sábado, 10 de dezembro de 2016

Alegria! O Senhor vem! (11/12/2016)

   O Natal se aproxima e a liturgia deste domingo é um convite à alegria. “Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos: o Senhor está próximo”. Com estas palavras, tiradas da Carta de S. Paulo aos Filipenses, o cântico de entrada deste Terceiro Domingo do Advento, faz-nos um apelo à alegria, virtude unida intimamente à esperança…O Senhor está a chegar e, com Ele, nos vêm todos os bens. Por isso se chama este Domingo, na tradição litúrgica, o Domingo da Alegria. Estejamos atentos à Palavra do Senhor. Ele nos aponta, mais uma vez, onde estão as verdadeiras alegrias.

Primeira Leitura ( Is 35, 1-6.10) Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas
e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: ‘Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar’. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10 Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor - Graças à Deus.

   Isaías na primeira leitura conforta os exilados que estão voltando com palavras de coragem, de esperança, para que não tenham medo, pois Deus é que vem para salvá-los. “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados” (Is.35,3), diz o Senhor. A palavra de Deus nos aponta para dias melhores mesmo diante aos dias difíceis, por isso o profeta nos conclama a exultar de alegria no Senhor, perseverando no caminho que Ele nos preparou com firmeza e coragem, pois Ele não é um Deus distante, é aquele que nos momentos de dificuldades caminha conosco.

O Salmo nos diz sobre a fidelidade eterna do Senhor e sua justiça reinará para sempre. “Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo”. Ele está atento as súplicas dos oprimidos, dos famintos, dos cativos, dos caídos, dos órfãos, das viúvas. Quando nós nos reconhecemos necessitados de salvação, fazemos parte desse povo que o Senhor promete abrir os caminhos.

 

Segunda leitura (Tg 5, 7-10) Leitura da Carta de São Tiago

Irmãos: 7Ficai  firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. Palavra do Senhor - Graças à Deus.

   São Tiago nos dá duas mensagens: primeira a do agricultor que com paciência espera firme na colheita do fruto que plantou, a segunda mensagem é dos profetas que com firmeza e coragem falavam em nome do Senhor, muitas vezes em meio às provações, nos ensina que devemos ter paciência, perseverança para construirmos o reino que Jesus nos confiou.  Nos motiva ainda a termos ânimo e esperança, quando nos fala do tempo de espera, do tempo de sofrimentos e da purificação, é um exercício constante. Fiquemos firmes e confiantes, Jesus está no nosso meio e no nosso coração.

 

Evangelho (Mt 11,2-11) Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: 3“És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem,
os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: “Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti”. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Palavra da Salvação – Glórias a vós Senhor.


   Embora preso, João continua a cumprir sua missão de precursor do Messias. Envia alguns discípulos seus com a finalidade de perguntar a Jesus se era ele o Messias esperado. João pregava um Messias mais forte do que ele,  seria um juiz definitivo, rigoroso, impiedoso. Mas o que João ouviu falar de Jesus era o contrário, uma pessoa que curava, perdoava, tinha compaixão do sofrimento de todos. Por isso João manda perguntar se ele era mesmo o Messias esperado. A resposta de Jesus foi lembrá-lo de uma passagem do profeta Isaías 35, 5-6, que diz das maravilhas que o Messias deveria realizar, “Então se abrirão os olhos dos cegos e descerrarão os ouvidos dos surdos. O cocho saltará como um servo e se desatará a língua dos mudos”, todos esses prodígios era realizado por Jesus e assim se cumpria a profecia de Isaías. João aponta é a seta que nos leva ao Pai, caminho seguro, homem manso, humilde e cheio de compaixão. Não são com palavras que Jesus responde às perguntas de João e sim com atos, assim também nós seus seguidores devemos realizar em nosso meio, cristãos verdadeiros que fala e age fortalecidos com os ensinamentos do nosso Salvador e Senhor, Jesus Cristo.  Isaías e João Batista se deixam conduzir por Deus que transforma e gera vida nova. Jesus é aquele que veio habitar no meio de nós e em nós pela Eucaristia. O menor dos homens se torna grande quando vive na graça de Deus, pois é templo do Espírito Santo. Convém alegrar-nos e não ter medo diante do cumprimento do plano de Deus é porque sua manifestação definitiva em Jesus Cristo é uma revelação do amor e da ternura de Deus, como anunciou o profeta. Paz e bem a todos, irmãos e irmãs.
Marlene Resstel

Nenhum comentário:

Postar um comentário