domingo, 13 de janeiro de 2019

Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos mostra o caminho para a Salvação (13/01/2018)

Neste domingo celebramos a Solenidade do Batismo do Senhor, o batismo é a porta de entrada para vida de cristão, nele recebemos a unção para sermos sacerdote, rei e pastor, Jesus Cristo vindo do Pai não precisava ser batizado, mas, com sua humildade se dirige para João e pede para ser batizado, o exemplo de Nosso Senhor deve guiar nossos passos para assumir a nossa missão de cristãos em um mundo de grandes turbulências.

Na primeira leitura o profeta Isaías 42,1-4.6-7 profetiza a missão de Jesus Cristo, é Ele o eleito de Deus.
Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus!

Isaías nos traz uma mensagem de esperança, ele profetiza sobre a chegada da luz que irá vencer as trevas, Jesus Cristo é o cumprimento da profecia de Isaías, ele é o ungido de Deus, é ele quem veio para brilhar a sua justiça sobre todas as nações, devolvendo a vida e a dignidade para quem se encontrava a margem da sociedade, também nós devemos espalhar esta mensagem de esperança para o mundo inteiro, nós devemos continuar a missão de Nosso Senhor, fazendo com que todos tenham vida plena e abundante.

No Salmo 28(29) entoamos a Deus o nosso canto de louvor por todas as proezas que Ele tem feito em nosso favor.
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome, adorai-o com santo ornamento!
Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.
Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!


Na leitura do livro dos Atos dos Apóstolos 10,34-38 vemos São Pedro anunciar o início e a essência do ministério de Nosso Senhor.
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a boa-nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus!

São Pedro relata que depois ser batizado, Jesus Cristo andou por toda a parte deixando um rastro de amor ao próximo, realizou muitos milagres e ensinou que Deus não faz distinção entre um ou outro, não importa de onde viemos, por Nosso Senhor todos temos acesso a salvação, mas, para isso devemos seguir os passos de dEle, também trilhar o seu caminho de amor, paz e justiça, somos continuadores da construção do Reino de Deus, não podemos nos omitir enquanto tantos necessitam do alimento para o corpo e para a alma.

Em seu evangelho São Lucas 3,15-16.21-22 narra a passagem do batismo do Senhor.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor!

 São João mostra que ele é apenas uma seta apontando para o caminho, e reconhece em Jesus Cristo o verdadeiro caminho a ser seguido, mesmo não se achando digno diante de Nosso Senhor, foi dele a importante missão de preparar o caminho do Senhor, ele batizava com água para o arrependimento dos pecados, mas, falou que quem viria depois dele é que batizaria com fogo e espirito, e Deus confirma em Jesus Cristo todas as palavras de João. 

Que esta solenidade do Batismo do Senhor, nos desperte para a missão, há tanto por se fazer neste mundo, e muitos ainda não vivem os compromissos assumidos no batismo, ao sermos batizados, Jesus Cristo infunde em nós o Espirito Santo que transforma todas as coisas, é preciso que deixemos este espirito florar em nós e colocá-lo a disposição de quem mais precisa, foi para isso que Nosso Senhor nos chamou e foi para isso que Deus nos criou.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário