sábado, 24 de dezembro de 2016

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25/12/2016)

   Celebramos neste domingo a grande festa do Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje Ele quer nascer em nosso meio trazendo a sua Lux que resplandece para o mundo inteiro. Mas será que estamos prontos para que Ele nasça dentro de nós? E o mundo quer que Ele venha para trazer a sua Luz e Salvação a todos homens da terra? Sabemos que ainda hoje muitas portas são fechadas não permitindo que a famílias possam acolher aquele que realmente detém o verdadeiro sentindo do Natal, então façamos diferente, vamos abrir as nossas casas para que hoje a Salvação possa habitar entre nós.  
   Em sua profecia (Is 9,1-6.) Isaías nos diz: “O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas”.
   Com séculos de antecedência o profeta Isaías anuncia o nascimento de um menino que trará a Salvação do mundo, neste novo tempo a alegria e a felicidade reinará sobre a terra, eis foi retirado o pesado julgo que oprimia o povo, em Jesus Cristo a profecia de Isaías se cumpriu, é Ele a Luz que ilumina os nossos caminhos e nos dar a alegria da Salvação, Ele tirou de nós o peso do pecado redimindo-nos com a sua entrega na cruz, hoje somos convidados a ser mensageiro do Príncipe da Paz e a melhor forma de anuncia-lo é seguir os passos de Jesus.
   Em sua carta a Tito (Tt 2,11-14.) o apóstolo Paulo nos exorta: “Caríssimo: A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem”
   As palavras de Paulo nos mostra que para viver bem o Natal devemos abandonar os caminhos do pecado, sabemos como é fácil ser seduzidos pelas paixões mundanas e assim nos afastarmos do Senhor, mas devemos nos manter como servos fieis e procurar o caminho da justiça e piedade para presenciar a manifestação gloriosa do Senhor, hoje Ele nos chama a praticar a caridade e com amor buscar o irmão necessitado apresentando-lhe a palavra que nos salva e mais do isso proporcionando-lhe condições dignas de vida.
   Em seu evangelho (Lc 2,1-14.) Lucas nos apresenta a história do nascimento de Jesus; “Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: ‘Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura’. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados’”.
   Um decreto do imperador faz com que José e Maria se dirijam para Belém e assim a profecia se cumpri, mas muitas portas se fecharam deixando o Salvador do mundo sem um lugar digno para nascer, Ele o Rei do Universo nasce em uma simples manjedoura mostrando que o seu reinado é diferente, uma indefesa criança trouxe tanta Paz e tanta Luz ao mundo que vivia nas trevas. Os anjos anunciaram aos pastores que cuidavam do rebanho que hoje a Salvação chegou ao mundo e eles foram ao encontro do menino para adorá-lo, também nós somos chamados a adorar o menino que neste Natal vem nos trazer paz e vida nova, porém devemos abrir as portas de nossas casas e principalmente as portas do nosso coração para receber aquele que vem transformar nossas vidas.
   Neste mundo de portas e grades trancadas como falar de receber o menino Jesus se não o acolhemos na pessoa do faminto a quem negamos o pão? Como lhe dar dignidade se os pobres não têm o seu direito respeitado? Como dizer-lhe entre em minha casa se o peregrino não encontra em nós o abrigo necessário para a sua jornada? Celebrar o Natal do Senhor vai além de ir as missas, cultos e celebrações, é mais do que se reunir em família em torno de uma mesa farta, celebrar o Natal é levar a palavra e também o alimenta a quem precisa, mas sem fazer disso uma propaganda de sua “santidade” para os outros, precisamos lembrar que Deus ver todos os nossos gesto e ações até aqueles que estão ocultos.
   Que neste dia possamos celebrar o verdadeiro Natal do Senhor Jesus Cristo, que Ele entre em nossas vidas transformando-nos profundamente e que possamos enxergar no irmão necessitado o rosto do menino Jesus o acolhendo em nosso coração e também lutando para que o mundo seja um lugar de igualdade, de amor, de paz e de felicidade para todos independente da sua etnia, do seu gênero, da sua classe social, da sua religião e da sua posição política, não há limites para o amor de Deus e hoje o menino Jesus vem nascer em cada um de nós. Um Feliz Natal.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário