domingo, 31 de janeiro de 2016

Mesmo não sendo bem aceito, a missão não pode parar (31/01/2016)

   Neste domingo vamos meditar com Jesus na sua terra natal, passando pela caridade de Paulo e pela vocação de Jeremias. Com Jesus aprendemos como é difícil ser aceito em meio aqueles que presenciaram o inicio de sua vida, Paulo nos ensina que o caminho para Deus se percorre na estrada da caridade, sem ela nossas ações são vazias e sem sentido, Jeremias nos mostra que o Senhor nos prepara desde o ventre materno e que sustenta a nossa caminhada, Deus tem um proposito para nossa vida, deixemos ele agir nos revelando a missão que nos confia, sendo nós, os instrumentos da seu amor para o mundo.
   Na primeira leitura (Jr 1,4-5.17-19.) “Nos dias de Josias, rei de Judá, foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: ‘Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles. Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te’, diz o Senhor.”
   Olhando para a vocação de Jeremias vemos o quanto Deus o fortaleceu para a missão, ele foi consagrado profeta ainda no ventre da sua mãe, mesmo em meio as perseguições ele se manteve firme, pois sabia que Deus o acompanhava e o defendia, conosco Deus faz da mesma forma, nos consagra e nos prepara desde o ventre materno, e nos acompanha em toda a nossa jornada, sustentando os nossos passos e sendo força em nossa fraqueza, ele nunca nos abandona e nós precisamos completar a nossa missão, a vida do profeta Jeremias nos serve de inspiração para esta caminhada.
   Em sua carta aos coríntios (1Cor 12,31-13,13.) o apostolo Paulo nos diz: “Irmãos: Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. Atualmente, permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.”
   Paulo nos mostra que o caminho é o amor, de nada adianta realizarmos tantas coisas em nossa vida se não as fizermos com caridade, podemos ter muitos dons e sermos bem vistos pelos outros, mas, Deus conhece o intimo do nosso coração e sabe com que proposito é que realizamos as nossas obras, somos seres limitados e imperfeito, e em Jesus tudo o que é limitado e imperfeito desaparece, permanecendo a fé, a esperança e a caridade, sendo a caridade a maior delas e que deve ser a base de tudo o que realizarmos.
   No evangelho (Lc 4,21-30.) “Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: ‘Não é este o filho de José?’ Jesus, porém, disse: ‘Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum’. E acrescentou: ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio’. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.”
   Mesmo tendo realizados tantos prodígios e muitos testemunhando os grandes milagres de Jesus, o povo de sua terra natal questionava: “Não é este o filho de José?” Jesus revela que nenhum profeta é bem aceito em sua pátria, foi assim com Elias e com Eliseu, ao dizer estas coisas o povo se enfureceu com Jesus e queriam atirar-lhe do precipício, mas, Jesus passa no meio do povo, voltou a percorrer o seu caminho para completar a sua missão.
   Em nossas vidas muitas vezes perdemos tempo lamentando que quem muitas vezes deveria nos apoiar se colocam contra nós, e ficamos paralisados sem dar continuidade a nossa missão, Jesus nos mostra que devemos superar estas dificuldades e que não é importantes sermos aceitos, e que realmente importa é continuar caminhando rumo a conclusão da nossa missão, sabemos que desde sempre Deus nos consagra e nos prepara, e que a caminhada não é fácil, também não foi fácil para Jesus, Jeremias e Paulo,  e nem por isso eles desanimaram, nós também não podemos desanimar.
   Que estas passagens bíblicas nos inspire a continuar o nosso caminho de caridade rumo ao Reino de Deus, e nessa jornada somos responsáveis em ajudar os nossos irmãos a também encontrar o seu caminho, somos vocacionados como Jeremias, firmes como Jesus e caridosos como Paulo, e devemos fazer deste mundo uma pátria acolhedora para todos os seus filhos, mesmo em meio às dificuldades não podemos nos abater, pois temos a certeza que Deus está à frente de todos os nossos atos e que sustenta os nossos passos, ele nunca nos abandona.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário