domingo, 24 de janeiro de 2016

Jesus nos confia o anuncio da sua boa-nova (24/01/2016)

   Neste terceiro domingo do tempo comum, refletimos sobre a importância do anuncio do evangelho, hoje somos cristãos não por revelação divina, mas, porque alguém nos transmitiu a fé em Jesus Cristo, no decorrer da história muitas vidas foram dedicadas para relatar e ensinar sobre a missão de Jesus, são eles testemunhas do amor misericordioso que Deus tem por nós, hoje somos nós que temos a missão de continuar este anuncio da boa nova, Deus conta conosco para esta missão.
   Na primeira leitura (Ne 8,2-4a.5-6.8-10.) vemos que: “Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei. Esdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: ‘Amém! Amém!’ Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: ‘Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis’, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. E Neemias disse-lhes: ‘Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força’.”
   Vemos como foi importante a missão de Esdras e Neemias, eles anunciaram diante do povo a Lei de Deus, e exortou o povo para que não chorassem, mas, que se alegrassem, pois a alegria do Senhor é a nossa força. É assim que devemos receber a mensagem do Senhor, com grande alegria, ela nos orienta e nos dá força para nossa caminhada, e é nossa missão também anunciar com alegria esta boa-nova aos nossos irmãos, e devemos fazer com que todos possam compreender o que Deus tem a nos dizer, a missão de continuar está em nossas mãos.
   Em sua primeira carta aos Coríntios (1Cor 12,12-14.27.) Paulo nos diz: “Irmãos: Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.”
   Paulo nos mostra a importância da unidade em Cristo, pois todos somos membros de um único corpo independente de nossas origens, batizados em um único Espírito, temos em comum a missão de continuar a missão de Jesus, nele todos somos um, e é por ele que devemos anunciar e denunciar, anunciar o amor misericordioso de Jesus, amor de entrega total, e denunciar todas as situações de morte que oprime o povo, é assim que Jesus fez e nós que somos membros do seu corpo também devemos fazer o mesmo.
   No evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21.) Lucas nos relata que: “Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor’.”
   Devido a grande sabedoria que demonstrava, a fama de Jesus se espalhou por toda a Galileia, ao entrar na sinagoga e fazer a leitura do livro do profeta Isaías, ele revela que nele as palavras daquela profecia se cumpriram, ele veio para libertar os cativos, recuperar a visão dos cegos, libertar os oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor, ao olharmos para a vida de Jesus vemos que foi exatamente isto que ele fez, ele ensinava com sabedoria, poder e autoridade, e mais do que isso, ele demonstrou um amor incondicional por aqueles que mais necessitavam, e esse amor culminou com a sua entrega total na cruz, foi por amor que ele deu a sua vida para que tenhamos vida.
   Vemos em Lucas preocupação em testemunhar fielmente os ensinamentos que recebeu de quem desde o inicio esteve com Jesus, assim também nós devemos fazer, vemos em muitas igrejas e seitas, os lideres que deturbam a palavra de Deus que poder se beneficiar dela, ao invés de seguir os ensinamentos de Jesus usando a palavra para libertar o povo, usam da distorção de alguns trechos da bíblia para oprimir e forçar o povo a dar tudo o que tem para assim enriquecer cada vez mais a sua conta bancária. Temos a responsabilidade de sermos anunciadores fieis da mensagem de Jesus, diante do povo sedento de amor e de paz, não podemos colocar os objetivos pessoais a frente da missão que Cristo nos confiou, somos mensageiros do seu amor e da sua paz.
   Que neste domingo possamos perceber a alegria que está no anuncio da boa-nova de Jesus, em meio a tantas coisas ruins que o mundo nos oferece, vemos na palavra de Deus um caminho seguro a seguir, vemos quantas pessoas colocaram as suas vidas a disposição da missão de levar a mensagem de Jesus a todos os cantos do mundo, e nós também podemos fazer a nossa parte, e ela começa em nossa casa evangelizando a nossa família, fazendo que a nossa família também evangelize outras famílias e assim seremos como Jesus, sinais de esperança a quem está perdido pelo caminho, encontrando em nós o apoio necessário para sua caminhada rumo ao Reino de Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário