sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa do Senhor, Cristo Ressuscitou. Aleluia! Aleluia! (16-04-2017)

   Chegamos ao dia mais importante do ano para nós, cristãos: o Domingo de Páscoa. É Páscoa! Jesus ressuscitou! Está vivo e presente no meio de nós! Jesus venceu a morte, permanece conosco para sempre. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos.

   Primeira Leitura (At 10,34a.37-43.)
   No capítulo 10 dos Atos dos Apóstolos, Pedro revela uma de suas intenções fundamentais e importante: a salvação trazida por Jesus Cristo que passou pelo mundo fazendo o bem, é para todos os povos e nações, por isso Deus O ressuscitou

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.  Palavra do Senhor. Graças a Deus.

   Na primeira leitura Pedro anuncia um caminho de libertação, aberto por Deus a todos os homens e mulheres, tendo como única condição, a conversão do coração. Pedro em seu discurso apresenta Jesus de Nazaré, desde seu batismo passando pela sua missão em resgatar vidas e dar dignidade a todas as pessoas, pela sua morte e morte de cruz, culminando com sua ressurreição. O discurso termina com a confissão de fé em Jesus, como juiz dos vivos e dos mortos, anunciado pelos profetas. “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.(v.43)

   O Salmo 117, nos diz que Este é o dia que o Senhor fez para nós:  alegremo-nos e nele exultemos!” Mas o dia que o Senhor fez, é o hoje. E aqui o salmista diz que devemos nos alegrar e nos regozijar no dia que fez o Senhor. E como podemos viver o dia que fez o Senhor, quando nesse dia tivermos problemas, medo, falta de fé? O salmista nos dá a resposta. Regozijando-nos e nos alegrando neste dia.

   Segunda Leitura (Cl 3,1-4.)
   Neste trecho Paulo escreve aos colossenses, e chama atenção que a vida do cristão deve estar unida a Cristo, devemos imitar a vida do Mestre. Passar por este mundo, vivendo a esperança da ressurreição do Cristo.

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. Palavra do Senhor - Graças a Deus.

   Neste texto, Paulo apresenta, como ponto de partida e base da vida cristã, a união com Cristo ressuscitado, na qual o cristão é introduzido pelo batismo. A ressurreição de Cristo está no centro da nossa fé cristã, nos garante não como realidade sobrenatural, mas aceita pela fé, e não um fato simplesmente. O Cristo ressuscitado se apresenta num corpo glorioso. Este é o destino feliz para todos nós que cremos e vivemos essa esperança que nasce e brota da fé. A vida venceu a morte. E a ressurreição traz novo estilo de vida, buscar as coisas do alto. “Procurar as coisas do alto”, significa a vida nova revelada em Jesus Cristo. Não se trata de trocar as coisas da terra pelas do alto, como fôssemos alienados, mas saber que temos um projeto do alto para este mundo. Cristo é a nossa vida.

   Evangelho (Jo 20,1-9.)
   João foi testemunha ocular e auricular. Em seu evangelho nos escreve com propriedade afirmando a verdade dos fatos do Domingo da Ressurreição. A Ressurreição desperta os discípulos para a verdadeira fé em Jesus. Pode-se falar da fé deles ao longo do ministério terreno de Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

   O túmulo vazio não foi prova da ressurreição, mas um sinal de alerta. Tanto Maria Madalena quanto Simão Pedro fizeram a mesma experiência. No entanto, deles se fala que ainda não tinham compreendido a Escritura segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Eles foram incapazes de perceber o sinal. A vida nova é viver unido a Cristo e fazer o bem. Sem fé na Ressurreição temos uma fé sem vigor. Celebrar a Páscoa é celebrar esta vida nova de toda humanidade, que rompeu da escuridão do túmulo com o homem Jesus de Nazaré. É a passagem do pecado para graça de Deus, das trevas para a luz, da morte para a vida, tudo se renova e permite que desfrutemos dessa comunhão íntima com Deus, no Cristo glorioso que vive no nosso meio, nos acompanha e que nos acolherá um dia na vida eterna plenamente.
   Jesus vive, Ele está vivo. Aleluia! No Mistério Pascal, que é a vida de Jesus em nós e nossa vida Nele, tornamos sinal vivo da sua presença no mundo. Irmãos e irmãs, constantemente, somos chamados a fazer e viver a experiência do Cristo ressuscitado, experiência na vida pessoal, mas também na vida em comunidade. A liturgia deste domingo, fala bem fundo ao nosso coração, ressoa aos nossos ouvidos a saudação dos primeiros cristãos que alegres diziam: Cristo ressuscitou. Aleluia! Podemos repetir esta mesma saudação com a mesma alegria: sim é verdade Cristo ressuscitou, Ele vive entre nós! UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA A TODOS E TODAS.
Marlene Resstel

Nenhum comentário:

Postar um comentário