sábado, 12 de setembro de 2015

Seguir a Jesus mesmo em meio as adversidades (13/09/2015)

   Meditamos neste domingo como é difícil percorrer o caminho de Jesus, muitos são os obstáculos que diariamente temos que superar e por diversas vezes somos tentados a abandonar o projeto nos aventurando por outras estradas. Temos na pessoa de Jesus Cristo um grande exemplo a seguir, mesmo sofrendo muitas perseguições e sabendo de tudo que iria acontecer, ele não desistiu de nos mostrar os caminhos para a salvação, que nos deixemos guiar pela luz de Cristo.
   As palavras do profeta Isaías (Is 50,5-9a.) nos mostra como é penoso o caminho do servo de Deus, mas, ao ouvir o chamado do Senhor é impossível resistir e voltar para trás, mesmo sofrendo com os açoites e os insultos de quem nos perseguem, temos a certeza que Deus é por nós e que nada será capaz de os humilhar. “A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?”
   Em nossas igrejas e na sociedade, quantos desafios precisamos superar para seguir a Jesus? Sabemos que não é fácil, e para os apóstolos também não foi, mas, devemos nos manter perseverantes e confiar que o Senhor está ao nosso lado sustentando a nossa missão e ele nunca nos abandona, segui-lo é com certeza a melhor decisão que podemos tomar.
   Na segunda leitura o apóstolo Tiago (Tg 2,14-18.) nos diz, “Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos’, e: ‘Comei à vontade’, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensação, alguém poderá dizer: ‘Tu tens a fé e eu tenho a prática!’ Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!”
   As palavras do apóstolo Tiago mechem profundamente nas estruturas religiosas e nas estruturas da sociedade, não podemos tentar separar a fé das obras, pois uma não existe sem a outra, de nada adianta louvar e bendizer ao Senhor com os nossos lábios enquanto milhões de filhos de Deus passam fome, estão sem teto, sendo vítimas da violência, das drogas, da escravidão e da opressão. E o que falar dos lideres religiosos que enriquecem a custa da fé dos outros? Retém para si o que deveriam colocar em comum com os que mais sofrem, eles estão na contramão dos ensinamentos de Jesus, precisamos voltar para o rumo certo.
   No evangelho segundo Marcos (Mc 8,27-35.) vemos que inspirado por Deus, Pedro reconhece em Jesus, o Messias prometido, e ao ouvir Jesus falar abertamente tudo o que deveria sofrer, ele toma Jesus a parte e começa repreendê-lo, olhando para os discípulos, Jesus repreende Pedro dizendo, “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Chamando a multidão, ele acrescentou, “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.
   Vemos na figura de Pedro um pouco de cada um de nós, reconhecemos que Jesus é o verdadeiro Messias que deu a sua vida para nos salvar dos nossos pecados, mas, quando as adversidades da vida aparecem, sentimos medo e deixamos que as coisas do mundo nos paralisem, precisamos romper esta barreira e percorrer o caminho juntos com Jesus até o calvário, e de lá abrir os caminhos da vida eterna com o Cristo ressuscitado, Pedro entendeu a mensagem de Jesus e a exemplo do mestre, também entregou sua vida em favor de muitos. E nós, por quanto tempo nos omitiremos enquanto testemunhamos tantos sofrimentos neste mundo?
   Que neste domingo possamos sentir o despertar da nossa fé, colocando a serviço de quem mais precisa, nos colocando nas mãos de Deus para que ele realize a sua obra de salvação por meio de nós, somos instrumentos do Senhor para que os nossos irmãos também encontre o caminho da salvação e de uma vida digna, com saúde, paz, segurança, educação, emprego e liberdade, precisamos descruzar os braços e mostrar a nossa fé pela nossas obras, é Jesus que anima a nossa caminhada.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário