sábado, 25 de fevereiro de 2017

Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (26/02/2017)

   Queridos irmãos em Cristo, neste último domingo que antecede a quaresma o Senhor vem nos falar como Pai que ama e nunca abandona seus filhos, a Ele devemos ser fiéis e acreditar que Ele nos julgará com misericórdia dando-nos o reconhecimento que merecemos, Ele é um Deus providente, devemos acreditar nisso e somente a Ele devemos servir com todo o nosso coração.
   Na primeira leitura (Is 49,14-15.) Isaías nos revela: “Disse Sião: ‘O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!’ Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti”.
   Mesmo que uma mãe esqueça de seu filho pequeno, eu jamais esquecerei de ti, esta é a promessa de Deus para nós, Ele é um Pai que nos ama com amor de mãe e de nós cuida com todo zelo e amor, Ele se compadece de nossas dores e se regozija de nossas alegrias.
   Falando aos Coríntios (1Cor 4,1-5.) Paulo também vem nos dizer:  “Irmãos: Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido”.
   Paulo nos alerta que como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus, devemos ser fiéis a Ele com todo o nosso ser, estando com a nossa consciência tranquila pouco deve nos preocupar com os julgamentos que os outros possam fazer de nós, Deus que é o justo juiz, Ele conhece com profundidade os nossos projetos e ambições, sabe de tudo que se passa no nosso coração e nos dará o louvor que merecemos.
   No evangelho segundo Mateus (Mt 6,24-34.) recebemos de Jesus um grande ensinamento: “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas’”.
   Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, pois odiaremos um e amaremos o outro e podemos ter certeza que nesta equação Deus sempre fica de lado em nossa vida quando seguimos impulsionados pelo dinheiro. Jesus nos alerta que devemos nos preocupar com o dia de hoje, o amanhã não nos pertence, Deus alimenta os pássaros dos céus e veste os lírios dos campos, Ele também proverá com aquilo que necessitamos de para viver com dignidade.
   Nosso Deus é providente, cuida com carinho de todos nós, mas vale lembrar que Ele não diz que devemos viver na ociosidade esperando pela sua providência, devemos trabalhar colocando Deus a frente de tudo, Ele guia nossos passos e cuida dos nossos projetos, mas para isso devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e praticar a sua justiça, fazendo isso Deus acrescentará tudo o precisamos e não o que queremos.
   Jesus nos mostra que devemos fazer uso racional do dinheiro, não podemos deixa-lo tomar conta da nossa vida, em nosso país vemos a grande diferença entre as classes sociais onde uns poucos ostentam uma vida luxuosa e muitos outros não tem o mínimo necessário para sobreviver, a corrupção que passa desde os níveis mais baixos da sociedade, passando por empresários e políticos chegando ao topo da hierarquia de poder político e econômico da nossa nação, é o fator determinante para aumentar cada dia mais as diferenças sociais, nós como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus não podemos compactuar com esta situação, devemos firmar em nossa vida, com palavras e ações, que servimos ao Senhor Deus e que o dinheiro não é o senhor da nossa vida.
   Que neste domingo possamos seguir os passos de Jesus na busca do Reino e da justiça de Deus, sabemos que Ele jamais deixará desamparado qualquer de seus filhos, a nós cabe ser fiéis aos princípios do seu  Reino de paz, amor e justiça, e mais do que isso devemos levar este Reino a cada irmão da face da terra, mostrando a misericórdia de Deus e combatendo a corrupção, as drogas, a prostituição e a violência, somos responsáveis e espalhar a boa nova de Jesus, então mãos a obra.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário