domingo, 21 de maio de 2017

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (21/05/2017)

   Já caminhando no sexto domingo da Páscoa vemos Jesus preparando os seus discípulos para a sua partida para junto do Pai, mas Ele não se retira simplesmente, promete que enviará o Espirito da Verdade para habitar dentro de cada um que o ame de verdade. Que assim como Filipe, Pedro e João, abramos os nossos corações cheios amor a Nosso Senhor Jesus Cristo para receber este Espirito da Verdade e assim também o anunciaremos a todos cantos do mundo.

   Na primeira leitura (At,5-8.14-17.) vemos a grande alegria de Filipe com os samaritanos acolhendo o evangelho de Jesus Cristo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. 15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.
17Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

   Sabemos o que representava um samaritano para um judeu daquela época, era inimigos e considerados indignos, com samaritano não se falava e nem se tocava, mas Filipe ouvindo a voz do Espirito da Verdade que ecoava em seu coração partiu para Samaria e começou a testemunhar o evangelho para aquele povo, ao acolher o evangelho testemunhado por Filipe os samaritanos se abriram para a graça e puderam testemunhar inúmeros milagres acontecendo no meio do povo, ao tomar conhecimento do que acontecera em terras samaritanas Pedro e João partiram para lá e oraram insistentemente para que recebessem o Espirito Santo, eles impuseram as mãos e o Espirito Santo desceu sobre o povo da Samaria. É assim que Cristo faz conosco, planta em nosso coração o seu Espirito Santo e ao recebe-lo colocamos de lado as nossas diferenças partindo em missão para onde o Espirito nos conduzir.

   Em sua carta (1Pd 3,15-18.) Pedro nos chama a santidade e neste caminho encontraremos muitos obstáculos, mas Cristo está ao nosso lado e jamais podemos desanimar.
Leitura da Primeira Carta de São Pedro: Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.
16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal.
18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

   Pedro nos exorta a santificar o nosso coração em Cristo, Ele que sendo justo entregou a sua vida para resgatar todos os injustos, devemos confiar que com o seu sangue na cruz fomos redimidos de todos os pecados e a partir daí devemos viver na santidade, neste caminho poderemos ser perseguidos, humilhados e difamados, mas a nossa alegria deve estar em praticar o bem e estar na presença de Deus, mesmo que tenhamos que sofrer nesta vida, sabemos que o mesmo Cristo que sofreu a humilhante morte na cruz venceu a morte e nos espera glorioso em sua casa celeste.

   No evangelho segundo João (Jo 14,15-21.) vemos Nosso Senhor Jesus Cristo preparando os seus discípulos para a sua partida para junto do Pai.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós
21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

   Após a sua morte, Jesus Cristo faz várias aparições aos seus discípulos, nestas aparições Ele aproveita para reafirmar os ensinamentos que passou a eles antes da sua entrega como cordeiro imolado, chegou a hora de voltar para junto do Pai e Nosso Senhor Jesus Cristo lembra aos seus discípulos a condição básica para estar em sua presença mesmo que os olhos não o possam ver Se me amais, guardareis os meus mandamentos”, é o amor que irá preencher o vazio de não mais poder ver com os olhos o Cristo ressuscitado e este amor será a condição para receber o Espirito da Verdade que os guiará por toda vida.
   Os discípulos sentiram em seus corações o Espirito Santo ardendo como brasa e este Espirito os conduziram a missão de levar o evangelho de Jesus Cristo a todos os povos, eles sofreram perseguições e muitos foram martirizados por causa deste amor de Cristo, mas entregaram as suas vidas com a certeza de que o encontraria no Reino de Deus, também devemos ter esta certeza.
   Que neste momento que nos preparamos para as Solenidades da Ascensão do Senhor e de Pentecostes, possamos ter a certeza que mesmo subindo ao céu Jesus nunca nos abandonou, é Ele que nos envia o teu Santo Espirito que nos capacita a missão, somente com a coração cheios do amor de Deus, guardando os seus mandamento e trilhando o caminho para santidade é que nos encontraremos novamente com Jesus ressuscitado em seu trono de glória e não podemos querer caminhar sozinhos, com o carinho e a humildade de Nossa Senhora possamos anunciar o evangelho a todos os povos e assim uma grande multidão caminhará lado a lado rumo a Reino de Deus.
Em Jesus e Maria.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário