domingo, 20 de janeiro de 2019

Com Nossa Senhora aprendemos: “Fazei o que ele vos disser” (20/01/2019)


Neste domingo meditamos sobre a passagem das bodas de Caná da Galileia, onde, por intercessão de sua mãe, Jesus Cristo realiza o primeiro milagre público em uma festa de casamento. Que significado tem para nossas vidas esta sua primeira manifestação do poder? Nosso Senhor vem trazer um vinho novo para nossas famílias, é Ele o que de melhor está guardado em nós, que as nossas famílias se abram para receber esta grande benção que vem direto do coração de Deus.

Na primeira leitura o profeta Isaías 62,1-5 anuncia com séculos de antecedência a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Leitura do livro do profeta Isaías: 1Por amor de Sião, não me calarei, por amor de Jerusalém, não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. 2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. 4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. 5Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em Nosso Senhor Jesus Cristo estas promessas se cumpriram, é Ele o designado por Deus para trazer a justiça e a salvação para o povo, Ele é a manifestação da gloria e do poder de Deus, Jesus Cristo é a luz veio iluminar o mundo que estava coberto de trevas, precisamos abrir as nossas vidas para recebermos esta luz que vem de Nosso Senhor, para que juntos possamos participar da alegria de Deus.

No Salmo 95(96) entoamos ao Senhor um canto novo reconhecendo os incontáveis prodígios que Ele realiza em nosso favor.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
Dia após dia, anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios!
Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”, pois os povos ele julga com justiça.

Em sua carta aos 1 Coríntios 12,4-11 o apóstolo São Paulo vem nos dizer que a diversidade de dons que existe no mundo provem do mesmo Espírito, é ele que o concede conforme a necessidade da Igreja.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 4há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 8A um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria. A outro, a palavra da ciência segundo o mesmo Espírito. 9A outro, a fé no mesmo Espírito. A outro, o dom de curas no mesmo Espírito. 10A outro, o poder de fazer milagres. A outro, profecia. A outro, discernimento de espíritos. A outro, falar línguas estranhas. A outro, interpretação de línguas. 11Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em nossas igrejas e na sociedade, percebemos o quanto são diversos os dons, é pelo o mesmo Espírito que os recebemos e devemos colocar a serviço do próximo, sabemos que é Deus que age em nós por meio do Espirito Santo, e para o serviço do Senhor não existe dom melhor que o outro, todos são importantes para a construção do Reino de Deus,

Em seu evangelho São João 2,1-11 nos mostra o primeiro milagre público de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas, cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Naquela época faltar vinho em uma festa de casamento era motivo de muita vergonha para os noivos, Nossa Senhor movida pela compaixão intercede a Jesus Cristo em favor daquele jovem casal, e ouve de Nosso Senhor “minha hora não chegou”, mas, diz aos serviçais “fazei o que ele vos disser”, devido às circunstâncias não era possível esperar mais, Jesus Cristo já estava pronto para iniciar a transformação do mundo, e isso se iniciou no momento da constituição desta nova família.

Nosso Senhor veio trazer o que havia de melhor para esta nova família, ao transformar a água no melhor de todos os vinhos, Ele vem para transformar profundamente a nossas famílias, muitas vezes vivemos nos embriagando de tantas coisas ruins que nos aparece pela frente, Jesus Cristo é este vinho de melhor sabor que foi reservado para final, nEle encontramos o verdadeiro sabor da vida, devemos experimentar este vinho que transforma profundamente as nossas vidas, Nosso Senhor quer trazer o que existe de melhor para nossa vida, por isso não podemos nos deixar entorpecer com tantas porcarias que o mundo oferece, devemos estar devidamente sóbrios para perceber o sabor especial que Ele tem para as nossas vidas.

Ao se manifestar ao mundo pela primeira vez o seu poder, Nosso Senhor Jesus Cristo vem para santificar as nossas famílias, que neste domingo possamos levar as nossas famílias a provar deste vinho novo que é Jesus Cristo, Ele não nos entorpecem, mas, nos traz o verdadeiro sabor da vida, vida que vem do amor incondicional de Deus, e este amor é que devemos manifestar ao mundo, Nossa Senhora nos mostrou o caminho “fazei o que ele vos disser”, e é isso que devemos fazer, tornar nossas famílias anunciadoras de Nosso Senhor Jesus Cristo que vem nos transformar da água para o vinho, vem nos trazer um novo sabor de viver e dEle podemos nos saciar sabendo que não há nada de melhor neste mundo.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário