domingo, 8 de maio de 2016

“Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?” (08/05/2016)

   Neste domingo celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor ao céu, durante este tempo pascal caminhamos com Jesus ressuscitado relembrando momentos fortes da sua missão e com ele aprendemos que é preciso continuar, por isso somos chamados neste dia para deixar de ficarmos somente contemplando o Cristo ascendido ao céu e para passarmos a também contempla-lo no irmão necessitado, pois ele confia em nós para sermos os continuadores de sua obra.
   Na primeira leitura (At 1,1-11.) vemos que: “No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: ‘Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’. Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: ‘Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?’ Jesus respondeu: ‘Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra’. Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu’”.
   Neste relato do livro dos Atos dos Apóstolos vemos como os discípulos durante quarenta dias tiveram a presença do Cristo ressuscitado entre eles, puderam ver, ouvir e tocar aquele que antes foi perseguido e morto, com ele aprenderam que o discípulo deve seguir os passos do mestre, receberam a promessa de Cristo, que subindo ao Pai enviaria o Espirito Santo sobre eles, força impulsionadora para a missão. Depois que Jesus subiu ao céu, os discípulos continuaram olhando para cima e eis que dois homens vestidos de branco os alertaram que se quisessem contemplar novamente o mestre era necessário voltar os olhos para o mundo pois havia muito a fazer. Nós também não podemos ficar parados contemplando as histórias de quem se comprometeram com o reino de Deus, todos somos chamados a voltar o nosso olhar para a triste realidade de milhões de filhos de Deus que sofrem, e a exemplo dos apóstolos, também construir a nossa própria historia de compromisso com o reino de Deus.
   Em sua carta as Efésios (Ef 1,17-23.) Paulo nos mostra Cristo como a cabeça da Igreja, “Irmãos: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal”.
   Paulo anuncia aos Efésios uma mensagem de esperança, a morte não pôde calar o ungido do Senhor, Deus o libertou das garras da morte e o fez sentar a sua direita resplandecendo a sua glória, hoje testemunhas este imenso amor de Deus que fez ressurgir Jesus, que é a cabeça da igreja, para reafirmar a sua aliança com o povo mais sofrido, devemos anunciar incansavelmente a sua mensagem de amor e esperança ao mundo todo.
   No evangelho (Lc 24,46-53.) Lucas nos relata o momento da Ascensão do Senhor, “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto’. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus”.
   Ao subir ao céu Jesus deixa de ter presença física entre os discípulos para ter exclusivamente presença espiritual, ele subiu ao Pai deixando a promessa de enviar o seu Espirito Santo, esta é a força impulsionadora que fez a igreja de Jesus crescer no mundo todo, ainda hoje o Espirito Santo age usando a voz e a escrita para fazer de nós mensageiros da palavra de Jesus pelo mundo todo, não é fronteiras para o anuncio da boa nova do Cristo ressuscitado.
   Hoje comemoramos o dia mundial das comunicações, nos últimos anos vemos o quanto às formas de comunicação tem se transformado e ampliado, atualmente são muitos meios de comunicação que o cristão pode utilizar para demonstrar e divulgar a sua fé, wathsapp, twitter, instagram e faceboock, estas são algumas novidades que a igreja utiliza para alcançar um público maior, ela não deve se fechar, a igreja de Jesus deve ser nova e atual, fazendo a mensagem de amor esperança de Cristo ressuscitado chegue a cada desktop, notebook, netbook, tablete e smartphone deste mundo, hoje escrevo aqui no Brasil e tem alguém do outro lado do mundo lendo e compartilhando.
   Preparando-nos para a festa de Pentecostes, somos convidados durante esta semana a orar pela unidade dos Cristãos, devemos deixar de lado todas as diferenças e encontrar o ponto que nos une, Cristo é este ponto de união entre cada igreja cristã e ele está acima de qualquer doutrina, oremos juntos porque juntos somos mais fortes e transformaremos este mundo por meio do infinito amor de Deus.
Homenagem à minha mãe "Edith" 
   Também no dia de hoje comemoramos o dia das mães, estas incansáveis guerreiras que lutam dia-a-dia para ver seus filhos em segurança, educando-os para serem verdadeiros cidadãos e verdadeiros cristãos, todos precisamos de uma mãe, é ela que nos consola quando estamos angustiados e nos levanta quando estamos caídos, Jesus também precisou de uma mãe, com ela ele aprendeu a essência do amor, Maria ensinou que é possível amor sem esperar nada em troca, e Jesus nos entregou a sua mãe, para que também seja nossa mãe e exemplo de virtude para tantas mães que também sofrem com o sofrimento de seus filhos.
   Que neste domingo possamos deixar o Espirito Santo agir em nós e não ficar somente contemplando o Cristo que subiu ao céu, a nossa missão é encontrar Jesus em cada rosto do irmão que sofre e com união, usando todos os meios disponíveis, comunicar para o mundo todo o amor de Deus que nos ama com o amor de mãe.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário