sexta-feira, 20 de outubro de 2017

“Dar a Deus o que é de Deus” (22/10/2017)

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir como devemos nos relacionar entre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus nos convoca a um compromisso com a construção do mundo. Demos glórias ao Senhor que nos concede seu Espírito Santo para vencermos as batalhas das forças contrárias ao Reino. O povo pertence a Deus e não aos poderes do mundo. Tudo o que somos e tudo o que temos vem das mãos de Deus. Celebramos hoje o Dia Mundial das Missões, com o tema: “A missão no coração da fé cristã”.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 45,1.4-6: 1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: 'Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro. Palavra do Senhor. Graças à Deus.

Neste trecho da primeira leitura, vemos que até aqueles que não têm fé, podem ter as suas ações dirigidas por Deus que nos conhece profundamente, conhece nossa essência, nos escolhe para colaborar  com o seu projeto de salvação, nos chama pelo nome e o maravilhoso, capacita seus escolhidos. Como Ciro, rei pagão, não reconheceu o Senhor, nós muitas vezes também não reconhecemos esse Deus Pai carinhoso, que nos sustenta, nos toma em suas mãos, Ele nos ama apesar de tudo. O profeta Isaías fala da intervenção do Senhor na vida do rei Ciro e de como ele foi preparado para esta difícil missão. Isto nos revela que, da mesma forma, em algum momento da nossa história, nós podemos ser convocados por Deus para a missão de salvar almas e o Senhor nos exercita e nos prepara para alguma tarefa, muitas vezes não fáceis, mesmo que não tenhamos ainda consciência da sua proposta. Nessa caminhada somos apenas instrumentos de que Deus precisa e se serve para concretizar seus projetos de salvação.

Todas as nações da terra devem ao Senhor tributos de louvor pela Sua glória e Seus prodígios, nos diz o  Salmo 95, assim nos exorta o salmista, a reconhecer o Senhorio de Deus Pai.
Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Manifestai a sua glória entre as nações / e, entre os povos do universo, seus prodígios!
Pois Deus é grande e muito digno de louvor, / é mais terrível e maior que os outros deuses, / porque um nada são os deuses dos pagãos. / Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
Ó família das nações, dai ao Senhor, / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, / dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! / Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
Adorai-o no esplendor da santidade, / terra inteira, estremecei diante dele! / Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”, / pois os povos ele julga com justiça.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5b: 1Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Palavra do Senhor. Graças à Deus.

Nesta leitura Paulo, Silvano e Timóteo, saúdam a comunidade de Tessalônica e faz elogios aos irmãos por viverem à luz do Espírito Santo, na graça da fé ativa, o esforço do amor sincero e por estarem firmes na esperança com perseverança, aliás este “tripé” (fé, esperança e caridade) é que sustenta nossas vidas e nossas comunidades cristãs, alicerçada em nosso Senhor Jesus Cristo, nossa pedra fundamental. Irmãos quando pertencemos ao número dos escolhidos, chamados por Deus nosso Pai, Ele nos dá todas as ferramentas necessárias, para cumprirmos nossas missões, com a força do Espírito Santo, nos dando sabedoria, discernimento, coragem para levar e anunciar o Evangelho, não só com palavras, mas com testemunho, na alegria de seguir adiante em meio as dificuldades e provações. A nossa fé nos leva a um compromisso mais efetivo com a transformação da nossa vida, da nossa família, da nossa comunidade e do mundo que nos rodeia.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21: Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Palavra da Salvação. Glórias a vós Senhor.

No Evangelho de hoje, Jesus é testado. É colocado numa situação embaraçosa pelos fariseus. Tinham certeza que, desta vez, Jesus não encontraria saída. A pergunta tinha uma grande dose de maldade e de malícia. Qualquer resposta seria comprometedora para Jesus. Só havia duas respostas: sim ou não. Dizendo sim, desagradaria e revoltaria o povo. Dizendo não, teria que se haver com os poderosos, pois estaria depondo contra o poder romano. “Hipócritas, por que me tentam?” Com estas palavras, ao pedir que lhe mostrem a moeda, e ao perguntar de quem é a figura e a inscrição, Jesus força os próprios inimigos a dar a resposta certa: “É de César”. Agora sim, ao ouvir o que queria ouvir, respondeu de forma clara: “Pois então, dai a César o que é de César, e a Deus, o que é de Deus”. Com essa resposta, Jesus não discute a questão do imposto. Ele sabe que a contribuição é necessária. No entanto, sua grande preocupação é com o povo, com a injustiça e com a opressão. Com certeza, Jesus desaprova a sonegação de impostos, desaprova também as falcatruas, as corrupções, o desvio e o mau uso do dinheiro público. Jesus deixa bem claro que o imposto só é justo quando é revertido em benefício do povo, de toda sociedade.

Meus irmãos, a liturgia deste domingo é bastante atual, pois se refere a duas realidades opostas:  “Dar a César o que de César”, e a “Deus o que é de Deus”. Tudo o que temos nos vem de Deus, pela sua graça, generosidade e seu amor.  Na verdade, quando ofertamos algo a Deus, só estamos devolvendo um pouco do que Ele nos deu. Jesus nos propõe cumprirmos com as nossas obrigações básicas que são inerentes ao nosso ser material.  Ao mesmo tempo, Ele nos ensina, amparados pela força do Espírito Santo, a prosseguir na nossa busca da santidade que nunca nos será tirada. Temos dado a César o que é de César e a Deus o que é de Deus? Temos cumprido com nossas obrigações sociais e espirituais? Pensemos e sejamos corajosos.


Neste mês missionário, nos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que ela nos proteja e sejamos fiéis à missão do serviço profético com ousadia de levar a Boa Nova do seu Filho, como ela nos recomenda: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Deus está conosco! Paz e bem. Irmãos e irmãs, uma ótima e abençoada semana a todos e todas.
Marlene Coelho Resstel

Nenhum comentário:

Postar um comentário