sábado, 20 de janeiro de 2018

“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” Mc 1, 17b (21/01/2018)

Neste domingo meditamos sobre a dimensão do chamado de Jesus, a quase dois mil anos chamou a Pedro, André, Tiago e João, hoje somos nós os convocados para a missão, mas para se colocar a serviço do Reino de Deus é preciso primeiramente deixar para trás tudo o que nos amarra e aprisiona neste mundo. Quantas coisas em nossa vida nos impede de responder positivamente o chamado de Jesus? Precisamos desapegar e percorrer o caminho da conversão, o peso do pecado sempre nos atrapalhará em nossa jornada, precisamos acreditar que é possível se livrar deste fardo, Deus está sempre pronto a nos perdoar e com o seu perdão estaremos aptos a seguir pelo mundo anunciando o evangelho e pescando novos servos de Nosso Senhor.

Na leitura da profecia de Jonas 3,1-5.10 vemos como Deus realiza uma grande obra de conversão por meio do seu servo.
Leitura da profecia de Jonas: 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive, e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus!

Muitas vezes o mal está tão evidente, mas, insistimos em não perceber e continuamos a praticar as coisas que nos afasta de Deus, os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas e mudaram radicalmente, também nós precisamos acreditar na misericórdia de Deus, ninguém está perdido, todos nós temos a chance de desfrutar de amor sem limites que Deus tem por nós.

Entoando o Salmo 24(25) nos deixamos conduzir pela verdade do Senhor, Ele nos revela os seus caminhos e somos tocados pela sua ilimitável misericórdia e bondade.  
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Em sua carta aos 1 Coríntios 7,29-31 São Paulo alerta o quanto esta vida é passageira.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: 29Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem; e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus!

Vemos que muitos de nós vivem correndo de um lado para o outro, tentando conseguir mais e mais coisas, mas, se esquecem do principal, o cuidado com o lado espiritual e fazer o bem ao próximo, de nada adianta nesta vida acumular bens se não levamos nada para próxima vida, por outro lado o bem que realizamos nesta vida acompanha-nos por toda eternidade, esta vida é muito curta e precisamos aproveitá-la bem, ter bons e verdadeiros amigos, cuidar da família sendo exemplos para os filhos, de fé, de amor, de esperança, de respeito e de honestidade, nossa missão começa em nossa família, com raízes fortes e profundas se espalha para o mundo todo.

No evangelho segundo São Marcos 1,14-20, contemplamos o momento do chamado dos primeiros apóstolos para a missão.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus. – Palavra da salvação. – Glória a Vós, Senhor!

Aquelas pessoas que Jesus chamou para a missão, eram pessoas simples, de pouca ou nenhuma instrução. O que poderia oferecer em favor de uma missão tão grandiosa? Eles tinham tudo o que precisavam ter para seguir Jesus, eles acreditaram na missão que Jesus estava confiando a eles, e deixaram-se seduzir pela palavra de Deus.

Sabemos que Deus não escolhe os capacitados, mas, capacita os escolhidos, é assim que Deus fez com os apóstolos, preparando-lhes para a missão, e é assim que ele faz com cada um de nós, nos dando os mais variados dons que devemos colocar a serviço do Reino de Deus, só que antes precisamos deixar para trás tudo aquilo que nos impede de seguir este caminho, como Pedro, André, Tiago e João, deixaram para trás as redes, os barcos e a família, nós também temos que avaliar o que precisamos deixar para trás, para cada missão exige-se um tipo de renúncia e devemos estar preparado para fazer estas renúncias, e colocar-se a serviço.

A liturgia deste domingo vem nos preparar para o tempo quaresmal, como ninivitas ouvindo as palavras proféticas de Jonas e se arrependeram de todas as iniquidades que praticavam, também nós precisamos reconhecer as nossas faltas e trilhar para um novo caminho em nossas vidas, não há neste mundo ninguém que não possa arrepender e mudar de vida, a misericórdia de Deus abraça a todas as criaturas, mas depende de cada um querer ser alcançado por ela, não podemos virar as costas para a oportunidade de reconciliação que hoje o nosso Pai nos dar, amanhã pode ser tarde demais.

Chamando aqueles humildes homens a beira do lago Jesus nos mostra que é possível transformar o mundo com recursos limitados, pessoas simples do meio do povo, sem influencia religiosa e política para aquela sociedade, sentiram-se profundamente tocados e mesmo sem acreditar em si próprio, acreditaram Naquele que torna tudo possível, deixaram-se transformar por Jesus, realizaram grandes proezas e hoje seus passos são seguidos por incontáveis números de pessoas.

Hoje somos nós os chamados por Jesus para ser pecadores de homens, mesmo que precisamos lançar as nossas redes no mar turbulento das incertezas, mesmo que os outros falem que é em vão que tentamos pescar neste mundo, é preciso acreditar sempre que Deus conduzirá a nossa pescaria e que jamais puxaremos do mar deste mundo as nossas redes vazias, Jesus torna a nossa pesca numerosa e hoje pescamos aqueles amanhã serão os novos pescadores, a missão não acaba em nós, é preciso continuar a pescar neste imenso mar da vida.

Que neste domingo possamos ouvi o chamado de Jesus, deixar o que nos aprisiona, percorrer o caminho da conversão e nos entregar a missão, sabemos o quanto é difícil deixar as paixões deste mundo e que o inimigo as usam para nos seduzir, mas ao encontrar o caminho do Senhor também encontramos a verdadeira satisfação e felicidade, precisamos seguir os passos dos apóstolos e muitos outros servos de Deus que mesmo sofrendo perseguições e martírio, não desanimaram e colocaram em Cristo a razão da sua vida, hoje eles participam da festa no céu. Nosso Senhor Jesus Cristo nos capacita para a missão de pescar neste mar agitado do mundo e Ele nos aguarda no céu para junto com Nossa Senhora podermos celebrar a vitória do Reino de Deus.
Em Jesus e Maria.
Rubens Corrêa


Um comentário: