso encontro, mas é preciso que deixemos que ele possa agir em nós, usar de nossas ações para a realização do projeto de um mundo melhor para todos os seus filhos, precisamos nos deixar moldar por Deus como barro na mão do oleiro que se transformar em um lindo vaso novo.
   O Apostolo São Paulo nos revela em sua carta aos Coríntios que em Jesus somos fortalecidos, “Irmãos: Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.”(1Cor 1,3-9.) De Jesus recebemos perseverança e a força para seguirmos o caminho, recebemos inúmeros dons e a nossa missão é colocar estes dons a serviço do próximo, sabemos que isso não é uma tarefa fácil, mas, em tudo temos a certeza que Jesus sempre está ao nosso lado e nunca irá nos abandonar, ele é certeza da nossa vitória.
   Jesus no evangelho segundo São Marcos nos mostra que é importante que fiquemos sempre vigilantes, “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”(Mc 13,33-37) Se Jesus hoje como ele irá nos encontrar? Estaremos preparados ou seremos surpreendidos com a sua volta? Precisamos a cada dia viver intensamente, fazer o bem, promover a paz e lutar por justiça e igualdade para todos. Jesus quando subiu aos céus nos deixou uma missão e não podemos vacilar na execução desta tarefa, precisamos a cada dia trabalhar juntos com os nossos irmãos, somando forças, pois, juntos somos mais fortes e podemos mais.
   Recebemos de Deus um mundo perfeito, sem desigualdades, poluição, opressão, violência, medo, guerras e fome. No que transformamos este mundo? É um grande absurdo que no mundo que produz tão alimentos tantos passando fome enquanto outros desperdiçam alimentos, não podemos descuidar com a vida do nosso planeta, pois aqui é o nosso lar. Temos que unir nossas forças para mudarmos estas realidades tão adversas, que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus deixando ele agir por meio de nossas ações, perseverar e buscar forças naquele que é nossa fortaleza, Jesus Cristo luz para os nossos caminhos, e nunca podemos descuidar da vigilância, precisamos estar atentos as necessidades dos nossos irmão e lutar para que todos tenham vida em abundancia.

   Neste tempo de advento que possamos nos preparar para receber este Deus que se fez menino, para nos ensinar a humildade, amor e paz, sejamos o mensageiro desta paz e deste amor ao mundo todo, sendo esta estrela de esperança para a vida daqueles que já não sabem a quem recorrer, que possamos fazer um Natal feliz para todos e não só nesta data, e sim todos os dias.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário