quinta-feira, 26 de maio de 2016

Solenidade de Corpus Christi: Jesus Eucarístico que alimenta a nossa missão (26/05/2016)

Primeira Leitura (Gn 14,18-20.) – Leitura do Livro do Gênesis:
18Naqueles dias, Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra!
20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo. - Palavra do Senhor.

   Na leitura do livro de Gênesis nos tras o relato de um acordo entre Abraão e o rei Melquisedec (este nome significa meu rei é justo), este acordo não visa oprimir ninguém nem juntar riquezas, mas aceita parte que cabe a cada um estabelecendo assim a justiça.  

Com. São Diogo - Serra - ES - 2016
Segunda Leitura (1Cor 11,23-26.) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.
25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”.
26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. - Palavra do Senhor.

   Nesta leitura Paulo relembra o momento em que Jesus instituiu a Eucaristia, o pão e vinho que se tornam o corpo e sangue e que nos traz a esperança de uma nova humanidade. Ao partir o pão e o vinho Jesus nos ensina a partilhar o que temos de melhor, a seguir o seu exemplo desprendendo-se de si mesmo em favor de todos.

Anúncio do Evangelho (Lc 9, 11b-17)
Com. São Diogo - Serra - ES - 2016
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 
11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.
12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.
13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.
14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.
15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. — Palavra da Salvação.

   O Evangelho de hoje é o ponto alto da missão que Jesus nos deixou, quem poderia imaginar algo tão grandioso, tão generoso só mesmo o nosso Senhor, saciar a fome de tantas pessoas em meio ao deserto. Com este fato Jesus ensinou a seus discípulos e ensina a cada um de nós que uma comunidade deve ser organizada de tal modo que todos possam sentir saciados e que se colocarmos em comum não faltará para ninguém.
Com. São Diogo - Serra - ES - 2016
   A solenidade que celebramos hoje Corpus Christi (o corpo e sangue de Cristo) nos lembra de que o próprio Deus esta presente na eucaristia e que é para todo cristão uma imensa alegria poder encontra-se com ele sempre ao redor do altar, “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre” (Jo 6,51).
   O evangelho de Lucas em contra partida nos lembra de que se quisermos realmente estar em comunhão com Deus é preciso estar em comunhão com nossos irmãos, principalmente com aqueles que mais necessitam. Por isso devemos nos encontrar com Jesus eucarístico sempre em nossas missas e/ou celebrações dominicais, para fortalecermos e nos deixar inspirar por este Deus maravilhoso que ensina-nos a amar sem medidas.
   Estamos vivendo nosso país e no mundo situações que ferem a dignidade de milhares de cristão, o desemprego, a fome, as guerras, tudo por que as pessoas estão se deixando levar pela sedução que o poder traz, mas devemos lembrar sempre que o poder é nos dado por Deus para que possamos assim ajudar quem mais precisa, para governar com justiça, por isso, caros irmãos, não nos deixemos levar por sentimentos de egoísmo ou comodismo, vamos colocar em comum os dons que temos e assim lutar por uma sociedade mais justa e mais humana, pois celebrar a eucaristia é celebrar a nova aliança de uma comunidade que nasce a partir comunhão com o próprio Cristo.  
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário