domingo, 30 de outubro de 2016

“Hoje a salvação entrou nesta casa.” (30/10/2016)

   Neste domingo somos convidados a meditar o quanto somos pequenos diante da grandeza de Deus e da sua misericórdia, sim, ele quer nos perdoar e deseja infundir em nós a sua vocação, mas para isso devemos incessantemente rezar para sermos dignos dela, em Jesus Cristo já fomos resgatados do pecado e precisamos abrir a porta de nossas casas e de nossos corações para que hoje a salvação entre e nos transforme profundamente.
   O livro da Sabedoria (Sb 11,22-12,2.) nos diz: “Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado. Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada? A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida. O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor”.
   Em sua imensidão, Deus se mostra compassivo e pronto a perdoar as nossas iniquidades, ele nos ama e nos acolhe em sua misericórdia sem fim, nos mostra o seu caminho para que nos afastemos do pecado, mas muitos se afastam desta bondade infinita de Deus e trilham outros caminhos que nos leva a pecar manchando a nossa vida. Deus não se cansa de nós, ele nos corrige e nos repreende em tudo o que há de errado, devolvendo-nos a dignidade de filhos de Deus e que possamos viver como verdadeiros herdeiros deste reino.
   Na segunda leitura (2Ts 1,11-2,2.) o apostolo Paulo nos exorta: “Irmãos: Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo”.
   Rezar sem cessar é o que nos diz Paulo, só assim alcançaremos a dignidade da vocação que Deus nos confiou, ele irá glorificar o nome de Jesus Cristo em nossa vida e que possamos nos deixar transformar por ele, com uma fé firme e as virtudes de filhos de Deus, partiremos para também transformar o mundo exortando a todos que se preparem para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
   Em seu evangelho (Lc 19,1-10.) Lucas nos mostra: “Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa’. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’ Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais’. Jesus lhe disse: ‘Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido’”.
   Zaqueu, um homem de baixa estatura subiu em uma figueira, pois queria saber quem era Jesus, ele que era muito rico e era odiado pelo povo devido a função que exercia, era o chefe dos cobradores de impostos, eis que Jesus para diante dele e olhando nos olhos disse para se apresar e descer, pois naquele dia visitaria a sua casa. É assim que Jesus faz conosco, nos olha nos olhos e pede que nos preparemos para recebe-lo em nosso lar e em nosso oração, o problema que muitas vez preferimos permanecer em cima da arvore e de longe ficar olhando a graça de Deus passar não nos abrindo para recebe-la, Zaqueu desceu imediatamente e recebeu em seu lar aquele que poderia devolver-lhe a dignidade de filho de Deus.
   O evangelho também nos mostra que alguns que se julgavam justo murmuravam ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’, sim, ele veio para resgatar aqueles que todos Julgavam perdidos, resgatou Zaqueu do pecado e quer resgatar também a nós, para isso devemos fazer a mesma ação reparadora que Zaqueu fez, devolver o que não nos pertence, pedir perdão se ofendeu alguém, é preciso nos afastar de todo o lugar, situação e/ou pessoas que nos leva a pecar, ouvindo o arrependimento de Zaqueu Jesus disse:  ‘Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido’, e que ele também possa nos dizer a mesma coisa.
   Neste fim do mês missionário possamos compreender que a nossa missão somente está se iniciando, há muito por fazer nesta imensidão que é o mundo, que tão pequenos somos, mas que a grandeza do nosso Deus nos fortalece para cumprir os desafios da nossa e precisamos estar em constante oração, levando Jesus Cristo aos confins da terra, com corações arrependidos como Zaqueu possamos abrir as portas para que a salvação entre em nossa casa e a partir daí levaremos esta salvação para o mundo inteiro. Somos os missionários do Cristo ressuscitado, o Senhor da vida. 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário