domingo, 24 de dezembro de 2017

Natal do Senhor: O Amor que nasce na periferia e se irradia pelo mundo inteiro (25/12/2017)

Nesta noite de domingo celebramos o acontecimento que mudou a história da humanidade, Deus se fez menino e quis nascer entre nós. O nascimento do menino Jesus vem trazer a esperança a tantos filhos de Deus que se encontravam a margem da sociedade e longe dos holofotes da vida política. Nascido na manjedoura, Cristo em sua pobreza quer nos dizer, que é preciso se aproximar dos mais necessitados que contemplar a face de Deus.  

Na primeira leitura Isaías 9,1-6 nos revela que resplandeceu a luz sobre a escuridão.
Leitura do Livro do profeta Isaías: 1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.
5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O profeta Isaías anuncia a vinda do novo rei, não aquele rei opressor, e sim um rei que assumindo o trono de Davi governará com justiça e santidade, em todo o seu reino a paz prevalecerá e o amor será o meio pelo qual todas estas coisas serão realizadas, este rei menino que vem trazer esta luz e esperança para este povo tão oprimido.

No Salmo 88 somos convidados a nos unir aos anjos para glorificar este Deus que se fez meninos e quis nascer entre nós.
Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Em sua carta a Tito 2,11-14 São Paulo nos fala que é preciso uma mudança de vinda para encontrar a salvação.
Leitura da Carta de São Paulo a Tito: Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.
- Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo nos mostra ao recebemos esta graça tão magnifica, não podemos ser do mesmo jeito, é preciso uma transformação de vida, para isso se faz necessário o abandono de práticas que estão na contramão dos ensinamentos de Jesus, Cristo não nos impõe nada, mas, o caminho para a felicidade requer de nós uma atitude de cristão renovado e autentico, não um rótulo ou uma fachada, Jesus nos chama, a resposta somente nós podemos dar.

No Evangelho, São Lucas 2,1-14 nos apresenta uma das mais lindas passagens bíblicas.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.
13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Deus se faz valer da vontade do Imperador para o cumprimento da profecia, o Salvador do mundo nasce na pequena cidade de Belém, em uma manjedoura, pois não havia lugar dentro da casa. E neste Natal, Cristo está encontrando lugar em nossos lares ou somente estamos preocupados com festas e presentes? Vemos que em muitos lugares ainda hoje ele não encontra abrigo. Não podemos perder a essência deste dia.

O evangelista nos mostra que o anuncio é feito primeiro àqueles que nada têm a oferecer, os pastores, confusos, recebem do anjo um anuncio do nascimento do Messias, aquele que irá trazer paz, amor e muita esperança ao povo sofrido, Deus se faz pobre e vem aos pobres se manifestar, acredito que neste momento os pastores experimentaram um misto de medo, confusão e alegria, mas acreditaram e foram contemplar o nascimento do Salvador do mundo.

Em um mundo cada vez mais consumista vemos que em muitos lares Jesus não encontra acolhida para nascer, o comercio oferece produtos e serviços para atender os mais variados gostos e desejos, mas jamais poderá oferecer o que de graça Cristo quis nos dar, a paz, o amor e o perdão de nossas culpas, Ele espera que possamos abrir os nossos corações para que possa nascer e reinar em nossa vida.

Olhando para a nossa sociedade vemos que muitos irmãos vivem a margem da sociedade e que nós como igreja precisamos abrir o caminho da salvação aos irmãos que se perdem no mundo da prostituição, das drogas e da violência, Jesus lutou contra um sistema opressor e corrupto que reduzia o povo a uma situação de privações e de miséria, hoje em nosso país vemos que a realidade é muito semelhante, com negociatas e tramoias os que deveriam representar o direito do povo buscam exclusivamente um meio de enriquecer a qualquer custo, o resultado vemos nos postos de saúde e hospitais, nas escolas, nas periferias e nas ruas, pessoas entregue a própria sorte e sem amparo nenhum do poder público, é este o lugar que preparamos para Jesus nascer.

Projeto "Quero Trabalhar" em São Diogo, Serra - ES
(Trabalhadores em Situação de Rua)
Mas vemos que ainda há esperança, mesmo em meio a tanta negligencia do poder público, vemos iniciativas de igrejas, pastorais, associações e grupos de amigos, que visam amenizar o sofrimento de pessoas que a margem da sociedade vivem na oprimido pela violência, pela prostituição e pelas drogas, são projetos que vestem, aquecem e alimentam quem necessita, atitudes que visão promover a inclusão social e devolver a cidadania para aqueles que perderam a identidade de filhos de Deus, estas iniciativas são muito importantes porém precisa ser ampliadas e que o poder púbico tem que assumir a sua parcela de responsabilidade, juntos podemos realizar muito mais.

Olhando para o presépio vemos a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, que momento tão grandioso poder contemplar estas pessoas tão especiais, os pastores puderam ver de perto o amor e a paz que emanava deles e certamente isso transformou a vida daquelas pessoas tão simples, que também nós possamos ter a nossa vida transformada, que olhando para Nossa Senhora possamos aprender com Ela como é importante dizer o “Sim” para o projeto de Deus e o olhar de São José nos revela toda a confiança que devemos ter na providencia de Deus, o Menino Jesus quer nos ensinar que é preciso abrir nossa vida para que a graça de Deus possa habitar nossas famílias e que é possível que elas se espelhem no modelo de virtudes e de santidade da Sagrada Família.

Que neste Natal possamos ir além das fartas ceias e muitos presentes, que possamos ir de encontro ao Amor que rejeitou os grandes centros para nascer na periferia de uma pequena cidade, Jesus nos espera na face do irmão sofrido, desempregado, sem teto, drogado, violentado, prostituído e humilhado, Ele nos estende a mão e espera de nós uma atitude cristã e humana, que façamos deste Natal um ponto de transformação da sociedade em um lugar onde todos os filhos de Deus tenham iguais direitos e deveres, e juntos iniciemos já aqui na terra a construção do Reino que Deus preparou no céu. Que Maria Santíssima e São José nos ajude nesta caminhada.

Salve Maria e Feliz Natal
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário