sábado, 30 de dezembro de 2017

Com a Sagrada Família aprendemos a santificar as nossas famílias (31/12/2017)

Neste último domingo do ano celebramos a Solenidade da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, uma Família que serve de modelo de obediência, de virtudes e de amor para nossas famílias, neste momento em que vemos uma grande ofensiva de vários setores da sociedade contra as nossas famílias, querendo deturbar os princípios cristãos afirmando que tudo é válido para ser “feliz”, somos convidados a meditar: Como estamos cuidando de nossas famílias? Temos feito dos nossos lares um lugar de amor e paz onde Jesus possa reinar? Que a Sagrada Família nos ajude a ser mais família com a verdadeira essência da palavra.

Na leitura do livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17 vemos como é fundamental honrar, respeitar e cuidar dos pais.
Leitura do livro do Eclesiástico: 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17e, na justiça, será para tua edificação. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Aprendemos com os antigos a aproveitar a experiência e sabedoria dos mais velhos, lembro-me com frequência como sempre tínhamos em nossos avós uma referência de pessoas honestas, tementes a Deus e a quem expressávamos grande carinho e respeito, hoje vemos uma realidade diferente onde se cultua a juventude e as aventuras desta fase da vida como referência para os outros, é um absurdo ser necessário um estatuto do idoso para forçar o respeito e o cuidado para com os mais velhos, e mais triste ainda é ver lares cristãos que desprezam aqueles que trabalharam arduamente para construir a família e a nossa sociedade. Precisamos nos inspirar com esta passagem bíblica e aprender a absorver a sabedoria de quem aprendeu com os erros e acertos da vida.

No Salmo 127(128) reconhecemos que a nossa felicidade está em percorrer os caminhos dos Senhor, com Ele fortalecemos as nossas famílias para vencer os desafios da vida.
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião cada dia de tua vida.

Em nossa caminhada de família encontramos diversos obstáculos e São Paulo nos revela em sua carta aos Colossenses 3,12-21 o que devemos fazer para trilhar sempre pelos caminhos do Senhor.
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus

Em uma convivência familiar não existe um que está acima do outro como em uma hierarquia, o que uni uma família não são laços de opressão e sim laços de amor, e este amor é que deve dar sentido a tudo que vivenciamos em nossos lares, é por amor que aprendemos a conviver com as diferenças e defeitos dos outros, pois, também nós temos os nossos defeitos e diferenças, é no amor que os filhos aprendem a essência da obediência aos pais, a família deve ser fruto do amor que brota do coração de Jesus e se espelha para o mundo inteiro.

No evangelho segundo São Lucas 2,22-40 vemos uma linda passagem com José e Maria apresentando o seu filho no templo do Senhor.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Ao ser apresento no templo conforme as tradições antigas, vemos na ação de Simeão a manifestação da glória de Deus, onde ele reconhece naquele menino o cumprimento das promessas feita por Deus por meio dos profetas. Com Jesus ainda menino, Simeão e Ana revelam a todos os caminhos da sua missão, Maria e José reconhecem nas palavras deles o cumprimento das promessas de Deus, o Santo Casal sabe que este menino veio para trazer paz e amor ao mundo, mas, que este caminho não seria fácil para seguir, que muita dor e tristeza iriam os acompanhar durante toda a vida.

Ainda hoje vemos a continuidade destes costumes, famílias levando seus filhos nas igrejas e apresentando diante do Senhor e de toda a comunidade. Devemos sempre agradecer a Deus a chegada de novos membros em nossas famílias, mas, temos um compromisso cristão de preparar um ambiente familiar propício à boa formação de cidadãos conscientes e cristãos autênticos, a realidade que vemos hoje é de muitas famílias desestruturadas, onde as crianças presenciam muitas coisas que irão agredir a sua inocência, nós precisamos mudar esta triste realidade, devemos fazer de nossas famílias uma estrutura segura onde reina o amor e a paz, assim como Jesus encontrou na Sagrada Família de Nazaré um ambiente favorável a sua preparação para a grande missão que tinha pela frente.

Minha família
Neste momento em que chegamos ao final de mais um ano, devemos olhar para tudo o que passou e avaliar tudo o que se passou, erros e acertos, derrotas e vitórias, esta avaliação deve servir para a construção de um novo ano, aprender com os erros e confirmar os acertos, estas atitudes que nos levará a ter um ano próspero. Pensemos com carinho nas oportunidades de melhorar os nossos relacionamentos em nossa família, em nossa comunidade e em nossa sociedade, o exemplo de amor, de carinho e de bem-querer da Sagrada Família deve nortear as nossas ações para este novo ano que em breve veremos surgir.

Que celebrando a Solenidade da Sagrada Família, possamos nos espelhar em Seu exemplo, mesmo que muitas vezes as nossas famílias não atendem aqueles padrões que conhecemos, mas somos nós que temos a missão de santificar as nossas famílias, que o nosso lar seja um lugar de aconchego, de paz e de amor, onde todos os membros da família sintam-se pertencentes e felizes. Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, olhamos para aquela humilde Família da periferia de Nazaré que há mais de dois mil anos vem nos mostrar o verdadeiro sentido das palavras, felicidade, amor, paz e liberdade, que façamos deste mundo um grande lar, lugar de aconchego para todos os filhos de Deus e que possamos cuidar para que todos eles tenham a dignidade de como filhos bem-amados de um Pai Misericordioso. Jesus, Maria e José nos ajude nesta missão.
Salve Maria!
Rubens Corrêa



Nenhum comentário:

Postar um comentário