segunda-feira, 1 de maio de 2017

Jesus, a porta de pastores e ovelhas (07/05/2017)

   Quando falamos de pastor, pensamos especialmente na sua função de guia; por isso, o quarto domingo da Páscoa passou a ser também o dia em que rezamos por aqueles que na Igreja são chamados de “pastores”. Não podemos, porém, esquecer que o “Pastor” é um só: Jesus; todos os demais são seus “cordeiros”.
   O Evangelho deste domingo ensina-nos que Ele faz ouvir a sua voz e os que pertencem ao seu rebanho sabem reconhecê-la imediatamente. Ele é também a porta. Quem quiser entrar em contato com as ovelhas, deve passar através d’Ele, isto é, deve modelar a própria disposição, as próprias ações, os próprios sentimentos, pelos Seus.
   A primeira e a segunda leitura estão interligadas com este tema porque mostram qual foi o comportamento de Jesus, Pastor que todos os batizados devem seguir e imitar.

   I Leitura: Atos 2,14.36-41 - conversão e vida nova
   O discurso de Pedro, que começou no domingo passado, continua na leitura de hoje.
   A pregação de Pedro provoca o arrependimento (metanóia) no coração dos ouvintes: convertem-se e aderem ao círculo dos discípulos.
   Três etapas marcam o caminho da salvação: a conversão da antiga maneira de viver e dos erros cometidos, o Batismo, e a alegria de receber o dom do Espírito (v.38).

   II leitura: 1Pedro 2,20-25 – exortação de Pedro aos recém-batizados
   Quem quiser construir um mundo novo, em que reine a justiça, a paz, o amor, deve recorrer somente aos meios propostos por Cristo. Por nenhum motivo o cristão deve ceder à tentação de recorrer aos métodos que Ele expressamente rejeitou. A violência, por vezes, parece dar algum resultado imediato, a longo prazo, não só não resolve os problemas, como acaba sempre por originar outros novos.

   Evangelho: João 10,1-10 – parábola da porta do rebanho e dos pastores
   Jesus é a porta (vv.7-10), Jesus é o pastor (vv.11-18). Hoje vemos como Jesus se apresenta sendo a porta do redil. Só o caminho que passa por Ele é válido. Jesus é o caminho que conduz ao Pai, Verdade sobre o Pai e Vida com o Pai (Jo 14,6-9).
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário