domingo, 14 de agosto de 2016

Em Cristo não temeremos as perseguições (14/08/2016)

   Neste domingo somos convidados a meditar sobre as perseguições que um ungido de Deus poderá sofrer, ao seguir Jesus também poderemos ter que enfrentar oposições como ele enfrentou, sejam elas na sociedade ou até mesmo dentro de nossas famílias. Durante séculos de história cristã quantos seguidores de Cristo foram perseguidos e mortos? Com um olhar fixo em Jesus Cristo que suportou a cruz e que ressuscitou, eles também suportaram o martírio na certeza de participar o reino de Deus. Cristo nos fortalece para as diversidades da vida.
   A primeira leitura (Jr 38,4-6.8-10.) nos mostra que: “Naqueles dias, disseram os príncipes ao rei: ‘Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; este homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça’. Disse o rei Sedecias: ‘Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar’. Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e assim ia-se Jeremias afundando na lama. Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: ‘Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade’. O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: ‘Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra’”.
   Jeremias um profeta ungido por Deus para anunciar e denunciar, mexeu na posição de muita gente, por isso foi perseguido e lançado para afundar em meio a lama da cisterna, no batismo também ungidos para ser profeta, sacerdote, rei e pastor, temos a missão de anunciar a palavra de Deus a todos os povos e também é nossa missão denunciar todas as injustiças que oprime e mata o povo, como Jeremias, não devemos temer a perseguição, Deus combate ao nosso lado e junto dele colheremos os frutos da vitória na vida eterna.
   A carta aos Hebreus (Hb 12,1-4.) vem nos dizer: “Irmãos: Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado”.
   Perseverar em meio às diversidades da vida. Perseverar no combate ao pecado e toda a forma de opressão, este é o chamado de Cristo para nossa vida, ele que suportou a cruz e não se abateu com a infâmia que sofria, vem nos servir de exemplo de perseverança e confiança no plano de Deus, focados em sua entrega na cruz e com a certeza da sua ressurreição somos vocacionados a anunciar ao mundo abatido pelas guerras, pela fome, pelas drogas e pela corrupção, certamente também seremos perseguidos por aqueles que detém o poder e que lucra com a miséria alheia, mas de Cristo ressuscitado vem a nossa força e a certeza de participarmos do reino que ele prepara na presença de Deus.
   O Evangelista Lucas (Lc 12,49-53.) nos diz: “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra’”.
   Jesus nos mostra que para segui-lo não devemos temer a oposição que poderemos sofrem, nem mesmo a oposição entre os membros de nossa família, em mais de dois mil anos de cristianismo muitos que encontraram a salvação no seguimento da missão de Jesus, foram denunciados por membros da própria família aos líderes muçulmanos e islâmicos, e não negando a fé em Jesus Cristo foram martirizados. Também em nossa sociedade muitos irmãos são colocados de lado em suas famílias por não compactuar com a vida de crime e de corrupção entranhada em suas famílias. Ser cristão é ser comprometido com a verdade, é lutar por justiça e igualdade, é denunciar a injustiça e a corrupção, mesmo que ela venha de dentro da nossa família. Como seguidores de Cristo não podemos nos omitir, mesmo que tenhamos que pagar um preço alto demais. Ele pagou com a própria vida e nós o que temos a perder?
   Que neste segundo domingo do mês vocacional e dia dos pais, possamos assumir verdadeiramente a nossa vocação, sendo sinais de esperança para um mundo abatido pelo pecado, que nos deixemos levar pela palavra de Deus para onde é necessário a nossa presença, sem medo de anunciar e denunciar, Cristo caminha conosco e com ele iremos santificar as nossas famílias e o nosso mundo inteiro, que Deus que é Pai de bondade nos ensine a sermos os pais que nossos filhos precisam para crescerem e transformarem o mundo em um lugar de paz e de amor, que possamos construir já aqui na terra o reino prometido por Jesus, ele quer contar com as nossas mãos.  
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário