domingo, 17 de fevereiro de 2019

Bem-Aventuranças, um convite a Santidade. (17/02/2019)


Primeira leitura: Jr. 17, 5-8
Leitura do livro do profeta Jeremias: 5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura Jeremias compara a vida com uma árvore, Deus como a torrente de água que garante a vida plena mesmo em tempos de seca, assim são todos que depositam suas vidas nas promessas do Senhor encontrarão consolo nas dificuldades e prosperará e darão bons frutos.

Segunda leitura: 1 Coríntios 15, 12. 16-20
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 12se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos – de todos os homens – os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo escreve a comunidade de Coríntios, pois haviam aqueles que duvidavam da ressurreição. Paulo os adverte se não houvesse a ressurreição dos mortos estaríamos todos condenados ao pecado, mas graças a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo o céu se abriu novamente para a humanidade. Então irmãos não sejamos vazios e descrentes, pelo contrário devemos nos esforçar na prática das virtudes afim de levar uma vida Santa em Cristo Jesus e assim como coerdeiros do reino assumir nossas obrigações de levar a outros essa fé que nos garante uma vida plena.

Evangelho: Lucas 6, 17. 20-26 
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus! 21Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

No evangelho de Lucas temos a narrativa das bem-aventuranças, logo após de Jesus ter instituído os doze que o acompanhavam como apóstolos, ou seja, aqueles que tinham a missão de tornar viva a sua palavra.

As bem-aventuranças, também conhecida como Evangelho da Boa Notícia, traz a multidão que o ouvia um alento para a alma de um povo sofrido e marginalizado. Esse anúncio renova a esperanças das promessas realizados por Deus e transmitida pelos profetas.

Muitos que ouvem essas palavras podem pensar então só pobres entrarão no reino de Deus? Os ricos, os felizes, os que tem fartura não participam das graças de Deus? Pois bem não é isso que diz o Senhor. Ele fala que os que usam do seu poder contra os menos favorecidos, que tem as custas de suas misérias esses já tiveram sua recompensa baseada nós prazeres deste mundo, pois aqueles que tem o poder de transformação nas mãos e usam em seu próprio benefícios, não assumiram a missão que lhe fora confiada, já aqueles que são marginalizados, esquecidos pelo sistema, que ficam as margens da sociedade e depositam sua esperança no Senhor esses encontrarão consolo nos braços de  Deus.

Hoje nossa sociedade não vive diferente daquele tempo, os que podem transformar o meio se negam a fazê-lo. E tantos foram os Santos que anunciaram a boa notícia e deram suas vidas por ela e mesmo assim muitos viraram as costas para os ensinamentos, transformando nossa sociedade no "Caos" que se encontra. Nesta liturgia da misericórdia somos convocados a assumir nossa missão de batizados que é transmitir o evangelho da Boa Notícia aos nossos irmãos que ainda não compartilha dessa vivência de fé. Devemos pois ter como princípio único de nossas vidas a torrente de água viva que é o próprio Deus, que se fez homem, morreu na cruz, ressuscitou no terceiro dia e se deu a nós na Santa Eucarística,  para nós animar, nos mover e nos lembrar que é para o alto que fomos criados.

Elevemos assim meus irmãos o olhar para o céu  e invoquemos a Santíssima Virgem Maria  primeira morada de Deus, primeiro Sacrário de Jesus Cristo que nos dê seu olhar maternal ao olhar para nossos irmãos e nos motive ao serviço como tão bem o fez na visita a sua prima Santa Isabel, pois só assim poderemos fazer com que as bem-aventuranças se torne palavra  viva na sociedade.
Salve Maria!
Rosiani Corrêa Meirelles


Nenhum comentário:

Postar um comentário