sábado, 19 de setembro de 2015

Disse Jesus: “Quem quer ser o primeiro, deve se colocar a serviço do próximo” (20/09/2015)

   Com Jesus aprendemos neste domingo a importância de se colocar a serviço do próximo, na sociedade e nas igrejas presenciamos que muitos querem se destacar colocando-se como mais importante perante aos outros, mas vem de Jesus a lição que deve impulsionar as nossas vidas, “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Não há como ficar indiferente a esta nova proposta de Jesus, nele encontramos a inspiração necessária para trilhar o caminho rumo ao Reino de Deus.
   No livro da Sabedoria (Sb 2,12.17-20.) vemos como é perseguido aquele que pratica a justiça de Deus, ao perceber que suas transgressões estão ameaçadas, os ímpios armam ciladas e colocam a prova quem percorre os caminhos do Senhor, “Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.
   Como são duras as perseguições que todos os dias os filhos de Deus sofrem, insultos, torturas e martírio, são algumas das formas de se tentar inibir a vivencia do evangelho de Jesus, vemos como sofrem os cristãos na Síria, onde estão sendo crucificados, decapitados e até queimados vivos pelos radicais dos estados islâmicos. Diante de tantas barbares, nos questionamos: Como continuar a percorrer os caminhos da Justiça do Senhor? Mas Deus é nossa fortaleza e ele nunca nos abandona, e não podemos deixar que seja em vão, os sacrifícios que os nossos irmãos fizeram para testemunhar e transmitir a fé para a nós.
   O apóstolo Tiago (Tg 3,16-4,3.) nos diz na segunda leitura, “Caríssimos: Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.”
   Neste mundo onde o poder do capital fala mais alto, vemos como é difícil promover a paz em meio a tanta inveja e rivalidade, muitos filhos de Deus sofrem vitimas das guerras espalhadas pelo mundo inteiro, são milhões de homens, mulheres e crianças que passam fome e que deixam a sua terra natal, fugindo da estupidez de pessoas que colocam a sua ganancia acima do direito dos outros, precisamos dizer um basta para a indústria guerra que sobrevive a custa do sofrimento dos outros, devemos semear a paz em todos os cantos do mundo e mais do que isso, devemos lutar para que todos tenham vida plena e feliz.
   No evangelho (Mc 9,30-37) vemos Jesus que anunciava aos discípulos todo sofrimento que ele deveria passar, e que ele ressurgiria no terceiro dia, mas o pensamento que estava na cabeça dos discípulos era de saber quem seria o maior no Reino de Deus, Jesus porem diz que quem quer ser o maior deve se colocar como o menor e que sirva a todos, em seguida coloca uma criança no meio deles e diz: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.
   Analisando as coisas que vemos no mundo e o presenciamos nas igrejas, percebemos como estão distorcidos os ensinamentos de Jesus, vemos muitos lideres políticos e religiosos que usam de sua posição para obter benefícios próprios, enquanto isso o povo sofre com as privações que são impostas pelo sistema que visa o lucro a qualquer custo. Para Jesus, aquele que detém o poder deve se colocar a serviço de quem nada tem, e nunca abusar do poder que tem para obter mais a custa da opressão do povo.
   Jesus se coloca na pessoa de uma criancinha, e diz que quem acolher esta criança estará acolhendo a ele e a Deus. Como alguém tão importante se coloca como semelhante a uma criança que naquela época era desprezada? Jesus se coloca junto aos que sofrem e toma parte do seu sofrimento, ele eleva aqueles que estão humilhados, trás para centro aqueles que estão marginalizados e devolve vida plena para aquele que já perderam as esperanças, isso incomodou muito naquela época e ainda hoje incomoda aos que centralizam o poder.
   Que neste domingo possamos aprender com Jesus a humildade e a se colocar a serviço, devemos cuidar para que todos tenham vida plena e feliz, promover a cultura da paz e da tolerância entre todos, sem oprimir, sem ofender e acumular, os grandes lucros das instituições financeiras e das grandes organizações é a custa da fome e do sofrimento do pai e da mãe de família que não tem o pão para dar aos seus filhos, e nem um teto para abrigar a sua família, Jesus quis que os discípulos entendessem isso, e hoje ele diz isso para nós, e não podemos ficar somente escutando as belas palavras de Jesus, devemos arregaçar as mangas e se colocar a serviço para que o Reino de Deus aconteça já aqui na terra, ele conta conosco para essa missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário