sábado, 7 de outubro de 2017

Um povo que produz frutos (08/10/2017)

No XXVII domingo do tempo comum somos chamados a produzir muitos frutos e a refletir sobre o que nos impede de produzi-los.

Na leitura do livro do profeta Isaías 5,1-7, o dono da vinha cuidou bem dela e mesmo assim ela não produziu frutos bons.
Leitura do livro do profeta Isaías:
1Eu quero cantar para o meu amigo seu canto de amor a respeito de sua vinha: meu amigo possuía uma vinha num outeiro fértil.
2Ele a cavou e tirou dela as pedras; plantou-a de cepas escolhidas. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu aí um lagar. E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu agraço.
3E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e minha vinha.
4Que se poderia fazer por minha vinha, que eu não tenha feito? Por que, quando eu esperava vê-la produzir uvas, só deu agraço?
5Pois bem, mostrar-vos-ei agora o que hei de fazer à minha vinha: arrancar-lhe-ei a sebe para que ela sirva de pasto, derrubarei o muro para que seja pisada.
6Eu a farei devastada; não será podada nem cavada, e nela crescerão apenas sarças e espinhos; vedarei às nuvens derramar chuva sobre ela.
7A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta de sua predileção. Esperei deles a prática da justiça, e eis o sangue derramado; esperei a retidão, e eis os gritos de socorro. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

No salmo 79/80, cantamos para que não sejamos abandonados por Deus e reconhecemos que nossa Salvação depende Dele.
A vinha do Senhor é a casa de Israel.
Arrancastes do Egito esta videira e expulsastes as nações para plantá-la;
até o mar se estenderam seus sarmentos, até o rio os seus rebentos se espalharam.
Por que razão vós destruístes sua cerca, para que todos os passantes a vindimem, o javali da mata virgem a devaste e os animas do descampado nela pastem?
Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai.
Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou;
protegei-a, e ao rebanho que firmastes!
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos!

A leitura da carta de são Paulo aos Filipenses 4,6-9 recomenda que a comunidade deva conservar e praticar as coisas boas de seus ensinamentos e com certeza Deus estará sempre convosco.
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses:
Irmãos, 6não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
8Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.
9O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus

No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,33-43, vemos claramente o descaso do povo, com as tentativas de Deus em ensiná-los, chegando ao ponto de rejeitarem seu Filho.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus:
Naquele tempo, Jesus disse aos sumo sacerdotes e aos anciãos do povo:
33"Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país.
34Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha.
35Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.
36Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo.
37Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: ‘Hão de respeitar meu filho’.
38Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: ‘Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança!’
39Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram.
40Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores?"
41Responderam-lhe: "Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo".
42Jesus acrescentou: "Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos?’
43Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele". – Palavra da Salvação. – Glória a vós Senhor.

As leituras de hoje falam sobre os cuidados de Deus com a vinha, seu povo, ele adubou, cercou, cuidou com todo carinho e não recebeu os frutos esperados, viu se espalhar pelo mundo a injustiça e as guerras.
A segunda leitura e o salmo nos mostra o caminho: seguir os ensinamentos daqueles que se propõe a anunciar o evangelho.
No Evangelho, Jesus mandou seu Filho, depois de enviar tantos mensageiros que não foram respeitados, para nos orientar e Ele foi rejeitado.
As nossas atitudes produzem frutos e qual a qualidade dos frutos que estamos produzindo?
Qual a importância que damos a Deus em nossas vidas? Quantas vezes colaboramos para o fim da vinha? Quantas vezes os que falam em nome de Deus são rejeitados e/ou mortos? Nossas atitudes condizem com a fé que dizemos ter? Estamos construindo o Reino fundamentado na pedra angular, Jesus, ou a estamos desprezando e construindo um reino frágil que pode desabar com qualquer tribulação?
Colaborar com a vinha é ser fiel e colaborar com a construção do Reino de Deus.
Carla Matos



Um comentário:

  1. Verdade. Precisamos refletir que tipo de frutos estamos produzindo.estamos passando pela vida ou estamos marcando nossa passagem pela vida

    ResponderExcluir